A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Autoria OBJETIVOS Registrar e preservar a memória institucional das Unidades, reunindo diferentes tipos de documentos em local apropriado e ao mesmo tempo,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Autoria OBJETIVOS Registrar e preservar a memória institucional das Unidades, reunindo diferentes tipos de documentos em local apropriado e ao mesmo tempo,"— Transcrição da apresentação:

1

2 Autoria OBJETIVOS Registrar e preservar a memória institucional das Unidades, reunindo diferentes tipos de documentos em local apropriado e ao mesmo tempo, tornando-a acessível a toda comunidade e atendendo à lei de transparência da informação. Ampliar a visibilidade e o acesso às atividades de ensino, pesquisa e extensão por elas desenvolvidas. A Repositórios Institucionais da FD/RP,EESC,ICMC,IFSC,IQSC/USP

3 DESENVOLVIMENTO CONJUNTO Em 2013, a Diretoria do IFSC aprova projeto apresentado pela Biblioteca para criação de seu Repositório Institucional. Estabelecimento de parceria com o Centro de Tecnologia da Informação de São Carlos, da Superintendência de Tecnologia da Informação (CeTI-SC/STI) devido a experiências anteriores com repositórios da EESC e IAU. Definição em conjunto de desenvolvimento de nova estrutura de repositório para atendimento às necessidades do IFSC. Criação de grupo de trabalho com representantes de todas as áreas do IFSC (ATAC, ATAD, DFCI, DFCM, Diretoria, SCINFOR, LEF e Assessoria de Comunicação), sob coordenação da Biblioteca, com o objetivo de definir políticas, coleções, estruturas, metadados, fluxo de submissões, e alimentação de dados, e responsabilidades.

4 DESENVOLVIMENTO CONJUNTO FDRP e ICMC demonstram interesse no projeto e o IQSC é convidado a participar. Cria-se grupo de trabalho com representantes das bibliotecas das 04 Unidades e equipe do CeTI-SC/STI, sob coordenação da equipe do IFSC: o Bibliotecas ficam responsáveis pela definição da estrutura das coleções e de metadados e documentação de apoio.  Foram definidas 13 coleções que são utilizadas pelas Unidades conforme sua necessidade. o CeTI-SC/STI fica responsável pelo desenvolvimento, implementação e configuração do software dos repositórios.

5 FERRAMENTAS Opção pelo uso do software DSPACE (Hewlett Packard and MIT); Metadados padrão Dublin Core, garantindo assim a interoperabilidade dos mesmos com outros Repositórios nacionais e internacionais. o Uso de metadados já customizados pela BDPI/USP. o Definição de novos metadados para atender a necessidade de descrição das coleções seguindo padrão de customização da BDPI/USP.  Nem todos os metadados definidos para o repositório são usados por todas as Unidades. Intercâmbio de dados através do protocolo OAI-PMH, permitindo que os metadados possam ser compartilhados entre repositórios (harvesting): o A produção científica é obtida da BDPI/USP. o Teses e dissertações são obtidas da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP.

6 COLEÇÕES Antonio Junqueira de Azevedo (FD/RP) Clipping (ICMC, IFSC, IQSC) Eventos (FD/RP, ICMC, IFSC,IQSC) Material de divulgação (ICMC) Memória audiovisual (ICMC,IFSC,IQSC) Memória Documental (FD/RP, ICMC, IFSC,IQSC) Objetos educacionais (FD/RP, IFSC, IQSC)

7 COLEÇÕES Prêmios (FD/RP, ICMC, IFSC, IQSC) Projetos (FD/RP, IFSC, IQSC) Produção Científica (BDPI/USP) (FD/RP, ICMC, IFSC, IQSC) (alimentação por harvesting) Relatórios (FD/RP, IFSC,IQSC) Teses e dissertações (BDTD/USP) (FD/RP, ICMC, IFSC, IQSC) (alimentação por harvesting)

8 IMPLEMENTAÇÃO DOS REPOSITÓRIOS Seções Técnicas de Informática das Unidades ficam responsáveis pela disponibilização e manutenção do servidor hospedeiro do repositório. CeTI-SC/STI fica responsável pela implementação do software e de coleções do repositório.

9 NOVA UNIDADE NO GRUPO Recentemente, a EESC decidiu reestruturar o seu repositório institucional, e, a convite, optou em fazer parte do grupo de trabalho, contribuindo, imediatamente, com pacote de estatísticas e de indicadores obtido junto à Universidade de Minho, de Portugal, e com sugestão para uma nova coleção de Patentes, já em desenvolvimento pelo grupo. O conjunto de coleções que comporão o novo Repositório da EESC ainda está em processo de definição.

10 ACOMPANHAMENTO E APRIMORAMENTO Parceria contínua das Unidades envolvidas e do CeTI-SC/STI. o Definição de página com busca unificada para os quatro repositórios; o Registro nos diretórios OpenDOAR e ROAR entre outros.

11 REPOSITÓRIO DO IAU Desenvolvido pela equipe do IAU em parceria com o CeTI-SC/STI para coleções audiovisuais.

12 FEEDBACKS Oi Lena, Muito obrigado pelo envio dos metadados. A Mesailde está incorporando em seu protótipo de repositório. E ontem ela os apresentou numa reunião do grupo envolvido no desenvolvimento do repositório da UFSCar, obviamente agradecendo a colaboração de vocês do IFSC. Além dos metadados em si, o cuidado que vocês tiveram em sua definição chamou a atenção de todos para a seriedade, o detalhamento, o controle que tem que ser considerados no nosso repositório. Foi muito legal. Leandro – NIT/UFSCar

13 ENDEREÇOS http://repositorio.ifsc.usp.br/ http://repositorio.icmc.usp.br/ http://repositorio.iqsc.usp.br/ FD/RP em processo de implementação EESC em processo de reestruturação

14 CONTATO repositorios-l@listas.sc.usp.br


Carregar ppt "Autoria OBJETIVOS Registrar e preservar a memória institucional das Unidades, reunindo diferentes tipos de documentos em local apropriado e ao mesmo tempo,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google