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Projeto de Informatização do SUAS-BH Secretaria Municipal Adjunta de Assistência Social – BH

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Apresentação em tema: "Projeto de Informatização do SUAS-BH Secretaria Municipal Adjunta de Assistência Social – BH"— Transcrição da apresentação:

1 Projeto de Informatização do SUAS-BH Secretaria Municipal Adjunta de Assistência Social – BH E-mail: geima@pbh.gov.br

2 Sistema de Monitoramento e Avaliação do SUAS Integração com Rede SUAS, SUAS Web e MAPAS Sistema Municipal de Monitoramento e Avaliação Sistema Estadual de Monitoramento e Avaliação Sistema Federal de Monitoramento e Avaliação Ambiente externo Demanda TERRITORIOTERRITORIO Vulnerabilidad e Social e pessoal Violação de direitos Qualidade dos serviços Identificação Beneficiários do BF e BPC Satisfação do usuário do SUAS Avaliação Cadastro de Entidades Oferta do SUAS Usuários – cadastro unificado – BF e BPC Atendimento Concessão benefício Emissão de encaminhamento Regulação de fluxos - encaminhamentos Supervisão e Acompa - nhamento sistemático Sistema de Informação Vigilância socioassistencial Monitoramento e Avaliação Gestão da Informação Informatização Ambiente interno Oferta Monitoramento da oferta de serviços PSB e PSE Validação Articulação Estratégias de Execução Secretaria Municipal Adjunta de Assistência Social - BH

3 Princípios e Diretrizes Recurso tecnológico com meio de qualificação do Sistema de Informação e do Sistema de M&A Unificação de bases de dados –Dados cadastrais –Dados de atendimento – prontuário eletrônico Informatização com o menor TCO possível: –Software livre –Rede de telecomunicação comercial –Thin Clients reciclados –Registro no ato de geração da informação

4 Prontuário Eletrônico do Usuário do SUAS Cadastro do Usuário Cadastro de Entidades Socioassistenciais – serviços e modalidades de atendimento Convênios Rede direta Cadastro dos Trabalhadores do Suas Gestão da Oferta – PSB e PSE Gestão dos encaminhamentos e Regulação do acesso Articulação entre os sistemas socioassistenciais: de Defesa de Direitos e de Garantia e Ressarcimento (direito violado) Seqüência da informatização

5 Cadastro do Usuário do SUAS-BH BEM CAD UNICO CAD UNICO Censo BH Social BPC NIS PIS CPF Usuários do SUAS Identificação Unívoca - NIS Marcadores: BF e BPC Unificação Integração Aplicativo do SUAS

6 Prontuário Eletrônico do Usuário Registro do atendimento –Genérico ou simplificado data, motivo, origem, natureza, situação, encerramento e motivo do encerramento; concessão de benefício; emissão de encaminhamento; –Completo – por protocolo de atendimento Registro específico por modalidade de atendimento: –atenção integral à família; –emergencial – Plantão Social; –orientação sociofamiliar; –execução de medidas socioeducativas –abrigamento; –formação socioprofissional; –intermediação para o trabalho e geração de renda; –convivência e socialização; –e outros;

7 Gestão da Oferta do SUAS-BH Cadastro de entidades socioassistenciais –Unificação de procedimentos comuns: conveniamento, CMAS e CMDCA –Garantia das especificidades –Uso de padronização das modalidades de atendimento Cadastro dos trabalhadores da A.S. –Perfil profissional; vinculação com os serviços, etc Sistema de Indicadores – eficácia dos serviços (mensuração do cumprimento do objetivo e condicionantes metodológicas); cobertura Gestão dos encaminhamentos – emitidos e recebidos – por serviços e por tipo de proteção – identificação de lacunas, estrangulamentos

8 Conselho Tutelar Ministério Público Juizado Coord. D.H. Coord. Idoso Coord. Pessoa Defiente Cultura, esporte e lazer Sistema Educacional SUS SUAS Coord. Direitos da Mulher Censo BH Social Sistema de Defesa de Direitos Estratégias de Articulação - TIC Sistema de Garantia e Ressarcimento de Direitos Ambiente Internet

9 Módulos do Aplicativo da Assistência Social MódulosConcepção Usuário  Identificação unívoca – NIS;  as informações acerca dos usuários são oriundas do Censo BH Social, devidamente unificado com o BEM, Cadastro Único e BPC;  alimentado por meio da migração de dados do Censo BH Social, mantido pela Secretaria Municipal de Política Social;  rotina de atualização periódica, provavelmente diária;  manutenção do histórico de dados das famílias e seus respectivos integrantes;  cadastro complementar e informado;  cadastro da população de rua. Atendimento (Prontuário Eletrônico)  Registro das informações do atendimento: data, motivo, origem, natureza, situação, encerramento e motivo do encerramento;  Concessão de benefício;  Emissão de encaminhamento (pesquisa por serviço de referência, disponibilidade e por serviço);  Atendimentos por protocolos: atenção integral à família; emergencial – Plantão Social; Orientação sociofamiliar; abrigamento; formação socioprofissional; intermediação para o trabalho e geração de renda; convivência e socialização; vítimas de violência e outros; Gestão da Oferta do SUAS  Cadastro de ações e unidades  Controle e distribuição de vagas  Controle de agenda e capacidade de atendimento  Controle e distribuição de benefícios  Registro de avaliações – indicadores de qualidade

10 Módulos do Aplicativo da Assistência Social Gestão do encaminhamento  Gestão dos encaminhamentos emitidos  Gestão dos encaminhamentos recebidos  Centrais de encaminhamentos: combate ao trabalho infantil; criança e adolescente com trajetória de vida nas ruas; população de rua adulta; Inserção de beneficiário de transferência de Renda e BPC; Inserção Produtiva – Intermediação para o Trabalho; Disque Idoso; Portador de deficiência; Conselho Tutelar; Abrigamento e outras  Centrais de regulação: nível regional e municipal Denúncia de violação dos direitos  Versão internet  Versão videofonista ● Acompanhamento do processo de apuração Agenda e recepção  Marcação  Recepção  Integração com o histórico do usuário  Integração com o módulo de Gestão da Oferta Entidades  Cadastro  Registro  Habilitações Cadastro dos Trabalhadores da A.S. e das Políticas Sociais  Dados cadastrais  Formação e experiência profissional Extrator de relatórios e indicadores  Emissão de relatórios  Flexibilidade para montagem de relatórios  Produção e emissão de indicadores

11 Arquitetura tecnológica Linguagem Java Banco de Dados: Oracle 3 camadas Rede de telecomunicação – banda larga comercial Thin clients ou microcomputador no local de atendimento

12 Situação Atual Reescrevendo o SISAS – Sistema Integrado de Serviços da Assistência Social –Linguagem Delphi – 2 camadas – RMI –Voltado para 3 serviços –Implantado parcialmente em 4 de 9 regionais – módulo de cadastro; –SEMESE – em implantação em 9 regionais Proposta em andamento – Aplicativo da Assistência Social – SISUAS; Assistência Social em Rede; SIGSUAS –Contratação do desenvolvedor – DCC/UFMG (?) Recursos captados: BNDES: PMAT II BNDES: Fundo Social São suficientes para 1ª etapa Necessidade de captação de novos recursos

13 Perspectivas Validação do escopo do Sistema Informatizado –Previsão: setembro de 2005 – aconteceram: apresentação e discussão – Fórum de G2 e G3 da SMAAS; Fórum de GERASC e G1 da SMAAS e acontecerá – Seminário dia 28/11/05 Contratação do desenvolvimento (Prodabel) –Janeiro de 2006 Desenvolvimento –1ª etapa – junho de 2006 (Módulos simplificados - atendimento simplificado) –2ª etapa – setembro de 2006 (alguns protocolos e algumas centrais de encaminhamentos e regulação) –3ª etapa – dezembro de 2006 (finalização dos protocolos de atendimento e centrais de encaminhamento; finalização de todos os módulos)

14 Perspectivas Implantação e expansão para todo o SUAS – rede direta e indireta: dez/2007 Obrigada, Carla Andréa Ribeiro Gerente de Informação, Monitoramento e Avaliação da SMAAS Telefone: 31 3277 4571 E-mail: geima@pbh.gov.br


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