A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Percepção Humana Eva Bessa.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Percepção Humana Eva Bessa."— Transcrição da apresentação:

1 Percepção Humana Eva Bessa

2

3 A percepção consiste em:
Aquisição, interpretação, seleção e organização das informações obtidas pelos órgãos de sentidos, envolvendo o histórico de vivências passadas.

4 Percepção As percepções do ser humano envolvem: como ele vê, ouve, cheira e sente o ambiente. Pessoas diferentes percebem uma mesma de formas diferentes.

5 Cada pessoa tende a viver em seu próprio mundo que é formado por suas experiências interiores: o que percebe, sente, imagina. A maneira como a pessoa comporta está subordinada a esse mundo particular.

6 Nenhum de nós enxerga a realidade.
Nós interpretamos o que vemos e chamamos isso de realidade.

7 Fatores que influenciam a percepção:
Atenção (observação seletiva. Não conseguimos estar atento a tudo) Fatores externos (do ambiente: intensidade, movimento) Fatores internos (próprios do indivíduo: motivação, experiência).

8 As características dos estímulos que “prendem” a atenção são:
Intensidade (sirene do carro dos bombeiros) Repetição (anúncios em tv) Isolamento (uma palavra única em uma página em branco) Movimento (faróis pisca-pisca) Novidade (desenhos muito coloridos e diferentes) Incongruência (situações bizarras, traje social na praia)

9 Será que é perfeita a percepção que temos do nosso ambiente, das situações, das pessoas?

10

11 Não somos capazes de ouvir sons de alta freqüência.
Não conseguimos ver o ultravioleta,não percebemos campos elétricos ou magnéticos Não conseguimos sentir o cheiro deixado pelo corpo de outra pessoa. Nem por isso esses aspectos são ausentes do nosso ambiente.

12 Percebemos objetos a partir de:

13 Forma Coelho ou pato?

14 Qual o formato das colunas?
Espaço Qual o formato das colunas?

15 Figura/fundo

16 Tamanho

17 Tamanho Qual é o maior?

18 Detalhes

19 Fechamento

20 Imagens ambíguas envolvem:
Envolvem interpretação. Há objetos ou imagens que podem gerar múltiplas percepções, outros não geram nenhuma.

21 Fatores que influenciam a percepção:
Como explicar que as pessoas olham a mesma coisa e a vêem de maneiras distintas? Vários fatores operam para moldar e até distorcer a percepção. Eles podem residir: No observador (motivação, interesse, expectativa). No objeto ou alvo da percepção. No contexto da situação na qual se dá a percepção.

22 A organização da percepção depende da predisposição do percebedor
e também de: Experiências anteriores Necessidades Emoções Atitudes e valores Qualidade dos estímulos

23 Percepção e interesse:
Temos tendência a ver o que nos interessa, o que tem significado para nós ou o que necessitamos ver para prosseguirmos com os nossos objetivos (nossa percepção é seletiva).

24 Nossa percepção sobre o ser humano é diferente daquela que temos dos objetos inanimados porque fazemos inferências sobre o comportamento das pessoas.

25 Não vemos as pessoas de acordo como elas são, mas de acordo com o que elas significam para nós.

26 Percepção das pessoas:
Cada um de nós desenvolveu o seu próprio conjunto de conceitos que utiliza para interpretar o comportamento dos outros. As pessoas tem crenças, motivações, desinteresse.

27 Quando observamos pessoas, tentamos explicar o porquê dos comportamentos que elas manifestam.
Assim, a percepção e o julgamento das ações de uma pessoa serão influenciados pelas suposições que fizemos a respeito dela.

28 Às vezes usamos preconceitos e evocamos expectativas falsas em relação às pessoas (é líder sindical, mora na favela). Essa questão pode dificultar as relações humanas.

29 Somos dependentes do nosso sistema conceitual:
Hesitamos muito em aceitar informações que não adapte a ele.

30 Temos muitas defesas perceptuais que atuam como filtro (bloqueiam o que não queremos ver e deixa passar o que queremos ver).

31 Percepção na área da segurança:
As pessoas podem não perceber determinadas situações de trabalho perigosas, seja por desconhecimento técnico ou por excesso de confiança em si.

32 Mudanças nas percepções de problemas:
A percepção é mutável a partir de novas informações. À medida que avançamos na análise de um problema, nossas percepções passam por uma contínua mudança.

33 Quanto mais rica e flexível for a nossa percepção, mais aumentamos a capacidade de reconhecer sinais e facilitaremos o nosso desempenho profissional.

34 Como vemos o ambiente de trabalho e nós mesmos neste contexto?
Será que damos atenção às mensagens ou situações que às vezes são pouco perceptíveis?

35 Quantas vezes erramos porque não deixamos que a percepção nos mostrasse algo a mais.
Sentimos o ambiente esquisito, mas não aguçamos nossos sentidos para entender o que está realmente acontecendo.

36 A cara feia do chefe ou de um colega mostra que algo não vai bem.
Tentar perceber, conversar é um ótimo caminho para o entendimento e a harmonia entre os integrantes de uma empresa. Às vezes não é o melhor momento para falar. Calar é a melhor alternativa.

37 Teoria da atribuição: Busca explicar como julgamos de formas diferentes as pessoas, diante do sentido que atribuímos a um dado comportamento. Essa teoria sugere que, ao observarmos o comportamento de alguém, tentamos determinar se o que motiva é interno ou externo.

38 Causas internas e causas externas:
Comportamentos determinados por causas internas são aqueles que estão sob controle da pessoa. Comportamentos provocados por causas externas são considerados resultantes dos estímulos de fora (ex.: a pessoa ser forçada a agir de tal forma devido à situação).

39 A determinação de causas internas ou externas depende de três fatores:
a) Diferenciação: refere-se à manifestação de comportamentos diferentes em situações diversas. Ex.: um funcionário chega atrasado. É considerado “folgado” pelos colegas.

40 Buscamos verificar se o comportamento é habitual.
Se não for, o observador buscará atribuir uma causa externa. Se for habitual, a causa será julgada interna.

41 b) Consenso: quando as pessoas respondem a determinada situação de maneira semelhante. Ex.: Se todos os colegas que fazem o mesmo percurso chegarem atrasados junto com o colega que chega atrasado, então há um consenso.

42 c) Coerência: a pessoa reage sempre da mesma maneira
c) Coerência: a pessoa reage sempre da mesma maneira? Quanto mais coerente o comportamento, mais inclinado fica o observador a atribuí-lo a causas internas.

43 Há erros e vieses que podem distorcer as atribuições.
Quando julgamos o comportamento das pessoas, tendemos a subestimar a influência dos fatores externos e superestimar a influência dos internos.

44 Ex.: um gerente atribui o fraco desempenho de sua equipe à preguiça e não ao lançamento de um produto inovador pelo concorrente. As pessoas estão sempre julgando umas à outras nas organizações. Ex.: os gerentes avaliam o desempenho dos funcionários.

45 “Tudo depende de como olhamos para as coisas, e não de como elas são
em si mesmas”. (Carl Gustav Jung)

46 Filmes: DISTORÇÃO PERCEPTIVA
Imagens ambíguas

47 Bibliografia: KRECH, D. e CRUTCHFIELD, R.S. Elementos de psicologia. Volumes I e II. São Paulo: Livraria Pioneira Editora, 1963. ROBBINS, S. P. Fundamentos do comportamento organizacional. São Paulo: Prentice Hall, 2004.

48 Obrigada pela atenção


Carregar ppt "Percepção Humana Eva Bessa."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google