A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

APRESENTAÇÃO Orientador:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "APRESENTAÇÃO Orientador:"— Transcrição da apresentação:

1 APRESENTAÇÃO Orientador:
Referências Bibliográficas: FERREIRA, Liliane. Conectivismo. Disponível em: Acesso em: 29 Set Psicologia Cognitiva Paradigma anterior. Disponível em: Acesso em 29 Set Significado de Behaviorismo – o que é, Conceito e Definição. Disponível em: Acesso em: 28 Set Orientador: Prof. Msc. Adm. Eco. Luiz Cláudio Brites Lobato Disciplina: Teorias e Conceitos da Aprendizagem em Rede Jorge Alexandrino Borges Mat:

2 TEORIAS E CONCEITOS DA APRENDIZAGEM EM REDE
EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA Ensino que usa diversas práticas, para que se possa tornar possível uma aprendizagem, através da vantagem da distância tempo/espaço entre aluno e professor. Jorge Alexandrino Borges Mat:

3 TEORIAS E CONCEITOS DA APRENDIZAGEM EM REDE 1ª GERAÇÃO
Cognitiva-Behaviorista: Foca-se no indivíduo e na necessidade de estudar comportamentos que podem ser observados através das relações dos indivíduos a novos estímulos. Basea-se na compreensão crescente das funções do cérebro e na forma como os computadores eram usados para testar a aprendizagem e o pensamento. Jorge Alexandrino Borges Mat:

4 TEORIAS E CONCEITOS DA APRENDIZAGEM EM REDE
CONECTIVISMO – 2ª Geração Importância da interação social para o aprendizado. No ambiente colaborativo cria-se uma cultura de aprendizado, de conhecimento e significados compartilhados. Interação aluno-objeto, aluno-professor e aluno-aluno. MOOCs – 3ª Geração (Massive Open Online Course) Cursos on-line abertas maciços, oferece uma plataforma poderosa para a formação empresarial, educação e desenvolvimento - em grandes economias de custos e com maior eficiência. Jorge Alexandrino Borges Mat:

5 GERENCIAMENTO DE PROJETOS
A primeira dimensão diz respeito à estrutura do sistema:      Simples: Fácil de se entender   Complicado: Muito difícil de se entender A segunda dimensão diz respeito ao comportamento do sistema:     Ordenado: Totalmente previsível    Complexo: Parcialmente previsível, mas com muitas “surpresas”     Caótico: Imprevisível O projeto muda seu comportamento durante a execução e em momentos diferentes poderá exigir abordagens diferentes do gestor. Antes de entender como agir nestes diferentes momentos, vamos entender as diferenças entre os possíveis cenários utilizando duas dimensões distintas. Jorge Alexandrino Borges Mat:

6 GERENCIAMENTO DE PROJETOS
Abordagem do Cynefin Framework, de Dave Snowden Simples, Complicado, Complexo ou Caótico Jorge Alexandrino Borges Mat:

7 Jorge Alexandrino Borges
Um exemplo bem interessante sobre a mudança do ambiente de simples para caótico é ilustrado no filme, Um Dia de Fúria (Falling Down, 1993) Onde o ator principal se irrita com uma regra (normal em sistemas simples) e provoca algo catastrófico. Referência Bibliográfica: RIBREIRO, Rafael Dias. QUAL A MELHOR FORMA DE GERENCIAR PROJETOS ? Disponível em : Acesso em: 01 Out Jorge Alexandrino Borges Mat:

8 TEORIA DA COMPLEXIDADE
Conceitos: A complexidade não é um conceito teórico e sim um fato. Corresponde à multiplicidade, ao entrelaçamento e à contínua interação da infinidade de sistemas e fenômenos que compõem o mundo natural e as sociedades humanas.” (Humberto Mariotti)  Princípios comuns: Auto-organização e emergência Conectividade Co-evolução Espaço de possibilidades Caos Estruturas dissipativas Jorge Alexandrino Borges Mat:

9 TEORIA DA COMPLEXIDADE
AUTO-ORGANIZAÇÃO: Tipo de interação cujos elementos encontram espontaneamente a forma mais adequada de estabelecer a relação. EMERGÊNCIA: Surgimento de novas propriedades, qualidades, padrões ou estruturas, oriundos da auto-organização de um sistema. CONECTIVIDADE: Capacidade dos elementos do sistema em estabelecer relações entre si e com o ambiente. CO-EVOLUÇÃO: Dependência parcial entre sistema e meio, no seu processo evolutivo. Jorge Alexandrino Borges Mat:

10 TEORIA DA COMPLEXIDADE
ESPAÇO DE POSSIBILIDADES: Os sistemas, em geral, devem explorar seus espaços de possibilidades, refutando uma estratégia única de evolução CAOS: Coexistência entre ordem e desordem em um dado sistema. Relação com a não linearidade, com a imprevisibilidade e com a dependência das condições iniciais do sistema. ESTRUTURAS DISSIPATIVAS: O não equilíbrio como fonte de organização. Processos irreversíveis podem levar a um novo tipo de estados dinâmicos. Influência da história passada de um sistema sobre o seu desenvolvimento, que pode ocorrer a partir de diversos padrões. Jorge Alexandrino Borges Mat:

11 PENSAMENTO ECO-SISTÊMICO
“As ciências clássicas já não dão conta de explicar a complexidade do mundo atual” “A complexidade é efetivamente o tecido de acontecimentos, ações, interações, retroações, determinações, acasos, que constituem o nosso mundo fenomenal” Edgar Morin. Referência Bibliográfica: PRESCE, Lucila, TEORIA DA COMPLEXIDADE, disponível em: Acesso em: 02 Out Jorge Alexandrino Borges Mat:

12 AS CARACTERÍSTICAS DA SOCIEDADE ATUAL
1ª. Exclusão social com falta de empregos aos jovens e o despreparo dos candidatos que procuram ingressar no mercado de trabalho; 2ª. Abandono dos menores nas ruas por incapacidade das famílias e a decadência da qualidade do ensino público para capacitação das crianças e adolescentes;  3ª. Ação dos traficantes de drogas na sociedade e o aumento da violência e da criminalidade entre jovens; 4ª. Aumento do índice de gravidez entre as meninas em faixas etárias sem desenvolvimento físico, mental e psicológico, e sem suporte familiar;  Jorge Alexandrino Borges Mat:

13 A SOCIEDADE E A EVOLUÇÃO DO CONHECIMENTO
A chegada do computador e de outras tecnologias, como a Internet, nos trouxe novos padrões de complexidade, competitividade e mudanças constantes em todos os empreendimentos, e a única maneira de acompanhar essa complexidade e as suas mudanças é através da aprendizagem constante. Jorge Alexandrino Borges Mat:

14 A SOCIEDADE E A EVOLUÇÃO DO CONHECIMENTO
O computador aliado às tecnologias de telecomunicações substitui e amplia o trabalho mental do homem. A partir dessa informação, devemos refletir o quanto ela é importante para nossas vidas e estaremos desenvolvendo novas ideias que poderão se transformar em informações. Jorge Alexandrino Borges Mat:

15 Jorge Alexandrino Borges
GESTÃO DE TI   O mundo mudou a forma como produzir informação e construir conhecimento. Mudaram as velocidades, o acesso, a Internet permitiu as trocas, o intercâmbio, não existe mais o monopólio da informação, não precisamos mais guardar conteúdos, eles estão todos armazenados em banco de dados, nas nuvens. Jorge Alexandrino Borges Mat:


Carregar ppt "APRESENTAÇÃO Orientador:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google