A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O teu corpo precisa de se alimentar porque os alimentos ...

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O teu corpo precisa de se alimentar porque os alimentos ..."— Transcrição da apresentação:

1 O teu corpo precisa de se alimentar porque os alimentos ...
Estudo do Meio Nome : ______________________________________ Data : ___________ Informação : _________________ REVISÕES DE 3º ANO 1 – Liga cada função ao seu órgão principal. Função respiratória digestiva circulatória excretora Órgão Principal coração estômago pulmões rins 2 – Assinala com a resposta certa. X O teu corpo precisa de se alimentar porque os alimentos ... são saborosos. te dão energia e saúde. te ajudam a respirar. 3 – Observa o esquema e escreve nas etiquetas o nome dos órgãos que fazem parte do sistema urinário. • Os restantes órgãos fazem parte do aparelho ______________. 4 – Escreve V (Verdadeiro) ou F (Falso). • A função digestiva é responsável pela transformação dos alimentos. • O bolo alimentar forma-se na boca com a ajuda da saliva. • No estômago, com a ajuda do suco gástrico, os alimentos transformam-se em partículas cada vez maiores.

2 X 5 – Observa e completa as frases.
• A gravura representa o _____________ que é um órgão do aparelho ________________. • O líquido bombeado pelo coração chama-se __________ e é de cor ______________. • Na circulação, o sangue sai do coração pelas _______________ e regressa novamente ao coração pelas _______________. 6 – Assinala com X • Quando corremos ou fazemos esforço... o coração bate com mais força. o coração não bate. • Podemos saber o número de batimentos cardíacos... contando as pulsações. contando as horas de sono. 7 – A respiração é constituída por dois movimentos distintos : a inspiração e a expiração. Explica a diferença entre cada um deles. • Na expiração expulsamos um gás que faz mal à saúde. Esse gás é o ... oxigénio vapor de água dióxido de carbono 8 – Todos os seres vivos originam seres semelhantes a si mesmos. Isto é possível, graças à função ___________________________.

3 Estudo do Meio I Nome : ______________________________________
Data : ___________ Informação : _________________ I O CORPO HUMANO 1 – Pinta os animais vertebrados. 2 – Escreve V (Verdadeira) ou F (Falsa) em cada uma das afirmações. • O esqueleto é um conjunto de ossos. • Os ossos do corpo humano são todos iguais. • O fémur é o maior osso do corpo humano. • Os ossos encontram-se ligados pelas articulações. 3 – Quais são as principais funções do esqueleto ? 4 – Observa a gravura com atenção. 4.1 – A que parte do corpo corresponde o esqueleto representado ? 4.2 – Faz a legenda da figura. 1 - 4 - 2 - 5 - 3 - 6 -

4 arqueados flexíveis duros gordos elásticos
5 – Escreve o nome dos órgão protegidos pelas costelas e pelo esterno. 6 – Os músculos colaboram com os ossos no movimento do corpo, contraindo-se e distendendo-se. 6.1 – Dos adjectivos seguintes, escreve os que melhor caracterizam os músculos. arqueados flexíveis duros gordos elásticos 6.2 – Em qual das figuras 1 ou 2, os músculos assinalados com A estão contraídos ? 7 – Assinala com  a resposta certa. Os cordões esbranquiçados que ligam os músculos aos ossos chamam-se : fios musculares nervos cordas musculares tendões 8 – Existem músculos que não estão ligados aos ossos e cujo movimento não depende da nossa vontade, não podemos controlar. Assinala-os com . músculos do rosto coração músculos do braço músculos do pescoço músculos da perna estômago 9 – A pele é um órgão muito importante. Porquê ? 9.1 – Escreve o nome das camadas que a constituem.

5 10 – Na camada mais superficial encontram-se numerosos orifícios chamados poros.
Qual a sua importância ? 11 – Na derme localizam-se glândulas de secreção externa com a forma de um novelo e que produzem o suor. Essas glândulas chamam-se : salivares sudoríparas sebáceas 12 – Assinala com  só as frases verdadeiras. • Se a pele for destruída, os micróbios poderão penetrar no organismo originando um infecção. • Devo conservar a pele sempre suja para que seja saudável. • As unhas fazem parte da pele e devem estar sempre cortadas. • Na pele localiza-se o sentido do tacto. II A SEGURANÇA DO CORPO 1 – Observa as gravuras. 1.1 – Qual dos dois rapazes está sentado mantendo uma posição correcta ? 1.2 – O que pode acontecer quando estamos sentados e não mantemos uma posição correcta ? 2 – Os raios solares utilizados com moderação, têm uma acção benéfica para o organismo, mas uma exposição excessiva ao Sol pode ser muito prejudicial para a pele. 2.1 – Escreve uma consequência proveniente de cada uma das situações referidas.

6 3 – Como naquele dia estava muito calor, o João e o Tó decidiram ir para a praia.
3.1 – Escreve três conselhos que darias aos irmãos para se protegerem do Sol. 4 – Para poderes prestar os primeiros socorros deverás ter sempre à mão o equipamento necessário. 4.1 – Assinala com  o que deves ter sempre numa caixa de primeiros socorros. jornais adesivo algodão em rama desinfectantes ligaduras guardanapos canetas pensos rápidos tesoura gaze 5 – O Rui teve um acidente e fez uma fractura. 5.1 – Quando é que se diz que há uma fractura ? 5.2 – O que deverá a rapariga fazer de seguida ? 6 – Os incêndios põem em risco a vida das pessoas, animais e florestas. 6.1 – Indica alguns cuidados a ter, para prevenir incêndios nas habitações ou em locais públicos. 7 – De que forma podes colaborar na prevenção de incêndios, nas florestas ?

7 8 – A Marta e a Ana estavam em casa
8 – A Marta e a Ana estavam em casa. De repente começaram a sentir a Terra tremer. Os candeeiros oscilavam, os copos no armário abanavam, os livros na estante caíram. 8.1 – O que estava a acontecer ? 8.2 – Escreve certa ou errada na atitude que cada uma das irmãs teve durante o acontecimento. A Marta entrou em pânico. A Ana afastou-se das janelas. A Marta colocou-se debaixo da mesa. A Ana dirigiu-se ao elevador. 8.3 – Escreve duas medidas que elas deveriam ter tomado quando tudo terminou. Boa Sorte !!!

8 HISTÓRIA DE PORTUGAL – OS PRIMEIROS POVOS
Estudo do Meio Nome : ______________________________________ Data : ___________ Informação : _________________ I HISTÓRIA DE PORTUGAL – OS PRIMEIROS POVOS 1 – Faz a correspondência. Historiadores Estudam as fontes históricas Arqueólogos Objectos artísticos e utensílios do passado Vestígios Descobrem os vestígios da actividade humana 2 – Qual é o ponto de referência que os povos de tradição cristã escolheram para localizar no tempo os acontecimentos históricos ? 3 – Escreve o significado de : a.C. d.C. 4 – Qual o nome do povo do qual resultou a designação de Península Ibérica ? 5 – Escreve V (Verdadeira) ou F (Falsa) em cada uma das afirmações. A Península Ibérica foi sempre muito procurada pelas seguintes razões : boa situação geográfica. tinha um clima frio e um subsolo razoável. tinha boas praias para fazer castelos de areia. era a porta de comunicação entre a Europa e a África. tinha um clima ameno e um subsolo rico.

9 6 – Faz a correspondência correcta :
Fenícios Uso da moeda Gregos O sal como meio de conservação dos alimentos Cartagineses O alfabeto 7 – Qual o nome do guerreiro lusitano que combateu contra os exércitos romanos ? Pelágio Vingador Viriato Van Damme 8 – O que entendes por romanização ? 9 – Da lista que se segue, assinala os vestígios deixados pelos Romanos ? Pontes Templos Mesquitas Alfabeto Aquedutos Estradas Nora Castros 10 – Quais foram os povos bárbaros que vieram para a Península Ibérica ? 11 – Os Muçulmanos desejavam conquistar o Mundo. Porquê ? Assinala a(s) resposta(s) correcta(s). Porque a mãe os obrigava. Para aprender novas línguas. Para difundir o islamismo e conquistar território. 12 – Indica dois vestígios que este povo deixou no nosso território ?

10 HISTÓRIA DE PORTUGAL – A FORMAÇÃO DE PORTUGAL
II HISTÓRIA DE PORTUGAL – A FORMAÇÃO DE PORTUGAL 1 – Qual foi o primeiro reino cristão da Península Ibérica ? Qual o nome do seu rei ? 2 – Vários reinos cristãos se formaram com a Reconquista Cristã. Pinta-os. Oceano Atlântico Mar Mediterrâneo Leão – verde Castela – amarelo Aragão – Vermelho Navarra – azul 3 – Indica o nome de um cavaleiro francês que ajudou D. Afonso VI – rei de Leão na Reconquista. Qual foi a sua recompensa ? 3.1 – Qual era o seu maior desejo ? Ser rei de Castela. Ter uma filha. A independência do seu Condado.

11 4.1 – Em que ano se realizou essa batalha ?
4 – Assinala o nome da batalha na qual D. Afonso Henriques defrontou sua mãe. S. Gregório S. Gonçalo S. Mamede S. Domingos 4.1 – Em que ano se realizou essa batalha ? 5 – Quando se tornou rei D. Afonso Henriques ? 6 – Em que consistiu o Tratado de Zamora ? 7 – Os reis que sucederam a D. Afonso Henriques continuaram as conquistas de terras aos Mouros. Quais foram esses reis ? CONDADO PORTUCALENSE D. Afonso Henriques ? ? 8 – Completa o friso cronológico com as letras que marcaram acontecimentos importantes da história. Nascimento de Cristo 1050 1100 1150 1200 1250 1300 Séc. XI a.C. Séc. VIII a.C. Séc. VI a.C. Séc. III a.C. Séc. II a.C. . Séc. V d.C. Séc. VIII d.C. 218 139 409 711 1128 1143 1249 A – Os romanos chegam à Península Ibérica B – Batalha de S. Mamede C – Chegada dos Iberos à Península Ibérica D – Conquista do Algarve E – Tratado de Zamora F – Os Suevos e os Visigodos chegam à Península Ibérica G – Os Muçulmanos invadem a Península Ibérica H – Viriato é assassinado

12 HISTÓRIA DE PORTUGAL – CRISE DE 1383-1385
Estudo do Meio Nome : ______________________________________ Data : ___________ Informação : _________________ I HISTÓRIA DE PORTUGAL – CRISE DE 1 – Quais os motivos que levaram à crise de ? 2 – Diz o nome da batalha ocorrida em 1385 entre portugueses e castelhanos ? 3 – Que tipo de táctica utilizaram os portugueses para vencer os castelhanos ? 4 – Depois desta batalha, quem foi aclamado rei ? 5 – Quem mandou construir o Mosteiro da Batalha ? Porquê ?

13 HISTÓRIA DE PORTUGAL – OS DESCOBRIMENTOS
II HISTÓRIA DE PORTUGAL – OS DESCOBRIMENTOS 1 – A expansão de Portugal fez-se através dos Descobrimentos. 1.1 – Em que reinado se iniciou a época dos Descobrimentos ? 2 – Observa a imagem que representa uma personagem histórica portuguesa e assinala com  a resposta certa. A imagem representa : D. Afonso Henriques Infante D. Henrique Conde D. Henrique É uma personagem muito importante na história de Portugal por ter sido : um grande rei um grande navegador o impulsionador dos descobrimentos O filho de D. João I 3 – Que tipo de embarcações utilizam os navegadores portugueses, durante o período das descobertas ? 4 – Liga os navegadores, aos feitos praticados e à data da sua realização : Vasco da Gama descobriu o Brasil em 1498 Gil Eanes dobrou o Cabo das Tormentas em 1434 Pedro Álvares Cabral chegou à Índia em 1487 Bartolomeu Dias dobrou o Cabo Bojador em 1500

14 HISTÓRIA DE PORTUGAL – DOMÍNIO ESPANHOL
5 – Das terras descobertas chegavam a Portugal muitas riquezas. Escreve o nome de algumas dessas riquezas. 6 – As descobertas portuguesas levaram a nossa língua e os nossos costumes a todo o mundo e serviram de inspiração a artistas, poetas e escritores. Na literatura, a personagem representada tornou-se no maior poeta português ao escrever um poema épico inspirado na viagem de Vasco da Gama à Índia. 6.1 – Escreve o nome deste personagem. _______________ 6.2 – Escreve o nome da sua obra. _____________________ III HISTÓRIA DE PORTUGAL – DOMÍNIO ESPANHOL 1 – Dezembro é um mês de uma grande data histórica. 1.1 – Diz qual é o facto histórico que se comemora no feriado do dia 1 de Dezembro ? 1.2 – Quem governou Portugal durante 60 anos até ao dia da revolução do 1º de Dezembro ? 1.3 – Quem foi aclamado rei na gloriosa manhã de 1 de Dezembro de 1640 ?

15 HISTÓRIA DE PORTUGAL – A REPÚBLICA
IV HISTÓRIA DE PORTUGAL – A REPÚBLICA 1 – As gravuras representam a Bandeira Nacional, em épocas diferentes da nossa História. 1.1 – Que facto histórico está associado à mudança da primeira para a segunda bandeira ? 1.2 – Escreve a data desse facto histórico. 1.3 – Pinta a Bandeira Nacional da actualidade. 2 – Faz corresponder correctamente : ● Presidente Monarquia ● Rei ● Governo temporário República ● Governo vitalício 3 – Quais são os símbolos que representam Portugal ? 4 – Escreve o nome do actual Presidente da República. 5 – Um século é um período de : 50 anos 100 anos 10 anos 1000 anos

16 Estudo do Meio Nome : ______________________________________
Data : ___________ Informação : _________________ 1 – A Terra pode ser representada de duas formas. Liga correctamente. ● planisfério representação esférica ● globo representação numa superfície plana ● carta topográfica 1.1 – Completa com maior ou menor. A extensão da Terra ocupada pela parte líquida é três vezes ____________ que a ocupada pela parte sólida. 1.2 – Observa o mapa e faz a sua legenda. A C B D E 4 5 1 2 3 Oceanos Continentes 1 - _____________ 2 - _____________ 3 - _____________ 4 - _____________ 5 - _____________ A - _____________ B - _____________ C - _____________ D - _____________ E - _____________ 1.3 – Pinta no planisfério, a cores diferentes, a zona ocupada por Portugal Continental, e a dos arquipélagos dos Açores e da Madeira.

17 2 – Legenda as imagens com uma das palavras ilha ou arquipélago.
2.1 – Escreve o nome das ilhas que formam o arquipélago dos Açores. 2.2 – Assinala com  a resposta certa. Quando as ilhas são muito pequenas chamam-se… ilhinhas ilhéus A Baía do Funchal fica situada no arquipélago… dos Açores da Madeira Os ilhéus Desertas e Selvagens pertencem ao arquipélago… dos Açores da Madeira 3 – Em relação ao relevo, podemos dividir Portugal Continental em duas regiões. Observa a imagem. 3.1 – Em qual das partes A ou B se situam as serras de maior altitude ? 3.2 – Escreve o nome de duas serras da zona : mais montanhosa menos montanhosa

18 4 – A elevação portuguesa, de maior altitude, situa-se numa das regiões autónomas.
4.1 – Escreve o nome dessa região autónoma. 4.2 – Escreve o nome da elevação. 5 – Observa o gráfico que representa a altitude de algumas elevações de Portugal. 5.1 – Escreve o nome das serras : com menos de 1000 metros de altitude com mais de 1000 metros de altitude 5.2 – Das serras assinaladas, escreve as que se situam no arquipélago da Madeira. 5.3 – A serra mais alta de Portugal Continental, é a serra da ______________ que tem aproximadamente ________ metros de altitude. 6 – O «Queijo da Serra» é famoso em Portugal e também no estrangeiro, pela sua qualidade e óptimo paladar. Em que serra de Portugal é produzido esse queijo ?

19 Serra de Urbión (Espanha)
6.1 – Nessa serra, nasce o maior rio português. É o rio _____________________. 7 – No mapa estão representados alguns dos principais rios que desaguam na costa Portuguesa. 7.1 – Escreve o nome desses rios. 5 - ________________ 6 - ________________ 7 - ________________ 1 - ________________ 2 - ________________ 3 - ________________ 4 - ________________ 7.2 – Como podem ser aproveitadas as águas dos principais rios ? 7.3 – Assinala as espécies de peixe de água doce pescadas em Portugal. enguia sável carapau barbo sardinha truta pescada lampreia 8 – Preenche o quadro com o nome do rio, o local da nascente e da foz. Rio Nasce Desagua Sado Serra de Urbión (Espanha) Lisboa Guadiana 9 – Escreve o nome do rio que passa mais próximo da localidade onde vives. 10 – Como se chamam os cursos de água nas regiões autónomas dos Açores e da Madeira ? rios riachos afluentes ribeiras

20 11 – Portugal é banhado pelo mar numa grande extensão de terra.
A essa zona da terra que está em contacto com o mar chamamos : costa ou litoral interior 12 – A costa portuguesa pode apresentar aspectos diferentes. Faz corresponder correctamente. costa baixa e arenosa arriba montes de areia acumulada pelo vento cabo costa alta e rochosa duna prolongamento da terra pelo mar dentro praia 13 – Escreve o nome de uma praia que conheças. 14 – Devido à atracção da Lua e do Sol, o nível das águas do mar não é sempre igual. Escreve V (Verdadeira) ou F (Falsa). Às oscilações periódicas do nível das águas do mar, dá-se o nome de marés. Num período de 24 horas, aproximadamente, há duas subidas e duas descidas do nível das águas. Ao nível mais baixo das águas chama-se preia-mar. 15 – A gravura representa um farol. 15.1 – Para que servem os faróis ? 15.2 – Em que locais os podemos encontrar ?


Carregar ppt "O teu corpo precisa de se alimentar porque os alimentos ..."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google