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OFICINA DE ESTRATÉGIA GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL 2016-2019.

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1 OFICINA DE ESTRATÉGIA GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL 2016-2019

2 2 AGENDA 2 13h – Recepção 13h30 – Abertura (Governador) 13h50 – Introdução Conceitual e Apresentação das Dinâmicas 14h30 – Dinâmica 1 16h30 – Coffee Break 17h – Dinâmica 2 18h30 – Encerramento

3 3 Introdução conceitual Dinâmica de Validação de Diretrizes Próximos passos

4 4 Introdução conceitual Dinâmica de Validação de Diretrizes Próximos passos

5 5 2.Como garantir o nível de investimentos necessários para alavancar o crescimento nacional? 1.Como proporcionar uma maior excelência dos serviços oferecidos pelos órgãos públicos? 3. Como permitir que o Estado passe de um papel de provedor, para um papel de coordenador das diversas ações desenvolvidas? Equilíbrio Fiscal DESAFIOS DA GESTÃO PÚBLICA NO BRASIL

6 6 2. O foco na melhoria da gestão dos recursos públicos 1. O papel do Estado 3. O grau de fragmentação das políticas de gestão Pública Fonte: Adaptado de Marini & Martins OS TEMAS A CONSIDERAR QUANDO FALAMOS DA EVOLUÇÃO DOS SISTEMAS PÚBLICOS DE GESTÃO:

7 7 1. O PAPEL DO ESTADO Fonte: Material adaptado de Marini & Martins O ESTADO TOTALITÁRIO FORTALECIMENTO DO GOVERNO SOCIAL DEMOCRÁTICO ESTADO Gestão Pública Terceiro Setor Mercado Terceiro Setor Mercado Estado SOCIEDADE

8 8 O ajuste fiscal como fim em si próprio; O ajuste fiscal como pré-condição: primeiro o ajuste, depois o desenvolvimento; O ajuste como uma agenda negativa: cortes nos investimentos e nos custos. Foco no desenvolvimento; Fortalecimento das instituições: Estado, Terceiro setor; Responsabilidade fiscal e consolidação do ajuste pelo ganho de eficiência. 2. O FOCO NA MELHORIA DA GESTÃO DOS RECURSOS PÚBLICOS Fonte: Adaptado de Marini & Martins EFICIÊNCIA AJUSTE FISCAL EFICÁCIA RESULTADOS SOCIAIS

9 9 FRAGMENTAÇÃO DAS ESTRUTURAS INTEGRAÇÃO DAS POLÍTICAS DE GESTÃO 3. O GRAU DE FRAGMENTAÇÃO DAS POLÍTICAS DE GESTÃO PÚBLICA Fonte: Material adaptado de Marini & Martins ARQUITETURA GOVERNAMENTAL ARQUITETURA EXTRA GOVERNAMENTAL ARQUITETURA GOVERNAMENTAL ARQUITETURA EXTRA GOVERNAMENTAL PROJETOS ESTRATÉGICOS DE GOVERNO REDES DE GOVERNANÇA

10 10 GESTÃO DA ESTRATÉGIA GESTÃO DA OPERAÇÃO Fonte: modelo adaptado de Fairbanks, Michael & Lindsay, Stace, Arando o Mar, Qualitymark, 2000 COMO CONSIDERAR ESTES TEMAS NA PRÁTICA?  GESTÃO DE PROCESSOS  Estratégia VENCEDORA  Implantação FORTE  IMPLANTAÇÃO DE PROJETOS ESTRUTURADORES INTEGRAÇÃO DAS POLÍTICAS DE GESTÃO

11 11 Planejamento Estratégico (longo prazo) Alinhamento Organizacional Planejamento Operacional (curto prazo) Liderança e engajamento Método Conhecimento GESTORES COMO PROMOTORES DA MUDANÇA MELHORES PRÁTICAS COMPROVADAS ADAPTAÇÃO À REALIDADE DA ORGANIZAÇÃO FOCO E CONTINUIDADE Estabelecimento de resultados a serem alcançados no médio e longo prazos ALINHAMENTO E PRIORIZAÇÃO Explicitação com relação à contribuição de cada uma das partes da Organização sob uma óptica transversal e integradora OTIMIZAÇÃO DOS RECURSOS Disciplina e responsabilidade na gestão dos recursos sob uma orientação a resultados AGILIDADE E TRANSPARÊNCIA Rapidez e confiabilidade na obtenção de informações sobre a Organização, permitindo o Aprendizado e Redirecionamentos Acompanhamento e Gestão CICLO DA GESTÃO DA ESTRATÉGIA NO SETOR PÚBLICO

12 12 ELEMENTOS DO BALANCED SCORECARD MAPA ESTRATÉGICOINDICADORES METASINICIATIVAS Medem o grau de alcance dos objetivos propostos e influenciam o comportamento das pessoas na busca dos objetivos. As METAS e as INICIATIVAS fornecem a VELOCIDADE e a PRIORIDADE do processo de implementação em busca da consecução de um objetivo Tradução da Estratégia em objetivos quantificáveis, estabelecendo-se relações de causa-efeito entre os componentes

13 OBJETIVO DE HOJE  Com base no plano de governo, validar e aperfeiçoar - por temática – os direcionadores estratégicos que servirão de insumo para a construção dos objetivos do Mapa Estratégico 2016-2019  Buscar alinhamento sobre os principais resultados a serem gerados para alcançar cada direcionador e sobre as grandes ações a serem executadas para que estes resultados sejam alcançados.

14 14 Introdução conceitual Dinâmica de Validação de Diretrizes Próximos passos

15 DINÂMICA 1 OBJETIVO: VALIDAR E APERFEIÇOAR OS PRINCIPAIS RESULTADOS E AS GRANDES AÇÕES DE CADA DIRECIONADOR

16 MESAS TEMÁTICAS EDUCAÇÃO MOBILIDADE PLANEJAMENTO METROPOLITANO CULTURA, TURISMO, ESPORTE E LAZER SAÚDE SEGURANÇA ASSISTÊNCIA SOCIAL E CIDADANIA DESENVOLVIMENTO COM SUSTENTABILIDADE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO MEIO AMBIENTE INFRAESTRUTURA GESTÃO E GOVERNANÇA

17 Quais são os principais resultados a serem gerados até 2019 para alcançar este direcionador ? Fontes para consulta: Plano de Governo páginas 6 a 7, 12, 14 a 20 Quais são as grandes ações a serem executadas até 2019 para que estes resultados sejam alcançados? TEMA: Gestão e Governança DIRECIONADOR: Ampliar a participação social na formulação e controle de políticas públicas

18 Quais são os principais resultados a serem gerados até 2019 para alcançar este direcionador ? Fortalecer os espaços de participação popular e as instâncias de controle social com o objetivo de implantar a gestão colaborativa e construir um governo ético, democrático e transparente Fontes para consulta: Plano de Governo páginas 6 a 7, 12, 14 a 20 Quais são as grandes ações a serem executadas até 2019 para que estes resultados sejam alcançados? Implantação ou aperfeiçoamento de plataformas colaborativas digitais/online que permitam a participação da Sociedade em cada área de política pública incentivando o controle social. Aplicação de software de monitoramento e interação usando as redes sociais para chegar ao cidadão. Formação e preparo dos participantes das plataformas. Implantação e fortalecimento de conselho, câmaras ou outras formas de organização da sociedade com vistas a ter políticas públicas em sintonia com os anseios da sociedade, incluindo o aprofundamento do orçamento participativo. Parte do OP impositivo. Criação de incentivos de participação social Redefinir as bases de relação com a Câmara Legislativa. Criação/aprimoramento do Conselho de Transparência e Contas Públicas com agentes interessados e independente Elaboração de critérios de representatividade e independência e prerrogativas dos conselhos. Criar um modelo de atuação para os conselhos; Criação de estruturas temporárias (“Caravanas e-Gov”) para capacitação e divulgação dos serviços de governo eletrônico Disponibilização de acesso a serviços de Governo Eletrônico para todos os cidadãos do DF (Saúde, Educação, outros). TEMA: Gestão e Governança DIRECIONADOR: Ampliar a participação social na formulação e controle de políticas públicas

19 DINÂMICA 1: INSTRUÇÕES Após a leitura das fichas de cada um dos Direcionadores disponibilizadas em sua mesa: 1. Validem e aperfeiçoem os principais resultados: - Riscando o que é menos urgente até 2019; - Circulando os 3 grandes resultados que serão marcas do Governo até 2019; - Acrescentando algum resultado principal, se estiver faltando; 2. Validem e aperfeiçoem as grandes ações: - Riscando o que é menos urgente até 2019; - Acrescentando alguma grande ação, se estiver faltando; DURAÇÃO: 2 HORAS

20 DINÂMICA 2 OBJETIVO: COMPARTILHAR E APERFEIÇOAR A ANÁLISE INICIAL A PARTIR DA VISÃO DE OUTROS ÓRGÃOS ENVOLVIDOS

21 DINÂMICA 2: INSTRUÇÕES  Identifique, na lista da sua mesa, para onde você deverá se deslocar na dinâmica 2; OBS.: alguns permanecerão em suas mesas de origem com o objetivo de preservar a análise realizada durante a dinâmica 1.  Após a nova composição das mesas, o moderador deverá apresentar as fichas e as análises realizadas pelos participantes anteriores;  Em seguida, o novo time sentado à mesa poderá aperfeiçoar a análise feita durante a dinâmica 1. DURAÇÃO: 1H30

22 22 Introdução conceitual Dinâmica de Validação de Diretrizes Próximos passos

23 PRÓXIMOS PASSOS  Consolidação dos resultados de hoje para construir a primeira versão do Mapa Estratégico 2016-2019;  Realização de oficina para validação do mapa estratégico construído.

24 OBRIGADO! Secretaria de Estado de Planejamento, Orçamento e Gestão Subsecretaria de Gestão da Estratégia Subsecretaria de Gestão de Programas e Projetos Estratégicos


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