A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CONTROLE DE ORÇAMENTO AUDITORIA CONTÁBIL.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CONTROLE DE ORÇAMENTO AUDITORIA CONTÁBIL."— Transcrição da apresentação:

1 CONTROLE DE ORÇAMENTO AUDITORIA CONTÁBIL

2 JAQUELINE COUTO A. CUNHA JEAN MOREIRA DE ALMEIDA
COMPONENTES DO GRUPO JAQUELINE COUTO A. CUNHA JEAN MOREIRA DE ALMEIDA JUCILEN COUTINHO DE OLIVEIRA LILIANE DA SILVA NOGUEIRA LUIZ CLAUDIO DO NASCIMENTO PEDRO CARLOS DE A. GUIMARÃES

3 ASSUNTOS ABORDADOS INTRODUÇÃO DEFINIÇÃO DE AUDITORIA CONTÁBIL
ORIGEM DA AUDITORIA CONTÁBIL OBJETIVO DA AUDITORIA REFLEXOS SOBRE O PATRIMÔNIO VANTAGENS LIMITAÇÕES NORMAS BRASILEIRAS DE AUDITORIA

4 INTRODUÇÃO A auditoria contábil pode ser útil como ferramenta de certificação da gestão dos recursos recebidos de terceiros e na transparência dos atos, buscando corrigir e prever erros ou fraudes, através das demonstrações contábeis.

5 DEFINIÇÃO A Auditoria Contábil compreende o exame de documentos , livros contábeis, registros, além da realização de inspeções e obtenção de informações de fontes internas e externas.

6 ORIGEM Surgiu como consequência da necessidade de confirmação dos registros contábeis, em virtude do crescimento do mercado empresarial e da taxação do imposto de renda.

7 OBJETIVO Tem como objetivo averiguar a exatidão dos registros contábeis e das demonstrações contábeis no que se refere aos eventos que alteram o patrimônio e a representação deste.

8 REFLEXOS SOBRE O PATRIMÔNIO
Aspecto administrativo; Aspecto patrimonial; Aspecto fiscal; Aspecto técnico; Aspecto financeiro; Aspecto econômico; Aspecto ético; Aspecto social.

9 VANTAGENS Para a administração da empresa:
Fiscaliza a eficácia dos controles internos; Assegura maior correção dos registros contábeis; Opina sobre a adequação das demonstrações contábeis; Dificulta desvios de bens patrimoniais e pagamentos indevidos de despesas; Possibilita a apuração de omissões no registro das receitas, na realização oportuna de créditos ou na liquidação oportuna de débitos.

10 VANTAGENS Para os investidores e titulares do capital (sócios):
Maior exatidão das demonstrações contábeis; Melhores informações sobre a real situação econômica, patrimonial e financeira; Assegura maior exatidão dos resultados apurados.

11 VANTAGENS Para o fisco: Maior exatidão das demonstrações contábeis;
Assegura maior exatidão dos resultados apurados; Contribui para maior observância das leis fiscais.

12 VANTAGENS Para a sociedade:
Maior credibilidade das demonstrações contábeis; Assegura a veracidade das informações das quais dependerá a tranquilidade quanto à sanidade das empresas e garantias de empregos; Informa o grau de solidez e a evolução da economia nacional.

13 LIMITAÇÕES A auditoria contábil encontra suas limitações no momento em que as inconsistências detectadas assumem um caráter não contábil. Ex: Auditoria na área de custos

14 NORMAS BRASILEIRAS DE AUDITORIA
São regras ditadas pelos órgãos regulamentadores da profissão contábil do Brasil. A principal norma em vigor no Brasil é a Resolução CFC nº 820, de 17 de dezembro de 1997, que aprova a NBC T11.

15 PLANILHA DE ORÇAMENTO DOMÉSTICO
MODELO DE PLANILHA – ORÇAMENTO DOMÉSTICO

16 CONCLUSÃO A aplicação dos procedimentos de auditoria deve ser realizada em razão da complexidade e volume das operações, por meio de provas seletivas, testes e amostragens. Se o auditor, durante a revisão analítica, não obter informações objetivas suficientes, deve-se efetuar verificações adicionais, aplicando novos procedimentos de auditoria até alcançar conclusões satisfatórias


Carregar ppt "CONTROLE DE ORÇAMENTO AUDITORIA CONTÁBIL."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google