A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Origem da Vida 2.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Origem da Vida 2."— Transcrição da apresentação:

1 Origem da Vida 2

2 BING BANG – A grande explosão.
Formação do Universo BING BANG – A grande explosão. Argumenta sobre a expansão de um átomo primordial (todas as galáxias reunidas) e ocorreu a cerca 13,5 bilhões de anos atrás. Acredita-se que a temperatura era tão alta que impossibiltava a existência de elementos químicos. Albert Einstein( ) Edwin Hubble ( ) Lemaitre ( ) Gamow. ( )

3 A formação da Terra Há evidências científicas de que nosso planeta surgiu há cerca de 4,6 bilhões de anos atrás, a partir da aglomeração de poeira, rochas e gases.

4 Por que a Terra em formação não poderia abrigar seres vivos?
Durante sua formação gerou tanto calor que os materiais rochosos mais internos se fundiram e escaparam para a superfície em erupções vulcânicas violentíssimas.

5 Evolução química Aceita que a vida pode ter surgido espontaneamente sobre o planeta Terra, através da evolução química de substâncias não vivas. Essa terceira posição foi defendida pela primeira vez pelo biólogo Thomas Huxley ( ) e retonada pelo cientista russo Oparin ( ) e pelo biólogo Burdon Haldane ( ). Oparin Haldane

6 As idéias de Oparin A idade aproximada da Terra é de 4,5 bilhões de anos, tendo a crosta se solidificado há uns 2,5 bilhões de anos. 2) A composição da atmosfera primitiva foi provavelmente diferente da atual; não havia nela O2 ou N2; existia amônia (NH3), metano (CH4), vapor de água (H2O) e hidrogênio (H2). 3) O vapor de água se condensou à medida que a temperatura da crosta diminuiu. Caíram chuvas sobre as rochas quentes, o que provou nova evaporação, nova condensação e assim por diante. Portanto, um ativo ciclo de chuvas.

7 4) Radiações ultravioleta e descargas elétricas das tempestades agiram sobre as moléculas da atmosfera primitiva: algumas ligações químicas foram desfeitas, outras surgiram; apareceram assim novos compostos na atmosfera, alguns dos quais orgânicos, como os aminoácidos, por exemplo. 5) Aminoácidos e outros compostos foram arrastados pela água até a crosta ainda quente. Compostos orgânicos combinaram-se entre si, formando moléculas maiores, como os “proteinóides”.

8 6) A temperatura das rochas tornou-se inferior a 100oC, os mares estavam se formando. As moléculas orgânicas foram arrastadas para os mares. Na água, as probabilidades de encontro e choques entre moléculas aumentaram muito; formaram-se agregados moleculares maiores, os coacervados. 7) Os coacervados ainda não são seres vivos; no entanto eles continuam se chocando e reagindo. O coacervado pôde casualmente atingir a complexidade necessária (lembre-se de que a diferença entre vida e não vida é mera questão de organização). Daí em diante, se tal coacervado teve a propriedade de duplicar-se, pode-se admitir que surgiu a vida, mesmo que sob uma forma extremamente primitiva. Gotículas de coacervado obtidas artificialmente

9 A comprovação experimental
Miller (1930 -) Fox ( )

10 Coacervados de Oparin Microsfera de Fox

11 Como apareceu o gene? ( O mundo do RNA )
Acredita-se hoje que a primeira molécula informacional tenha sido o RNA, e não o DNA. A descoberta de que certos “pedaços” de RNA têm uma atividade catalítica. A esses pedaços de RNA com atividade “enzimática”, os biólogos chamam de ribozimas. O DNA deve ter sido um estágio mais avançado na confecção de um material genético estável; evidentemente, os primeiros DNA teriam sido feitos a partir de um molde de RNA original. Isso lembra bastante, você vai concordar, o modo de atuação do retrovírus, como o da AIDS! De qualquer forma, esses “genes nus”, isto é, envolvidos por nada, mas livres na argila ou na água, podem ter num período posterior “fixado residência” numa estrutura maior, como um coacervado ou uma microesfera...

12 Evolução dos processos energéticos
Hipótese Heterotrófica: Prevê que os primeiros organismos se nutriam de material orgânico já pronto, que retiravam de seu meio. Fermentação (alcoólica): glicose  álcool etílico + CO2 + energia Argumento a favor: Primeiros seres vivos por serem muito simples, não teriam desenvolvido capacidade de produzir substâncias alimentares, utilizando as substâncias orgânicas disponíveis no meio. Pode-se caracterizar os primeiros seres vivos como: Simples, unicelulares, abiogenético, heterótrofos e fermentadores anaeróbicos.

13 Hipótese autotrófica Propõe que o primeiro ser vivo foi quimiolitoautotrófico, ou seja capaz de sintetizar seu próprio alimento orgânico a partir da energia liberada por reações químicas entre os componentes inorgânicos da crosta terrestre. Argumento a favor: na Terra primitiva não havia quantidade suficiente de moléculas orgânicas para sustentar a multiplicação dos primeiros seres vivos até o aparecimento da fotossíntese; a descoberta das arqueobactérias, que vivem em ambientes inóspitos como fontes de água quente e vulcões submarinos, obtendo energia a partir de reações químicas entre componentes inorgânicos da crosta.


Carregar ppt "Origem da Vida 2."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google