A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Multi – GNSS Experiment

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Multi – GNSS Experiment"— Transcrição da apresentação:

1 Multi – GNSS Experiment
IGS-MGEX Multi – GNSS Experiment Ana Lucia Christovam De Souza Juliane Mendonça Komazaki Tiago Oyan Aguiar Renan Silva Zito

2 O que é MGEX? É um portal do IGS (International GNSS Service);

3 O que é MGEX? É um experimento criado pelo IGS , que serve para aumentar a consciência global de multi- GNSS dentro das comunidades científicas.

4 Como surgiu? E Por quê? Surgiu a partir da ascensão de quatro novas constelações (BEIDOU, GALILEO, QZSS, IRSS), bem como a modernização dos outros sistemas; Assim, houve necessidade de disponibilizar dados de TODOS os sistemas GNSS em uma mesma plataforma

5 Objetivo Permite uma familiarização precoce com os novos sistemas e prepara a sua incorporação em modelagem GNSS de alta precisão e análise; Foi criado para controlar, recolher, analisar e disponibilizar dados de todos os sinais GNSS disponíveis bem como dos sistemas de aumento.

6 O que faz? Centros de análise multi-GNSS irão caracterizar novos satélites e sinais, comparar o desempenho do equipamento e continuar a desenvolver software de processamento capaz de lidar com vários dados de observação GNSS; Incorpora totalmente novas constelações e sinais para ser disponibilizados pelo IGS .

7 Qual a sua importância? Aumenta a disponibilidade, precisão e confiabilidade dos dados GNSS; Multi-constelações oferecem inúmeras vantagens como: - maior resistência contra interferências de multicaminho; - maior controle em níveis de baixos de sinal. Ajuda a reforçar o papel do IGS como um fornecedor líder de dados livres GNSS e produtos da mais alta qualidade.

8 Dados Os arquivos de observação e navegação MGEX estão disponíveis a partir de vários repositórios hospedados pelo: Sistema de Informação de dados dinâmicos da crosta – CDDIS Instituto Geográfico Nacional – IGN Agência Federal de Cartografia e Geodésia – BKG

9 Dados - CDDIS

10 Informações da Estação DYNG
Dados – CDDIS – Arquivo RINEX Informações da Estação DYNG

11 Dados - IGN

12 Informações da Estação ABMF
Dados – IGN - RINEX Informações da Estação ABMF

13 Dados – IGN - RINEX

14 Dados – IGN - RINEX

15 Dados BKG RINEX

16 Dados São fornecidos diariamente arquivos RINEX com taxa de atualização de 30s, bem como arquivos de alta velocidade para estações; O formato RINEX 3 é suportado como o formato de dados primários, tendo em conta a sua capacidade para lidar com todas as constelações necessárias e tipos de observação.

17 Produtos Os produtos fornecidos pelo MGEX são:
Órbita precisa e produtos de relógio; Efemérides Transmitidas; Differential Code Biases; Produtos em tempo real.

18 Órbita precisa e produtos de relógio
Produtos de órbita e de relógio são disponibilizados no arquivo CDDIS MGEX. Os produtos são armazenados em diretórios semanais (identificadas pela semana GPS de 4 dígitos) e identificadas por um acrónimo de duas letras para a agência contribuinte, seguido da letra "m" (para MGEX) no nome do arquivo.

19 Órbita precisa e produtos de relógio
Os centros de análise MGEX que estão atualmente contribuindo com produtos multi-GNSS são: Centro Nacional de Estudos Espaciais (CNES), Coleta de Localização de Satélites (CLS), Grupo de Pesquisa de Geodésia Espacial (GRGS); Centro de Determinação Orbital na Europa (CODE); GeoForschungsZentrum Potsdam (GFZ); Universidade Técnica de Munique (TUM); Universidade de Wuhan; Agência de Exploração Aeroespacial do Japão (JAXA); Centro Aeroespacial Alemão (DLR).

20 Órbita precisa e produtos de relógio

21 Exemplo do arquivo fornecido

22 Efemérides transmitidas
Os arquivos multi-GNSS das efemérides transmitidas são disponibilizados por BKG e TUM/DLR.

23 Efemérides transmitidas

24 Differential Code Biases (DCB)
Conhecimento adequado de Differential Code Biases (DCBs) é essencial em muitas aplicações de navegação, mas também em aplicações de não-navegação, como a análise da ionosfera e transferência de tempo. Com o grande número de novos sinais oferecidos pelo GNSS modernizado, a necessidade de uma abrangência de produtos multi-GNSS DCB surgiu. Os DCBs são derivados de diferenças da pseudodistância para corrigir o TEC (ionosfera) e cobrem todos os sinais disponíveis de GPS, GLONASS, Galileo e Beidou.

25 Differential Code Biases (DCB)
Como um produto padrão para aplicativos de usuários comuns, GNSS DCBs diários de satélite são fornecidos em arquivos anuais MGEXyyyy.bsx onde yyyy indica o ano. Já um conjunto completo de DCBs diários de satélite e da estação são fornecidos pelos arquivos: MGEXyyyy_all.bsx onde é usado para fins de referência e análises de tendências.

26 Differential Code Biases (DCB)

27 Differential Code Biases (DCB)

28 Produtos em Tempo Real Dados de observação multi-GNSS em tempo real de estações MGEX individuais, bem como um fluxo de efemérides transmitidas distintas são disponibilizados em “IGS-IP products caster”. As efemérides transmitidas são fornecidas por uma distribuição global de um conjunto de estações e cobre completamente as constelações GPS, GLONASS e Galileo. Para mais informações, os usuários são encaminhados para a página da web BKG em “Broadcast Ephemeris from EUREF & IGS Real-time GNSS Resources”.

29 Produtos em Tempo Real

30 Constelação O MGEX é formado pelos vários sistemas de navegação por satélite abaixo:

31 Crescimento da rede MGEX
Com base nas contribuições de várias agências nacionais, universidades e outras instituições voluntárias, a rede MGEX havia crescido para quase 90 estações até Setembro de 2013. Junho de 2013 Setembro de 2013

32 Crescimento da rede MGEX

33 Estações da MGEX Estações brasileiras
Estações brasileiras

34 E o Futuro? A expansão da capacidade de rastreamento multi-GNSS dentro do quadro de uma rede global IGS; O desenvolvimento de ferramentas de controle de qualidade dos sinas provenientes do Multi - GNSS (ruído, multicaminho, e assim por diante), e sua aplicação de rotina para o monitoramento da rede global; A consideração das constelações adicionais (Beidou, IRNSS e, opcionalmente SBAS) na geração efemérides precisa.

35 Site Oficial

36 Referências Bibliográficas
Montenbruck O., Steigenberger P., Khachikyan R., Weber G., Langley R.B., Mervart L., Hugentobler U., “ IGS- MGEX: Preparing the Ground for Multi – Constellation GNSS Scienc” Disponível em: MONTENBRUCK.pdf> Acesso em 06 de outubro de 2015 International GNSS Service, IGS. Disponível em: Acesso em 06 de outubro de 2015


Carregar ppt "Multi – GNSS Experiment"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google