A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Texto em prosa (estruturado em parágrafos)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Texto em prosa (estruturado em parágrafos)"— Transcrição da apresentação:

1 Texto em prosa (estruturado em parágrafos)
Dicas de Redação Estética Título (nome) Tema (assunto) Texto em prosa (estruturado em parágrafos) emprego de numerais para indicar precisão (exemplo: 315 crianças... Século XX)

2 Clichê Responda sem hesitação: quantas vezes você ouviu ou viu frases como estas? “Construiremos um mundo melhor” “É o capitalismo selvagem” “Viver na selva de pedra” Os clichês são usados para criar efeitos de expressividade no discurso, mas, ao contrário do desejado, acabam por empobrecê-lo. Portanto, se ao escrever lhe surgir uma ideia clichê – ideia banal, desgastada pelo uso excessivo -, descarte-a urgentemente.

3 Exercício Detecte os clichês do texto abaixo: “Você, vestibulando, está tornando-se um ser frio e calculista? É, ter estômago para enfrentar dias e noites (não é verdade?) a fio estudando não é para qualquer um: é preciso ter sangue frio, ser racional e muitíssimo disciplinado, o que, sem dúvida, leva o que você tem de mais precioso: o tempo. Mas, se você é um daqueles que ainda não encontraram o fio da meada, não se desespere: a esperança é a última que morre. Se começar a dedicar-se desde já, haverá uma luz no fim do túnel para você também. Assim, com certeza, terá um lugar ao sol, depois do vestibular. Último recado: quando estiver na faculdade, pense em trabalhar, em dedicar-se para o progresso da sua nação; seja um símbolo augusto da paz: ajudará a construir um futuro melhor. Afinal, o jovem é o futuro do Brasil.”

4 Resposta: “Você, vestibulando, está tornando-se um ser frio e calculista? É, ter estômago para enfrentar dias e noites (não é verdade?) a fio estudando não é para qualquer um: é preciso ter sangue frio, ser racional e muitíssimo disciplinado, o que, sem dúvida, leva o que você tem de mais precioso: o tempo. Mas, se você é um daqueles que ainda não encontraram o fio da meada, não se desespere: a esperança é a última que morre. Se começar a dedicar-se desde já, haverá uma luz no fim do túnel para você também. Assim, com certeza, terá um lugar ao sol, depois do vestibular. Último recado: quando estiver na faculdade, pense em trabalhar, em dedicar-se para o progresso da sua nação; seja um símbolo augusto da paz: ajudará a construir um futuro melhor. Afinal, o jovem é o futuro do Brasil.”

5 Repetição a) A falta de releitura daquilo que se escreve pode acarretar a repetição das palavras. Perceba: “As revendedoras de automóveis não estão mais equipando os automóveis para vendê-los mais caro.” Para evitar a repetição deve-se, primeiramente, reler o texto. Verificado o problema, é necessário substituir a palavra por uma expressão equivalente ou ainda por um pronome. “As revendedoras de automóveis não estão mais os equipando para vendê-los mais caro”

6 b) Outro vício de linguagem a ser evitado é o uso abusivo do que (queísmo), pronome ou conjunção. veja: “Creio que o que talvez seja ainda pior é que a inflação que assola o nosso país e que diminui o poder de compra do povo é que ela se faz acompanhar de uma corrupção moral que devora o cerne da sociedade” * Reescreva este trecho, retirando o uso excessivo do que

7 Possível resposta: “Talvez seja ainda pior o fato da inflação assolar o nosso país e diminuir o poder de compra do povo, pois ela se faz acompanhar de uma corrupção moral que devora o cerne da sociedade.”

8 Redundância Observe o trecho abaixo: “no período atual em que vivemos” Os termos em negrito implicam redundância. Isso se dá porque a noção de tempo presente é desnecessariamente repetida. Atual = que ocorre no momento presente Vivemos = o verbo, neste caso, está conjugado no presente do indicativo e refere-se, portanto, ao que está ocorrendo no momento presente.

9 Gramaticalmente, a redundância corresponde ao que se conhece por pleonasmo. Ela ocorre, na linguagem escrita, porque há projeção da oralidade. Na linguagem escrita, a redundância deve ser evitada. Exercício: identifique a redundância nos trechos abaixo:

10 “Políticos, pessoas a quem são dadas autoridades para lideranças de Estados, cidades, são corruptos e só pensam em lucrar e encher seus bolsos.” “O vestibular é uma forma de selecionar os mais preparados e os mais adequados a enfrentar uma faculdade.” “Uma maratona na corrida da escolha do futuro.”

11 Respostas “Políticos, pessoas a quem são dadas autoridades para lideranças de Estados, cidades, são corruptos e só pensam em lucrar e encher seus bolsos.” “O vestibular é uma forma de selecionar os mais preparados e os mais adequados a enfrentar uma faculdade.” “Uma maratona na corrida da escolha do futuro.”

12 Paralelismo Observe: “Gosto do vermelho, do branco e da camisa passada” Na frase acima há uma dissociação de ideias: o termo destacado não estabelece correspondência com as demais ideias, vermelho e branco. Quando tal dissociação ocorre, torna-se presente a falta de paralelismo semântico, o que pode contribuir para tornar o texto caótico.

13 Exercícios Atente, agora, para as orações abaixo e estabeleça o paralelismo semântico: Fiz um frango assado e as unhas dos pés. Fez duas cirurgias: uma no apêndice e outra nos EUA.

14 Respostas prováveis: Fiz um frango assado e uma farofa.
Fez duas cirurgias: uma no apêndice e outra nos olhos.

15 Paralelismo sintático
Compare: O professor mandou o aluno abrir o caderno e que pegasse o lápis. O professor mandou o aluno abrir o caderno e pegar o lápis. Veja como em 2. a estrutura sintática é uniforme, garantindo, assim, a clareza da frase e sua correção gramatical.

16 Exercícios Nas frases abaixo há problemas de paralelismo. Reescreva-as corretamente: Não deveríamos julgar um candidato pelo fato de ele ser advogado, fazendeiro ou qualquer outra ocupação. b) Meu pai achava que mocinhas não deviam ir a bailes, sair com rapazes sem um acompanhante e muitos outros preconceitos antiquados.

17 Respostas Não deveríamos julgar um candidato pelo fato de ele ser advogado, fazendeiro ou ter qualquer outra ocupação. Meu pai achava que mocinhas não deviam ir a bailes, sair com rapazes sem um acompanhante e, além disso, tinha muitos outros preconceitos antiquados.

18 Ambiguidade Quando uma frase permite mais de um significado, ocorre a ambiguidade que, por ser de construção da frase, deve ser evitado. Veja alguns exemplos: Ele guardou os discos que encontrou no porão. Escreveu um ensaio sobre arquitetura brasileira que não vale nada. Pedro disse a Fernando que ele não ia ganhar o presente de aniversário.

19 Exercício: (Unicamp) “As vídeolocadoras de São Carlos estão escondendo seus DVDs de sexo explícito. A decisão atende a uma portaria de dezembro de 91, do Juizado de Menores, que proíbe que as casas de vídeo aluguem e vendam DVDs pornográficos a menores de 18 anos. A portaria proíbe, ainda, os menores de 18 anos de irem a motéis e rodeios sem a companhia ou autorização dos pais.” (Folha Sudeste) Transcreva a passagem que produz efeito de humor. Qual situação engraçada que essa passagem permite imaginar? Reescreva o trecho de forma a impedir tal interpretação.

20 Respostas A portaria proíbe, ainda, os menores de 18 anos de irem a motéis e rodeios sem a companhia ou autorização dos pais. Permite imaginar que para ir a motéis é necessário que os pais acompanhem. A portaria proíbe, ainda, os menores de 18 anos de irem a motéis. No que se refere a rodeios, também fica vetada a ida dos menores sem a companhia ou autorização dos pais.

21 Gerundismo "Você poderá estar comprando por telefone...” "Vou estar repassando...” "Vamos estar construindo...” O Gerundismo deve ser evitado, pois ele é um vício de linguagem, diferente do gerúndio.

22 Gerúndio Sua principal característica é conferir ao verbo uma ideia de continuidade, ou seja, de uma ação que ainda está em andamento e que, por isso, não foi finalizada. As crianças estão brincando no parquinho. Coincidentemente, estávamos falando sobre você! Chorando, ele foi embora e não se despediu dos amigos.

23 Falhas na Argumentação
Generalização excessiva/indevida (senso comum); Preconceitos; Discurso religioso; Radicalismo; Discurso exortativo (se dirige ao leitor em tom de apelo); Circularidade.

24 Recomendações: Ler cuidadosamente a proposta apresentada, os textos motivadores e as instruções; O tema de redação vem sempre acompanhado, na proposta, de textos motivadores. Em geral, são textos em linguagem verbal e não verbal (imagem) que remetem ao tema proposto a fim de orientar sua reflexão.

25 Quais as razões para atribuir nota zero a uma redação?
Fuga total ao tema; Não obediência à estrutura dissertativo-argumentativa; Texto com até 7 linhas; Impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação ou parte do texto deliberadamente desconectada do tema proposto; Desrespeito aos direitos humanos; Folha de redação em branco, mesmo que haja texto escrito na folha de rascunho.

26 Novo Acordo Ortográfico
A implantação definitiva do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa deveria ocorrer no Brasil a partir de 1º de janeiro de No entanto, um novo decreto ampliou o período de transição até 31 de dezembro de Até lá, coexistirão a norma ortográfica atualmente em vigor e a nova norma estabelecida por meio do acordo.

27 Dicas para melhorar o texto
Usa-se nas dissertações de vestibular a 3ª pessoa (ele ou eles) ou a 1ª pessoa do plural (nós). A dissertação deve buscar a objetividade. Ainda que seja uma opinião pessoal, ela deve ser exposta com convicção, de maneira impessoal e sem “achismos”. Não há necessidade de dizer “na minha opinião” ou “acho que”, pois o que se escreve vai ser sempre interpretado como ideias suas. Da mesma forma, incluir-se na redação ou citar fatos de sua vida particular não são bons procedimentos adotados, por demonstrarem uma visão parcial do fato.

28 Mudança de pessoas do discurso
Um texto bem estruturado deve manter uma uniformidade. Por isso, não é conveniente mudar o ponto de vista no discurso. Quando começar o texto utilizando a 3ª pessoa, não mude para a 1ª, ou vice-versa. Dirigindo-se ao leitor: A dissertação faz parte do contexto da linguagem escrita; ela não é uma conversa. Assim sendo, é inadequado dirigir-se a um interlocutor específico em textos dissertativos. Essa é a função da carta.

29 Exercício (Reescreva, com adequação, os textos)
“Acredito que a caça indiscriminada de animais é muito prejudicial à humanidade. Se você notar bem, verá que, no Brasil, esta é uma fonte de renda para muitas pessoas, porque os produtos feitos a partir desses animais são de grande aceitação no mercado interno e externo.” “Embora o Brasil esteja passando por um momento difícil, as pessoas estão se empenhando para não deixar morrer a esperança de uma vida mais digna. Estamos abandonando a postura pacata de meros observadores para começarmos a tomar atitudes.”

30 Respostas A caça indiscriminada de animais é muito prejudicial à humanidade. No entanto, no Brasil, esta é uma fonte de renda para muitas pessoas, porque os produtos feitos a partir desses animais são de grande aceitação no mercado interno e externo.” “Embora o Brasil esteja passando por um momento difícil, as pessoas estão se empenhando para não deixar morrer a esperança de uma vida mais digna. Estão abandonando a postura pacata de meros observadores para começarem a tomar atitudes.”

31 Temas objetivos x Temas subjetivos
Temas objetivos são aqueles que procuram destacar aspectos relacionados à atualidade. Exemplo: saúde pública no Brasil, política, guerras... Temas subjetivos são aqueles ligados a valores universais do ser humano. Exemplo: poder, liberdade, comportamento, ética

32 Estrutura dissertativa
Introdução { contextualização (abordar o tema) – apresentação da tese Desenvolvimento { argumentação Conclusão { síntese das ideias expostas (resumo)

33 O que é dissertar Dissertar é expor, explicar ou interpretar ideias sobre um determinado assunto. É discutir essas ideias apresentando provas que as justifiquem. A dissertação divide-se em 3 partes: 1ª tese ou introdução: é a exposição clara e concisa da ideia que irá ser desenvolvida; 2ª argumentação ou desenvolvimento: é a apresentação de argumentos que comprovem a tese. A argumentação baseia-se em juízos, raciocínios, fatos, exemplos e testemunhos históricos; 3ª conclusão: é a parte em que se resume o conteúdo desenvolvido nos parágrafos anteriores, reafirmando a ideia exposta na tese ou propondo uma solução para o problema discutido.

34 O que é argumentar é defender uma ideia, opinião ou ponto de vista, uma tese, procurando (por todos os meios) fazer com que nosso ouvinte/leitor aceite-a, creia nela. Num texto argumentativo, distinguem-se três componentes: a tese, os argumentos e as estratégias argumentativas.

35 Há divergências como podemos observar entre o conceito de dissertação e o de argumentação. Os teóricos têm conceitos diferentes. Para alguns, dissertação só pode ser argumentativa, para outros, dissertação pode ser exposição de ideias. Há também aqueles que dividem a dissertação em: expositiva ou argumentativa. Dissertação expositiva: consiste na apresentação e discussão de uma ideia, de um assunto de forma ordenada. O processo é apenas demonstrativo. Dissertação argumentativa: caracteriza-se por implicar o debate, com o objetivo de influenciar, persuadir o destinatário.

36 Fuvest

37 Esta é a reprodução (aqui, sem as marcas normais dos anunciantes, que foram substituídas por X) de um anúncio publicitário real, colhido em uma revista, publicada no ano de Como toda mensagem, esse anúncio, formado pela relação entre imagem e texto, carrega pressupostos e implicações: se o observarmos bem, veremos que ele expressa uma determinada mentalidade, projeta uma dada visão de mundo, manifesta uma certa escolha de valores e assim por diante. Redija uma dissertação em prosa, na qual você interprete e discuta a mensagem contida nesse anúncio, considerando os aspectos mencionados no parágrafo anterior e, se quiser, também outros aspectos que julgue relevantes. Procure argumentar de modo a deixar claro seu ponto de vista sobre o assunto. Instruções: A redação deve obedecer à norma padrão da língua portuguesa. Escreva, no mínimo, 20 e, no máximo, 30 linhas, com letra legível. Dê um título a sua redação.

38 Na FUVEST os estudantes não precisam apresentar propostas, mas reflexões sobre o tema. É necessário um título. Mais adiante, veremos uma das melhores redações sobre este tema. No Enem, além dessa reflexão, é necessário constar uma solução para o problema.

39 Tema do Enem 2005 (Apostila vol. 1 – pág. 77)

40 “A crueldade do trabalho infantil é um pecado social grave em nosso País. A dignidade de milhões de crianças brasileiras está sendo roubada diante do desrespeito aos direitos humanos fundamentais que não lhes são reconhecidos: por culpa do poder público, quando não atua de forma prioritária e efetiva, e por culpa da família e da sociedade, quando se omitem diante do problema ou quando simplesmente o ignoram em decorrência da postura individualista que caracteriza os regimes sociais e políticos do capitalismo contemporâneo, sem pátria e sem conteúdo ético.” (Xisto T. de Medeiros Neto. A crueldade do trabalho infantil. Diário de Natal. 21/10/2000.)

41 “Submetidas aos constrangimentos da miséria e da falta de alternativas de integração social, as famílias optam por preservar a integridade moral dos filhos, incutindo-lhes valores, tais como a dignidade, a honestidade e a honra do trabalhador. Há um investimento no caráter moralizador e disciplinador do trabalho, como tentativa de evitar que os filhos se incorporem aos grupos de jovens marginais e delinquentes, ameaça que parece estar cada vez mais próxima das portas das casas.” (Joel B. Marin. O trabalho infantil na agricultura moderna.

42 “Art. 4o. – É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do Poder Público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.” (Estatuto da Criança e do Adolescente. Lei no 8.069, de 13 de julho de 1990.)

43 Com base nas ideias presentes nos textos acima, redija uma dissertação
Com base nas ideias presentes nos textos acima, redija uma dissertação* sobre o tema: O trabalho infantil na realidade brasileira. Ao desenvolver o tema proposto, procure utilizar os conhecimentos adquiridos e as reflexões feitas ao longo de sua formação. Selecione, organize e relacione argumentos, fatos e opiniões para defender seu ponto de vista e suas propostas, sem ferir os direitos humanos. 0bs. da professora: Este tema foi o de Atualmente, pede-se ao candidato a estrutura dissertativa-argumentativa.

44 Observações: • Seu texto deve ser escrito na modalidade padrão da língua portuguesa. • O texto não deve ser escrito em forma de poema (versos) ou narração. • O texto deve ter, no mínimo, 15 (quinze) linhas escritas.

45 O verbo na dissertação Compare: O nazismo foi...
O nazismo pretendeu... Perceba como o verbo usado em 2. possui um efeito mais esclarecedor, definido, indicando uma ideia de finalidade. Já em 1. o verbo ser deixa o enunciado vago, genérico. Por isso, ao construir frases dissertativas, procure utilizar verbos que possam dar um sentido mais preciso ao texto. Verbos que possam ser usados para indicar ideia de:

46 AFIRMAÇÃO (alegar, assegurar, defender, divulgar, evidenciar, expor, garantir, representar, significar) CAUSA (acarretar, causar, decidir, determinar, estabelecer, gerar, implicar, motivar, ocasionar, permitir, provocar) EFEITO (derivar, originar-se de, provir, resultar) FINALIDADE (aspirar a, objetivar, pretender, resultar) OPOSIÇÃO / CONTRASTE (afrontar, atacar, contradizer, contrapor-se, contrariar, defrontar-se, desconsiderar, enfrentar, impedir, ir de encontro, negar, opor-se, reagir)

47 Exercícios Construa orações, completando com verbos que estabeleçam relação de: *causa A má distribuição de renda ___________________________ *Efeito A violência ________________________________________ *afirmação O transporte urbano ________________________________ *oposição A corrupção _______________________________________ *finalidade As campanhas de prevenção à AIDS ____________________

48 Coesão textual Observe: O gerente planejou todo o trabalho.
Não conseguiu executá-lo em tempo hábil. A empresa não lhe forneceu os recursos necessários. Há, entre estes períodos, uma relação de sentido. No entanto, isolados, eles pouco dizem. É preciso uni-los através dos elementos conectivos, a fim de que haja um encadeamento lógico entre eles. PERCEBA: O gerente planejou todo o trabalho, mas, mesmo assim, não conseguiu executá-lo em tempo hábil, porque a empresa não lhe ofereceu os recursos necessários.

49 Esse processo se dá pela COESÃO TEXTUAL, que é a conexão entre os vários enunciados. Esta conexão é obtida através das relações de sentido manifestadas também pelos conectivos. conheça alguns conectivos e suas relações: oposição { articuladores coordenativos adversativos: mas, porém, contudo, entretanto, no entanto, todavia. oposição { articuladores subordinativos concessivos: embora, ainda que, conquanto, posto que, apesar de, não obstante. articuladores de causa (porque, pois, como, por isso, já que, visto que, uma vez que, devido a, por causa de, em vista de, em virtude de, por motivo de )

50 articuladores de condição ( se, caso, contanto que, desde que, a menos que, a não ser que)
articuladores de finalidade ( para, a fim de que, com o propósito de, com o intuito de, com a intenção de, com o objetivo de) articuladores de conclusão ( logo, portanto, então, assim, por isso, de modo que, por conseguinte, em vista disso) articuladores de tempo ( quando, antes que, depois que, até que, logo que, sempre que, assim que, desde que).

51 Exercícios 1. apresentamos a seguir segmentos de discursos separados por ponto final. Retire o ponto final e estabeleça entre eles o tipo de relação que lhe parecer compatível, usando elementos de coesão. a) É trágica a distância que vai do discurso à realidade. A Constituição garante às crianças o direito à alimentação. O índice de mortalidade infantil continua muito grande. b) A televisão afasta as pessoas da leitura. A leitura exige um esforço de concentração e reflexão. Os programas de televisão não exigem esforço de reflexão e de concentração.

52 Respostas a) É trágica a distância que vai do discurso à realidade, pois a Constituição garante às crianças o direito à alimentação, mas o índice de mortalidade infantil continua muito grande. b) A televisão afasta as pessoas da leitura, pois esta exige um esforço de concentração e reflexão que aquela não exige.

53 Temas de Redação do Enem: 1998: Viver e aprender 1999: Cidadania e participação social 2000: Direitos da criança e do adolescente: como enfrentar esse desafio nacional 2001: Desenvolvimento e preservação ambiental: como conciliar os interesses em conflito? 2002: O direito de votar: como fazer dessa conquista um meio para promover as transformações sociais que o Brasil necessita? 2003: A violência na sociedade brasileira: como mudar as regras desse jogo 2004: Como garantir a liberdade de informação e evitar abusos nos meios de comunicação 2005: O trabalho infantil na sociedade brasileira 2006: O poder de transformação da leitura 2007: O desafio de se conviver com as diferenças 2008 Como preservar a floresta Amazônica: suspender imediatamente o desmatamento; dar incentivo financeiros a proprietários que deixarem de desmatar; ou aumentar a fiscalização e aplicar multas a quem desmatar 2009: O indivíduo frente à ética nacional 2010: O trabalho na construção da dignidade humana 2011: Viver em rede no século 21: os limites entre o público e o privado 2012: Movimento imigratório para o Brasil no século : Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil 2014: Publicidade infantil em questão no Brasil

54 O texto não cai do céu nem salta do inferno
O texto não cai do céu nem salta do inferno. Requer técnica e leitura (revistas, jornais, embasamento histórico, filosófico, geográfico etc.).

55 Como fazer a introdução?
O parágrafo introdutório consiste na tese da redação. Palavra-chave Ex.: Tema: Restrição de Caminhões na cidade de São Paulo O prefeito Gilberto Kassab decretou uma lei na cidade de São Paulo. Este a fez para que houvesse uma melhora no trânsito. Os caminhões ficam proibidos de circular de tal horário a tal horário... Estratégias:

56 1. conceituando Supondo que o tema seja “Violência contra a mulher” Violência é toda ação marginalizada que atinge de forma verbal ou física o outro.

57 2. Apresentando dados estatísticos
Violência é toda ação marginalizada que atinge de forma verbal ou física o outro. No mundo, segundo dados divulgados pela ONU (Organização das Nações Unidas), cerca de 70% das mulheres já sofreram algum tipo de violência no decorrer de sua vida. A pesquisa realizada em 11 países mostra que 6% das mulheres no Japão e 59% na Etiópia sofrem violência (...)

58 3. Apresentando uma interrogativa ou sequência de interrogativas
No Brasil, as mulheres sofrem cada vez mais com a violência doméstica. Por isso, em 2006 entrou em vigor a lei Maria da Penha que tem como objetivo punir os agressores. Mas esta lei está sendo eficaz? Os agressores estão sofrendo punições? O que é feito após a abertura do processo? No 2º parágrafo devem ser respondidas todas as perguntas.

59 4. Contestando definições, citações ou opiniões (sem ferir a ética)
Embora seja divulgado amplamente que a mulher está conquistando espaços tipicamente masculinos, devemos olhar que nem sempre isto se configura como realidade. Os cargos mais importantes das grandes empresas ainda são ocupados por homens. Eles também recebem os maiores salários, mesmo ocupando posições (...)

60 5. Evidenciando argumentos em números
Tema: Saúde Pública Um cenário deprimente no qual faltam leitos, materiais, enfermeiros e, principalmente, remédios... Obs.: Usar o desenvolvimento para resolver cada um desses problemas ou, pelo menos, um. Ex.: Projeto Mais Médico

61 6. Comparação As mulheres do século XVIII eram recatadas no modo de vestir, de falar, de se comportar à mesa, tinham problemas como todo e qualquer ser humano, mas a sua essência de idealização se mantinha acima de todo e qualquer defeito, ela era pura e virgem, sinônimo de candura e beleza. Hoje, século XXI, essa idealização de mulher perfeita existe e está ligada à imposição da Mídia. A mulher deve ser bela, ter traços faciais delicados como os de modelo, deve ter cabelo liso, ser obcecada por cremes anticelulite e antiestrias, dietas mágicas, ter um corpo com silhueta bem marcada, deve ter silicone e, principalmente, para ficar bonita, precisa ir ao cabeleireiro pelo menos três vezes por semana. 

62 7. Caracterizando aspectos físicos ou espaços (abertos ou fechados), descrevendo-os.
Um corredor superlotado, pessoas deitadas no chão, nas macas, apoiadas em pias, em péssimas condições de higiene e saúde. Eis um retrato da realidade brasileira na área da saúde.

63 A consistência na argumentação
Provas concretas: Fatos notórios (domínio público – devido a sua relevância não precisa ser provado) - por exemplo, não precisamos provar que no dia 7 de setembro comemora-se a Independência, ou que a água molha e o fogo queima. Fatos notórios são aqueles cujo conhecimento faz parte da cultura de uma sociedade. Dados estatísticos; Exemplificação (hipótese); Referências históricas, geográficas, literárias, cinematográficas, jurídicas, culturais. Citação literal ou parafraseada (obs.: sempre citando a fonte ou o autor.

64 Como fazer a conclusão? Comece com um conectivo de caráter conclusivo:
Portanto, desse modo, dessa maneira, dessa forma, nessa perspectiva... Você deve pegar a tese da introdução e colocar de novo, obviamente utilizando outras palavras. No caso do Enem, é necessária uma solução para o problema. Não se deve acrescentar ideias novas.

65 Perspectiva: * É preciso... É imprescindível... É necessário... que diante dos argumentos expostos, todos se conscientizem de que... Como conscientizar??? Criar uma solução concreta!!!!

66 Frases Modelos (Algumas ideias):
Em virtude dos fatos mencionados... Por isso tudo... Levando-se em consideração esses aspectos... Em vista dos argumentos apresentados... Dado o exposto... Tendo em vista os aspectos observados... Portanto... Então... Logo...

67 Uma boa redação da Fuvest:
A perda de referências e o consumismo na globalização O shopping center talvez seja, hoje em dia, o maior símbolo da globalização. Em qualquer lugar do mundo, o interior de um shopping é praticamente o mesmo. Este símbolo apenas é um grande exemplo de dois dos mais importantes aspectos da globalização: a perda de referências e o consumismo.

68 O historiador Nicolau Sevcenko, ao caracterizar o processo de globalização, comparou o sujeito inserido neste processo a uma pessoa em uma viagem de montanha russa, mais especificamente no loop de uma. Para Sevcenko, a perda de referências sofrida no loop de uma montanha russa é semelhante à sofrida na constante corrida de avanço tecnológico e progresso da sociedade contemporânea. Seja na arte ou nas relações sociais, o sujeito globalizado parece estar sozinho, desorientado e à procura de algo. Esta procura muitas vezes se traduz na compra e apologia de mercadorias, o consumismo.

69 O shopping center funciona exatamente como a montanha russa
O shopping center funciona exatamente como a montanha russa. Bombardeados por músicas, luzes e lojas, os consumidores entram em um estado de frenesi, que os induz a comprar mais. A perda de referências se dá pela ausência de marcadores de tempo (relógios ou entrada de luz natural) e pela rapidez com que os produtos se renovam. Absolutamente tudo é novo e melhor. Com a inovação constante, o velho se torna obsoleto e a felicidade se encontra em obter as novidades, dispensando até mesmo o seu aproveitamento.

70 Ideologia, no sentido Marxista, é uma ideia que tem como objetivo ofuscar a visão da realidade. Utilizando este conceito é possível situar o shopping center como ferramenta de uma ideologia da classe dominante. No estágio em que o capitalismo se encontra hoje, de progresso pelo progresso e reprodução não produtiva do capital, a única engrenagem que mantém o sistema de produção é o consumismo que, por sua vez, é mantido por anúncios veiculados na mídia. É preciso desacelerar a montanha russa da globalização, ou perderemos todas as nossas referências e nos tornaremos apenas consumidores.

71 Uma boa redação do Enem:
Tema: “Trabalho infantil no Brasil” (Enem 2005) O futebol e o livro Trocando o campo de futebol pelo canavial, o livro pela enxada. Essa é a realidade de muitas crianças brasileiras atualmente. O trabalho infantil, que é constitucionalmente proibido, é uma realidade brasileira que se tornou gritante e insustentável. Do contexto de miséria, falta de solução e jogo de interesses, a infância no Brasil parece estar diminuindo significativamente. A necessidade desse amadurecimento precoce está diretamente ligada à pobreza das famílias brasileiras. Cerca de 14,5% da população vive na mais absoluta miséria, principalmente no Nordeste, fato esse que explica a concentração de crianças trabalhadoras nessa região. Tendo necessidade de aumentar a sua renda, as famílias colocam os seus filhos para trabalhar. O que se precisa é de uma melhor distribuição de renda no país, que é comprometida desde que o Brasil tem esse nome.

72 Essa miséria se estende ao campo da educação
Essa miséria se estende ao campo da educação. Como causa, a falta de escolaridade faz com que o trabalho seja o único meio de se ascender socialmente. E como conseqüência, a necessidade de trabalho faz com que as crianças não tenham tempo de ir para a escola. Devem ser feitos programas como Bolsa-escola, que garantem educação para a criança e maior renda para a família. O problema dessa solução é a dificuldade que os empregadores criam. Não há mão-de-obra mais barata do que a infantil. O interesse na manutenção desse sistema é grande e difícil de ser quebrado, visto que há muitas pessoas poderosas e toda uma herança histórica envolvidas.

73 Apesar de antigo, o costume das vantagens que a escravidão trazia ainda se vê presente. Com o fim dessa, a mão-de-obra mais lucrativa se tornou a infantil. Deve-se fazer valer a Constituição e punir os envolvidos nesse crime de exploração. Não há dúvida, portanto, de que a solução para se acabar com o trabalho infantil é constituída de várias etapas, mas todas elas necessitam da participação do governo. O auxílio que esse deve dar às famílias é fundamental para a exploração infantil não seja mais necessária. Assim, tudo se resume à miséria, e a solução se torna uma só: o fim dela.


Carregar ppt "Texto em prosa (estruturado em parágrafos)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google