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PublicouMartín Garrido Rocha Alterado mais de 8 anos atrás
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Prof. Angela Versiani GESTÃO EDUCACIONAL: OS DESAFIOS DO ENSINO SUPERIOR
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Reestruturação produtiva do capitalismo global Mudanças qualidade educativa O contexto da disciplina Impactos no papel da escola Impactos na organização e gestão da escola Impactos no conceito de educação Impactos no papel do professor Anos 90 Novos conceitos autonomia, gestão descentralizada e avaliação
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Dimensões do sistema de ensino : Macro, meso e micro Nível macro – Políticas nacionais de educação – intencionalidade, valores e práticas – configuram práticas formativas – definição do sujeito a ser educado O que é a escola? A definição de escola Espaço de convergência do sistema de ensino e as práticas pedagógicas da sala de aula
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Dimensões de análise do ensino Nível macro – reformas educativas coincidem com a recomposição do sistema capitalista mundial Traços da recomposição mudanças nos processos de produção, superioridade do funcionamento de mercado, redução do papel do estado. prioridade da educação situa-se no quadro das políticas de estabilização defendidas pela OCDE e pelo Banco Mundial reforma do sistema educativo torna-se prioridade. Estratégias de reforma: currículo nacional, profissionalização dos professores, gestão educacional, e avaliação institucional.
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História dos estudos relacionados ao ensino Abordagem legalista e formal – enfatiza-se os textos legais e documentos, analisados sistemicamente Abordagem político-ideológica – ênfase nos textos críticos, em detrimento dos textos legais e ou documentos. Abordagem histórico-crítica – textos legais e documentos como referencial para análise reflexiva. ‘ não basta ater-se à letra da lei; é preciso examinar o seu contexto. Não é suficiente analisar o texto, é preciso examinar o seu contexto. Não basta ler as linhas, é necessário ler as entrelinhas” (Saviani,1987 )
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Orientação epistemológica Importância das políticas educacionais e das normas legais para o ordenamento político, jurídico, institucional e organizacional do Sistema de ensino, submetidos a uma avaliação crítica do ponto de vista dos vários agentes envolvidos.
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A DISCIPLINA Quais as expectativas com a disciplina? Como realizá-las? Conhecimentos sobre gestão ou didática?
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Gestão Educacional: os desafios do ensino superior Objetivos Objetivo geral: oferecer um panorama geral sobre as discussões teórico-práticas dos processos de gestão nas instituições de ensino superior, relacionando-as com as questões sociais e organizacionais no contexto das transformações ocorridas nas sociedades capitalistas a partir da década de 90.. Objetivos específicos: 1. adquiram conhecimentos teóricos sobre as mudanças que ocorreram no mundo do trabalho em função do desenvolvimento histórico social e econômico e suas implicações na gestão educacional, 2. adquiram conhecimentos teóricos e práticos sobre os processos e práticas que caracterizam as instituições de ensino superior como configurações estruturais típicas 3. sejam capazes de desenvolver uma visão crítica sobre as transformações nas relações de trabalho contemporâneas e seus impactos sobre a prática educacional e sobre o perfil do gestor educacional
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Para onde vai o mundo do trabalho? Qual o impacto sobre a escola e sua gestão? Qual o impacto sobre o perfil do professor e suas competências? PERGUNTAS NORTEADORAS DO CURSO
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Consequências da ciência sobre a condição humana O significado dessa ciência sobre a experiência humana Raciocínio Artifício humano Separa a existência do ambiente natural Cria a vida pela artificialidade automação Livra o homem da sujeição à necessidade A era moderna Glorifica o trabalho e sociedade operária
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Refletir sobre o trabalho Labor ação Trabalho Vida activa A condição humana -
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A condição humana Labor – corresponde ao processo biológico. Sujeição às necessidades vitais- condição humana – a própria vida Trabalho – artificialismo da existência – a mortalidade não é compensada pelo ciclo vital da espécie – o mundo o trabalho transcende as vidas individuais – condição humana – a mundanidade A ação – atividade entre os homens sem a mediação das coisas ou da matéria – condição humana- a pluralidade
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Vida activa Três modos de vida decorrentes das escolhas, independentes da necessidade – Labor modo de vida do escravo e artesão Modos de vida se ocupam do belo: 1- A vida voltada para os prazeres do corpo 2- A vida dedicada aos assuntos da Polis 3- A vida dedicada à investigação e contemplação
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Trabalho X liberdade “ O homem livre recusava-se a submeter-se à necessidade, dominava seu corpo para não transformar-se em escravo de suas necessidade materiais e, caso trabalhasse, era somente com intenção de não depender daquilo que não domina, isto é, para assegurar ou ampliar sua independência” (GORZ,2003) a liberdade está para além do reino da necessidade idéia dos clássicos até hoje – agir por soberana determinação Marx situa o reino da liberdade além da racionalidade econômica “ o reino da liberdade só começa quando cessa o trabalho por finalidades externas a ele” Para Marx o trabalho não pertence ao reino da liberdade
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A TRANSFORMAÇÃO DA VIDA ACTIVA Com o desaparecimento da cidade-estado a vida activa perdeu o significado político e passou a significar o engajamento nas coisas deste mundo. A ação passou a ser vista como uma das necessidades da vida. Os homens de ação passaram a ser os homens do trabalho.
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A idéia moderna de trabalho A racionalização econômica do trabalho Mudança do significado da atividade produtiva (meio para ganhar salário) Trabalho deixava de fazer parte da vida para ser um meio Tempo de trabalho e de viver foram desconectados Trabalho, ferramentas e seus produtos adquiriram realidade separado do trabalhador “O trabalho concreto deu origem ao trabalho abstrato, ao engendrar no lugar do Operário-produtor, o trabalhador-consumidor: o indivíduo social que não produz nada do que consome e não consome nada do que produz.”(GORZ,1983) Distinção do trabalho como categoria quantificável da pessoa do trabalhador
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Prof. Angela Versiani FIM
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