A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Constatações........a mudança climática é um problema de toda a humanidade. Ao adotar medidas para enfrentá-la dever-se-ia respeitar, promover e levar.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Constatações........a mudança climática é um problema de toda a humanidade. Ao adotar medidas para enfrentá-la dever-se-ia respeitar, promover e levar."— Transcrição da apresentação:

1

2 Constatações........a mudança climática é um problema de toda a humanidade. Ao adotar medidas para enfrentá-la dever-se-ia respeitar, promover e levar em conta as respectivas obrigações relativas aos direitos humanos, ao direito à saúde, aos direitos dos povos indígenas, das comunidades locais...

3 ... dos migrantes, das crianças, das pessoas deficientes e das pessoas em situações vulneráveis e o direito ao desenvolvimento, assim como a igualdade de gênero, o empoderamento da mulher e a equidade intergeneracional.

4 Constatações... Para a justiça climática é necessário levar em conta... A importância de garantir a integridade de todos os ecossistemas, incluindo os oceanos, a proteção da biodiversidade, reconhecida por algumas culturas como a Mãe Terra; A importância que tem para alguns o conceito de “justiça climática”;

5 A afirmação da importância da educação, da formação, da sensibilização, da participação do público (sociedade civil), o acesso público à informação e a cooperação, em todos os níveis, nos assuntos relacionados à mudança climática; A importância da adoção de estilos de vida e de pautas da cultura do consumo e produção sustentáveis...

6 Compromisso globalizado Todos os países do mundo concordam em agir contra as mudanças climáticas. O objetivo de longo prazo é estabilizar a temperatura da Terra bem abaixo de 2.C e esforçar-se para limitá-la 1,5o C, valor compatível com a existência de vários países e populações vulneráveis.

7 Este acordo sinaliza o consenso, inédito, de que não podemos continuar usando combustíveis fósseis e desmatando indefinidamente.

8 Objetivos de desenvolvimento sustentável Orientam as políticas nacionais e de cooperação internacional para os próximos 15 anos;

9 Dos 17 ODS pelo menos 4 estão relacionados com o tema da CFE: Objetivo 6. Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos; Objetivo 11. Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resistentes e sustentáveis;

10 Objetivo 12. Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis; Objetivo 13. Tomar medidas urgentes para combater a mudança do clima e seus impactos;

11 Objetivo 14. Conservar e usar sustentavelmente os oceanos, os mares e os recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável; Objetivo 15. Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade.

12 Contexto Preocupação com a continuidade de vida no planeta; Disputa por recursos naturais: água, minérios, energia, terra; Produção de alimentos X sustentabilidade;

13 Concentração de riquezas, poder político; Poucos são os que decidem. Metáfora do Trem África, por causa da degradação ambiental, o número de refugiados ecológicos chega a 25 milhões de pessoas.

14 As perguntas O que é desenvolvimento? Que globalização? Qual democracia? Vídeo: Água para Quem? https://www.youtube.com/watch?v=9kTa_yZ8tTc

15 O Papel social das religiões

16 Pergunta pelos interesses e pelos valores que orientam a vida na terra; Chamar a atenção de que as ações humanas têm alto poder de destruição; Que é o pecado – ruptura da aliança, desobediência, autossuficiência, interesses individualistas. Cruz?

17 Em uma sociedade que se sente autossuficiente e onipotente urge recuperar as responsabilidades que precisam ser assumidas para que o futuro da Casa Comum seja um horizonte possível.

18 A palavra responsabilidade, vem do termo re-pendere, que significa “pender para trás”. Responsabilidade tem forte relação com a palavra arrependimento, uma vez que ambas provém da mesma raiz..

19 Responsabilidade significa: responder pelos próprios atos e os de outros sempre que violem os direitos de terceiros, protegidos por lei, ou de reparar os danos causados.

20 Obrigação reconhecida socialmente, assumida por um grupo que aceita as consequências de atos praticados por qualquer um de seus membros;

21 Não fugir das autocríticas necessárias; Reconhecer nossas obrigações em relação aos seres vivos. Essa obrigação torna-se uma preocupação quando existem situações que colocam o outro ser vivo sob ameaça.

22 Desenvolvimento…. Termo consolidado após a Segunda Guerra Mundial; Impactos da Guerra geraram a necessidade de identificar ações e políticas governamentais que promovessem a melhoria da qualidade de vida das pessoas;

23 A educação e a geração de riquezas eram consideradas fatores essenciais para se alcançar este objetivo.

24 Cada vez mais o termo “Desenvolvimento” tem sido utilizado simultaneamente para: 1. analisar a transformação da sociedade no processo de modernização; 2.indicar que a transformação é um fenômeno que todas as sociedades querem alcançar, independentemente das suas particularidades históricas e culturais.

25 Desenvolvimento passou a ser cada vez mais compreendido como: Um caminho seguro para a prosperidade; um meio eficaz para acabar com a pobreza.

26 Ênfase na dimensão econômica do desenvolvimento; As relações entre renda e realização pessoal, mercadorias e capacidades, entre riqueza econômica e a possibilidade de as pessoas viverem conforme desejam foram superdimensionadas;

27 A riqueza tornou-se um fim em si mesmo; O ser humano passou a ser visto como um ser essencialmente econômico; Os recursos naturais, como por exemplo, os minérios, a terra e a água são vistos como potenciais matérias-primas para a produção de riquezas e garantia de lucro de um número reduzido de grupos financeiros.

28 Mudanças no paradigma missionário... Porque acreditamos em Jesus Cristo que nos anima que pede: “Que todos sejam um, como Tu, Pai, estás em mim e eu em ti; que também eles estejam em nós, a fim de que o mundo creia que tu me enviaste”. (Jo 17.21)

29 Porque o testemunho afirma que o diálogo e o testemunho conjunto são possíveis; Somos responsáveis uns pelos outros/umas pelas outras e pela Casa Comum.

30 Superação de todas as formas de proselitismo, exclusivismo, arrogância confessional; Não temer em compartilhar dons e recursos entre as diferentes religiões; Não temos a totalidade da verdade; Porque temos o desafio de construir uma Casa Comum justa, sustentável e habitável para todos os seres vivos.

31 Dimensões básicas O cuidado com a criação e a luta pela justiça; Instaurar processos de diálogo para a reflexão crítica dos modelos de desenvolvimento que orientam a política e a economia.

32 A compreensão atual de desenvolvimento destrói a biodiversidade e com o lugar onde habitamos; Portanto, promover a justiça climática, assumir o cuidado com a Casa Comum e denunciar os pecados que ameaçam a vida são dimensões da missão confiada a Deus para nós.

33 Casa Comum e responsabilidade Foto: Sebastião Salgado

34

35

36 Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca (Am 5.24) O livro de Amós está contextualizado no reinado de Jeroboão II (781-753 a.C.); Período de grande avanço econômico e prosperidade para o rei, nobreza e grandes proprietários;

37 A religião oficial, centrada no culto a Deus nos templos de Betel e Jerusalém favorecia estes empreendimentos; Camponeses eram explorados pela cobrança de impostos e dízimos.

38 Amós chama a atenção para: As consequências de um desenvolvimento econômico que não apresentava igualdade e justiça para todas as pessoas; O caos social: relações afetivas estavam se rompendo; (Am 2.6-8)

39 A manipulação da fé em Deus por parte da religião oficial;(Am 4.4-5) Deus quer justiça para todas as pessoas (Am 9.7-8)

40 “Detesto, desprezo vossas peregrinações, não posso suportar vossas Assembleias, quando me fazes holocaustos; e em vossas oferendas nada há que me agrade; vosso sacrifício de animais cevados, dele viro o rosto; afasta de mim o alarido de teus cânticos, o toque de tuas harpas, não posso nem ouvi-lo.

41 Que o o direito brote como água e a justiça seja uma torrente inestancável! Acaso me apresentastes sacrifícios e oferendas no deserto, durante quarenta anos, ó Casa de Israel” ? (Am 5.21-25)

42 Outros profetas que criticam a ausência de justiça: Is 1.11: de que me serve a multidão de vossos sacrifícios? Is 6.6: é o amor que me agrada e não o sacrifício, e o conhecimento de Deus, eu o prefiro aos holocaustos;

43 Os 4.1-3: “ ouço a palavra do Senhor, Filho de Israel!....não há fidelidade, nem amor, nem conhecimento de Deus no país. Há juramento falso e mentira, assassínio e roubo...sangue derramado. Por isso, a aterra geme e seus moradores desfalecem. As feras, as aves do céu e até os peixes do mar estão desaparecendo.

44 O que é praticar a justiça para os profetas? Paz, moradias seguras, lugares de repouso (Is 32.18); Respeitar o direito, amar a fidelidade e aplicar-se a caminhar com Deus (Is 6.8) Ações humanas colocam em risco a integridade da Casa Comum.

45 Espiritualidade lúcida

46 Espiritualidade lúcida: desafia a outras percepções de nós mesmos no mundo; Somos apenas uma das partes da totalidade da criação; Portanto, não basta a apreciação da realidade e do mundo que nos rodeia;

47 É necessário que: 1. nos posicionemos no mundo; 2.nos compreendamos como pessoas que recebem e que doam; 3.como sujeitos e pessoas que fazem parte de uma história maior;

48 1.Façamos o exercício de nos desprender do mundo, ao não querer exercer o poder sobre ele como se o mundo fosse nossa propriedade. 2.Somos parte do do mundo.

49 Desafios 1.Assumir um estilo de vida simples orientado pela ecologia e renúncia ao desperdício; 2.Mudar os hábitos alimentares, valorizando a produção local; 3.Assumir uma cultura de solidariedade na certeza de que há suficiente para todas as pessoas, conforme At. 4.32-35.

50 Não esquecer que é na comunidade que as pessoas se enriquecem, portanto.... Reaprender a ajudar-se mutuamente é resgatar o sentido da solidariedade. Seres humanos apenas existem em comunidade e a comunidade, por sua vez, apenas pode existir se existirem pessoas que interagem.

51 E as diferentes tradições – o que dizem sobre isso? Povos indígenas: bem viver significa viver em paz e harmonia com os familiares, demais membros da comunidade e com todo o meio ambiente. 14° Dalai Lama: a compaixão e o amor não são mero luxo, mas fundamentos para a sobrevivência da nossa espécie.

52 Lao Tsé: aqueles que têm maior poder e riqueza tratam o planeta como algo a ser possuído, a ser usado e abusado (...), mas o planeta é um organismos vivo e cada um de nós é uma parte desse organismo. Tradições africanas: no universo, tudo tem vida. Tudo está ligado a tudo, formando uma só unidade.

53 De Deus Criador emana a sustentação de tudo. Sem folhas não tem Orixás e sem água não tem Axé.

54 A perspectiva da responsabilidade para com a Casa Comum, nos apresenta um outro jeito de falar de Deus. É um jeito que evoca, provoca, detecta mais do que localiza.

55 Vídeo Terra e Água

56 Organizações envolvidas Igrejas do CONIC: Católica Apostólica Romana, Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, Episcopal Anglicana do Brasil, Presbiteriana Unida do Brasil, Sirian Ortodoxa de Antioquia. Organizações convidadas: Centro Ecumênico de Serviços à Evangelização e Educação Popular, Aliança de Batistas do Brasil e Visão Mundial.


Carregar ppt "Constatações........a mudança climática é um problema de toda a humanidade. Ao adotar medidas para enfrentá-la dever-se-ia respeitar, promover e levar."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google