A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MERCADO VERDE ONGS no mundo – 50 milhões de associados. Rotulagem industrial crescente – mecanismos de Avaliação do ciclo de Vida (ACV). Credibilidade.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MERCADO VERDE ONGS no mundo – 50 milhões de associados. Rotulagem industrial crescente – mecanismos de Avaliação do ciclo de Vida (ACV). Credibilidade."— Transcrição da apresentação:

1

2

3 MERCADO VERDE 15000 ONGS no mundo – 50 milhões de associados. Rotulagem industrial crescente – mecanismos de Avaliação do ciclo de Vida (ACV). Credibilidade das declarações ambientais: 7% - indústrias; 66% - ONGs.

4 RÓTULO E DECLARAÇÕES AMBIENTAIS
Marketing: ético, informativo e relacionado a causa. Matéria Prima: natural, aproveitamento de resíduos. Produção: não poluente, isento de pesticida, tecnologia limpa. Embalagem: reciclável e reutilizável. Distribuição: uso eficiente de energia e uso eficiente de recursos.

5

6 ROTULAGEM AMBIENTAL Pontos Básicos:
Difere da certificação convencional de produtos que adotam normas (requisitos mínimos de qualidade) X (critérios de excelência). É um mecanismos de informação ao consumidor. É um instrumento de MKT para as empresas.

7

8 Normas ISO 14000 para Rotulagem Ambiental
ISO 14020:1998 – Rótulos e Declarações Ambientais – Princípios básicos. ISO 14021:1999 – Rótulos e declarações ambientais – Auto declarações ambientais – Diretrizes e definição de termos. ISO 14024:1999 – Rótulos e Declarações ambientais – Rotulagem ambiental tipo I – Princípios e Procedimentos. Relatório Técnico TR/ISO Rotulagem Ambiental Tipo III

9 Início da certificação ambiental
26/04/2017 Início da certificação ambiental Desde 1977 começa a preocupação com a certificação ambiental. Apartir dessa iniciativa alemã, com o rótulo ecológico : Anjo Azul, deu-se a contrapartida para informar o consumidor sobre os produtos de vista ambiental. Anjo Azul – Blauer Engel

10 Certificação ambiental pelo mundo
26/04/2017 Certificação ambiental pelo mundo Certificado Ambiental da Comunidade Européia Ponto Verde – potencial de reciclagem Certificação de produtos 100% orgânicos

11 Certificação ambiental pelo mundo
Certificado Ambiental dos Países Nórdicos Selo Verde de Taiwan Selo Verde do Canadá Selo Verde Norte Americano Selo Verde da Nova Zelândia Selo Verde de Singapura

12 Série ISO 14040 - Gestão Ambiental
ISO 14040: Princípios e Estrutura: Esta norma especifica a estrutura geral, princípios e requisitos para conduzir e relatar estudos de avaliação do ciclo de vida, não incluindo as técnicas de ACV em detalhes.

13 ISO 14041: Definições de escopo e análise do inventário
Esta norma orienta como o escopo deve ser suficientemente bem definido para assegurar que a extensão, a profundidade e o grau de detalhe do estudo sejam compatíveis e suficientes para atender ao objetivo estabelecido.

14 ISO 14041: Definições de escopo e análise do inventário
Da mesma forma, esta norma orienta como realizar a análise de inventário, que envolve a coleta de dados e procedimentos de cálculo para quantificar as entradas e saídas pertinentes de um sistema de produto.

15 ISO 14042: Avaliação do impacto do ciclo de vida
Esta norma especifica os elementos essenciais para a estruturação dos dados, sua caracterização, a avaliação quantitativa e qualitativa dos impactos potenciais identificados na etapa da análise do inventário.

16 ISO 14043: Interpretação do ciclo de vida
Esta norma define um procedimento sistemático para identificar, qualificar, conferir e avaliar as informações dos resultados do inventário do ciclo de vida, facilitando a interpretação do ciclo de vida para criar uma base onde as conclusões e recomendações serão materializadas no Relatório Final.

17 Providências tomadas no Brasil?
26/04/2017 Providências tomadas no Brasil? Foi criada no INMETRO (instituto nacional de metrologia, normalização e qualidade industrial) a comissão técnica de certificação ambiental com a missão de recomendar ao comitê brasileiro de certificação os procedimentos, critérios e regulamentos a serem utilizados para o credenciamento de organismos de certificação de sistemas, de produtos e de auditores ambientais.

18 Acionistas e Proprietários
Ambiente Empresarial 26/04/2017 Meio Ambiente Natural Sociedade Economia Acionistas e Proprietários Vizinhança Concorrentes Empresa Fornecedores Consumidores Bancos e Seguradoras Política e Legislação Ciência e Tecnologia


Carregar ppt "MERCADO VERDE ONGS no mundo – 50 milhões de associados. Rotulagem industrial crescente – mecanismos de Avaliação do ciclo de Vida (ACV). Credibilidade."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google