A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Movimento Antropofágico

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Movimento Antropofágico"— Transcrição da apresentação:

1 Movimento Antropofágico
Foi uma manifestação artística brasileira de 1928, fundada e teorizada pelo poeta paulista Oswaldo de Andrade. Aprofunda as relações propostas do Pau-Brasil, propondo uma língua literária ‘’não catequizada’’

2 Movimento antropofágico
Antropo: Homem Fagia: Carne Usado metaforicamente Tem por objetivo a deglutição (daí o caráter metafórico da palavra "antropofágico") da cultura do outro externo, como a norte americana e européia e do outro interno, a cultura dos americanos   amerídios , dos    afrodescententes , dos eurodescendentes , dos descendentes de orientais, ou seja, não se deve negar a cultura estrangeira, e sim, ser absorvida. Em outras palavras, os artistas propunham uma devoração simbólica da cultura estrangeira, aproveitando suas inovações artísticas, porém sem a perda da nossa identidade cultural. Segundo uma crença indígena, comer o inimigo significava assimilar suas qualidades Suas ideias foram transmitidas pela Revista da Antropofagia.

3 Manifesto antropófago
‘’Só a Antropofagia nos une. Socialmente. Economicamente. Filosoficamente. Única lei do mundo. Expressão mascarada de todos os individualismos, de todos os coletivismos. De todas as religiões. De todos os tratados de paz. Tupi, or not tupi that is the question. Contra todas as catequeses. E contra a mãe dos Gracos. Só me interessa o que não é meu. Lei do homem. Lei do antropófago. Estamos fatigados de todos os maridos católicos suspeitosos postos em drama. Freud acabou com o enigma mulher e com outros sustos da psicologia impressa’’ Oswaldo de Andrade

4 Oswaldo de Andrade 1890-1954 / São Paulo
Foi jornalista, poeta, romancista e autor de peças teatrais. Idealizador dos principais manifestos com atitudes debochadas e irônicas. Oswald de Andrade pregava a liberdade na construção do texto, deixando de lado as formalidades encontradas nas obras dos períodos anteriores. O autor buscava, principalmente, formar uma identidade nacional e acreditava na relevância da cultura brasileira.

5 Tarsila do Amaral Tarsila do Amaral foi uma das mais importantes artistas plásticas brasileiras do movimento modernista. ( ) O quadro "Abaporu" pintado em é sua obra mais conhecida. Junto com os escritores Oswald de Andrade e Raul Bopp. 

6 Abaporu A tela foi pintada por Tarsila em 1928 e oferecida ao seu marido, o escritor Oswald de Andrade. Os elementos que constam da tela, especialmente a inusitada figura, despertaram em Oswald a ideia de criação do Movimento Antropofágico.

7 Raul Bopp 1898- 1984 / Rio Grande do Sul
Raul Bopp sempre conviveu em ambientes literários e teve como amigos diversos outros autores, como Carlos Drummond de Andrade. Teve muitas outras publicações tanto em prosa, quanto em poesia.

8 Cobra Norato ‘’ Esta é a floresta de hálito podre, parindo cobras. Rios magros obrigados a trabalhar. A correnteza arrepiada junto às margens descasca barrancos gosmentos. Raízes desdentadas mastigam lodo. A água chega cansada. Resvala devagarinho na vasa mole com medo de cair. A lama se amontoa. Num estirão alagado o charco engole a água do igarapé. Fede...’’’

9 Trabalho apresentado por:
Berenice Cristina José Alfredo Milca Costa Regina Helena Rosangela Braga Blog:


Carregar ppt "Movimento Antropofágico"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google