Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
MARCADORES CONVERSACIONAIS
Camila Stefani Ivia Almeida Priscylla Futemma Roseneide Silva Thatiane de Oliveira
2
MARCADORES CONVERSACIONAIS
São elementos que são típicos da fala e que nela aparecem com frequência não modificado o sentido principal do texto.
3
MARCADORES CONVERSACIONAIS
Atribuem coesão e coerência ao que foi dito, já que amarram o texto não só como estrutura verbal cognitiva, como também estrutura de interação pessoal.
4
MARCADORES CONVERSACIONAIS
Marcadores linguísticos : lexicalizados verbais não – lexicalizados prosódicos: pausas, alongamentos Marcadores não linguísticos : olhar ou risos
5
MARCADORES CONVERSACIONAIS
Aspectos semânticos: são vazios quanto aos seus significados, mas fazem sentido no diálogo. Vale como estratégia para o falante testar o grau de atenção do interlocutor.
6
MARCADORES CONVERSACIONAIS
Aspectos sintáticos: dependendo da posição em que aparecem no contexto podem ser classificados como iniciais, mediais ou finais.
7
MARCADORES CONVERSACIONAIS
Dividem-se: 1 hesitação 2 participação 3 atenuação 4 monitoramento
8
MARCADORES CONVERSACIONAIS
L1: Ok. E você entende as gírias dos mais velhos? Das pessoas mais velhas? L2: (riso) Han... Não, não entendo. L1 : Que gírias você costuma escutar... ou usa na escola? L2 : Como... É... É “tá ligado”. É... Pode ser uma coisa... Não... É tipo... Não é... Não é uma coisa tipo é... “Tá ligado”. “Tá ligado”... É como se você tivesse... Se você tivesse entendendo, em vez de falar “entende?”. Cê fala “tá ligado”. L1 : E as gírias que você escuta ou usa na escola. É, as palavras... São as mesmas que você escuta na rua, por exemplo? As pessoas se tratando. L2 : Não... Não...
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.