A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ABNT NBR 17240 Sistemas de Detecção e Alarme de Incêndio Projeto, instalação, comissionamento e manutenção de sistemas de detecção e alarme de incêndio.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ABNT NBR 17240 Sistemas de Detecção e Alarme de Incêndio Projeto, instalação, comissionamento e manutenção de sistemas de detecção e alarme de incêndio."— Transcrição da apresentação:

1 ABNT NBR Sistemas de Detecção e Alarme de Incêndio Projeto, instalação, comissionamento e manutenção de sistemas de detecção e alarme de incêndio - Requisitos Este modelo pode ser usado como arquivo de partida para apresentar materiais de treinamento em um cenário em grupo. Seções Clique com o botão direito em um slide para adicionar seções. Seções podem ajudar a organizar slides ou a facilitar a colaboração entre vários autores. Anotações Use a seção Anotações para anotações da apresentação ou para fornecer detalhes adicionais ao público. Exiba essas anotações no Modo de Exibição de Apresentação durante a sua apresentação. Considere o tamanho da fonte (importante para acessibilidade, visibilidade, gravação em vídeo e produção online) Cores coordenadas Preste atenção especial aos gráficos, tabelas e caixas de texto. Leve em consideração que os participantes irão imprimir em preto-e-branco ou escala de cinza. Execute uma impressão de teste para ter certeza de que as suas cores irão funcionar quando forem impressas em preto-e-branco puros e escala de cinza. Elementos gráficos, tabelas e gráficos Mantenha a simplicidade: se possível, use estilos e cores consistentes e não confusos. Rotule todos os gráficos e tabelas. Diego Aquino da Mota 07/02/2011

2 Introdução Definir os objetivos da detecção e alarme de incêndio e suas implicações básicas para a segurança de pessoas, do patrimônio e do meio ambiente. A tecnologia destes sistemas evoluiu muito desde 1998 (NBR 9441), por este motivo optou-se por criar uma nova norma contemplando as recentes tecnologias. Forneça uma breve visão geral da apresentação. Descreva o foco principal da apresentação e por que ela é importante. Introduza cada um dos principais tópicos. Para fornecer um roteiro para o público, você pode repita este slide de Visão Geral por toda a apresentação, realçando o tópico específico que você discutirá em seguida.

3 ESCOPO Esta norma contempla requisitos para: Projeto; Instalação;
Comissionamento; Manutenção. Esta é outra opção para um slide de Visão Geral usando transições.

4 ESCOPO Esta norma NÃO contempla: Sistemas Wireless;
Detectores stand alone; Detecção de gases; Sistemas com tensão diferente de 24 Vcc.

5 Termos E Definições

6 Laço classe A; Laço classe B; Detector Linear; Manutenção Corretiva; Manutenção Preventiva; Módulo Isolador; Números de Troca de Ar; Painel Repetidor; Painel Sinóptico; Zona;

7 Circuito de detecção Classe A
Todo circuito no qual existe a fação de retorno à central (laço de ida e volta – circuito redundante), de forma que uma eventual interrupção em qualquer ponto desse circuito não implique paralisação parcial ou total de seu funcionamento. Nota: Recomenda-se que o circuito de retorno à central tenha trajeto distinto daquele da central proveniente. Circuito de detecção Classe B Todo circuito no qual não existe a fação de retorno à central, de forma que uma eventual interrupção em qualquer ponto deste circuito implique paralisação parcial ou total de seu funcionamento.

8 ABNT NBR 17240:2010 4 5 6 Planejamento do Sistema Projeto do Sistema
Requisitos do Sistema 6 Esta é outra opção para um slide de Visão Geral.

9 ABNT NBR 17240:2010 7 8 9 10 Instalação do Sistema
Comissionamento e Entrega do Sistema 8 Treinamento de Operação do Sistema 9 Manutenção 10 Esta é outra opção para um slide de Visão Geral.

10 4 Planejamento do Sistema
Responsabilidades: recomenda-se uma declaração por escrito de responsabilidade do instalador para a instalação do sistema. Deve ser assinado pelas pessoas responsáveis descrevendo em detalhes seus campos de responsabilidade; Qualificações (experiência); Documentação; Plantas, material alocado, atmosferas corrosivas, influências eletromagnéticas, temperatura máxima do ambiente, número de trocas de ar, “descrição da infraestrutura”, automação... O Que o público poderá fazer após a conclusão deste treinamento? Descreva brevemente cada objetivo e como o público se beneficiará apresentação.

11 5 Projeto do Sistema 5.1 - Tipos de Sistemas de detecção:
Sistema de Detecção Convencional; Sistema de Detecção Endereçável; O Que o público poderá fazer após a conclusão deste treinamento? Descreva brevemente cada objetivo e como o público se beneficiará apresentação.

12 5 Projeto do Sistema 5.2 – Conteúdo do Projeto
Planta com a localização de todos os dispositivos (Anexo A) e esquema de ligação. Todos os dispositivos devem possuir sua identificação dentro do sistema; Especificação dos equipamentos e suas características; O Que o público poderá fazer após a conclusão deste treinamento? Descreva brevemente cada objetivo e como o público se beneficiará apresentação.

13 5 Projeto do Sistema 5.2 – Conteúdo do Projeto
Diagrama multifilar típico, mostrar a interligação de todo o sistema; Lista completa dos dispositivos (descrição, modelo, fabricante e quantidade); Cálculo das fontes de alimentação e baterias; O Que o público poderá fazer após a conclusão deste treinamento? Descreva brevemente cada objetivo e como o público se beneficiará apresentação.

14 5 Projeto do Sistema 5.2 – Conteúdo do Projeto
Quadro resumo da instalação: Número de circuitos e suas áreas de monitoramento; Quantidade e tipo de detectores, acionadores manuais, módulos... (por circuito); Quantidade e tipo de dispositivos a serem atuados... (por circuito); O Que o público poderá fazer após a conclusão deste treinamento? Descreva brevemente cada objetivo e como o público se beneficiará apresentação.

15 5 Projeto do Sistema 5.2 – Conteúdo do Projeto
Quadro resumo da instalação: Tabela da lógica dos alarmes, sinalizações, comandos e sinalizadores; Interfaces com outros sistemas; Manuais de operação e manutenção preventiva, instruções completas de operações, comandos e ferramentas necessárias. O Que o público poderá fazer após a conclusão deste treinamento? Descreva brevemente cada objetivo e como o público se beneficiará apresentação.

16 5 Projeto do Sistema 5.3 – Central, painel repetidor e painel sinóptico Central: local de fácil acesso, salas de controle, segurança, brigada de incêndio, este dispositivo deve ser monitorado 24h por dia; É recomendado instalar uma central, painel repetidor ou um sinóptico junto a entrada da edificação; O Que o público poderá fazer após a conclusão deste treinamento? Descreva brevemente cada objetivo e como o público se beneficiará apresentação.

17 5 Projeto do Sistema 5.3 – Central, painel repetidor e painel sinóptico Cálculos das fontes de alimentação e baterias conforme Anexo B; Instalar central para operação em pé: Entre 1,40 m e 1,60 m. Instalar central para operação sentada: Entre 1,10 m e 1,20 m. O Que o público poderá fazer após a conclusão deste treinamento? Descreva brevemente cada objetivo e como o público se beneficiará apresentação.

18 5 Projeto do Sistema 5.4 – Detectores de Incêndio
Selecionar conforme o ambiente, material alocado, altura e forma do teto... Em caso da área supervisionada possuir poeira, fumaça ou gases agressivos, que possam vir a reduzir o tempo de manutenção preventiva e até mesmo a vida útil dos dispositivos, o projetista deve anotar essas considerações no projeto e manual de manutenção. O Que o público poderá fazer após a conclusão deste treinamento? Descreva brevemente cada objetivo e como o público se beneficiará apresentação.

19 5 Projeto do Sistema 5.4.1 – Detectores pontuais de fumaça
Não deve ser utilizado em ambientes com presença de vapor, gases ou muitas partículas em suspenção; Altura máxima de 8 metros, área máxima de atuação 81 𝑚 2 . Raio de 6,3 metros. Devem estar no mínimo a uma distância de 15 cm o seu obstáculo lateral. O Que o público poderá fazer após a conclusão deste treinamento? Descreva brevemente cada objetivo e como o público se beneficiará apresentação.

20 5 Projeto do Sistema 5.4.1– Detectores pontuais de fumaça
Em caso de instalação na parede lateral, deve ficar entre 15 e 30 cm do teto. VIGA: Entre 21 e 60 cm – reduzir a área de atuação do detector em 2/3; Acima de 60 cm – reduzir pela metade. O Que o público poderá fazer após a conclusão deste treinamento? Descreva brevemente cada objetivo e como o público se beneficiará apresentação.

21 5 Projeto do Sistema 5.4.1 – Detectores pontuais de fumaça
Tetos inclinados com e sem ventilação na cumeeira: Uma fileira de detectores deve ser instalada no máximo a 90 cm da cumeeira. (pág. 15 e 16) O Que o público poderá fazer após a conclusão deste treinamento? Descreva brevemente cada objetivo e como o público se beneficiará apresentação.

22 5 Projeto do Sistema 5.4.1 – Detectores pontuais de fumaça
Tetos em ambientes no qual haja possibilidade de ocorrer o fenômeno da estratificação do ar: Instalar os detectores alternadamente em níveis distintos. (pág. 17) O Que o público poderá fazer após a conclusão deste treinamento? Descreva brevemente cada objetivo e como o público se beneficiará apresentação.

23 5 Projeto do Sistema 5.4.1 – Detectores pontuais de fumaça
O número de trocas de ar do ambiente deve ser considerado para dimensionar o número de detectores; A área de atuação máxima do detector deve ser considerada para ambientes com no máximo 8 trocas de ar/hora. O Que o público poderá fazer após a conclusão deste treinamento? Descreva brevemente cada objetivo e como o público se beneficiará apresentação.

24 O Que o público poderá fazer após a conclusão deste treinamento
O Que o público poderá fazer após a conclusão deste treinamento? Descreva brevemente cada objetivo e como o público se beneficiará apresentação.

25 5 Projeto do Sistema 5.4.1 – Detectores pontuais de fumaça
Recomenda-se instalar detectores junto ao retorno do ar em ar condicionados e ventilação forçada; Estes detectores instalados junto aos dutos são considerados complementares; Locais de armazenamento em prateleiras, sendo estas com altura superior a 8 metros (pág. 19). O Que o público poderá fazer após a conclusão deste treinamento? Descreva brevemente cada objetivo e como o público se beneficiará apresentação.

26 5 Projeto do Sistema 5.4.1 – Detectores pontuais de fumaça
Não é permitido proteger parte de um ambiente com detectores de fumaça e outra parte com detectores térmicos; Quando a a detecção só pode ser garantida em uma determinada condição específica do ambiente, esta deve ser claramente registrada no projeto O Que o público poderá fazer após a conclusão deste treinamento? Descreva brevemente cada objetivo e como o público se beneficiará apresentação.

27 5 Projeto do Sistema 5.4.2 – Detectores pontuais de temperatura:
Utilizados para monitorar ambientes com presença de materiais, cuja característica da combustão é gerar muito calor e pouca fumaça; Detectores de temperatura fixa e termovelocimétrico. O Que o público poderá fazer após a conclusão deste treinamento? Descreva brevemente cada objetivo e como o público se beneficiará apresentação.

28 5 Projeto do Sistema 5.4.2– Detectores pontuais de temperatura:
Área de atuação em ambientes planos com vigas de no máximo 20 cm e altura de até 5 metros: Circunferência de raio = 4,2 metros; VIGAS: mesma proporção dos detectores de fumaça; O Que o público poderá fazer após a conclusão deste treinamento? Descreva brevemente cada objetivo e como o público se beneficiará apresentação.

29 5 Projeto do Sistema 5.4.2 – Detectores pontuais de temperatura:
Em tetos com vigas, os detectores pontuais devem ser instalados junto ao teto. Quando ocorrer estratificação do ar, para conseguir menor tempo de resposta, os detectores devem ser instalados na face inferior da viga. O Que o público poderá fazer após a conclusão deste treinamento? Descreva brevemente cada objetivo e como o público se beneficiará apresentação.

30 5 Projeto do Sistema 5.4.2 – Detectores pontuais de temperatura:
Obedecer a seleção do detector de acordo com a Tabela 1 (pág. 23), conforme temperatura; O Que o público poderá fazer após a conclusão deste treinamento? Descreva brevemente cada objetivo e como o público se beneficiará apresentação.

31 5 Projeto do Sistema O Que o público poderá fazer após a conclusão deste treinamento? Descreva brevemente cada objetivo e como o público se beneficiará apresentação.

32 5 Projeto do Sistema 5.4.2 – Detectores pontuais de temperatura:
Em locais com teto plano de altura superior a 5 metros, o espaçamento entre os detectores pontuais térmicos devem obedecer a tabela 2 (pág. 23) O Que o público poderá fazer após a conclusão deste treinamento? Descreva brevemente cada objetivo e como o público se beneficiará apresentação.

33 5 Projeto do Sistema O Que o público poderá fazer após a conclusão deste treinamento? Descreva brevemente cada objetivo e como o público se beneficiará apresentação.

34 5 Projeto do Sistema 5.4.3 – Detectores de chama:
Deve ser instalado de forma que seu campo de visão não seja impedido por obstáculos; Indicado em áreas abertas ou semiabertas onde ventos podem dissipara a fumaça e calor; O Que o público poderá fazer após a conclusão deste treinamento? Descreva brevemente cada objetivo e como o público se beneficiará apresentação.

35 5 Projeto do Sistema 5.4.3 – Detectores de chama:
A localização, espaçamento e tipo dos detectores de chama devem resultar de uma análise do risco, considerando o seguinte: Propósito do sistema, materiais combustíveis, presença de outras fontes de radiações, campo de visão do detector, sensibilidade, distância entre o detector e a provável chama e tempo de resposta. O Que o público poderá fazer após a conclusão deste treinamento? Descreva brevemente cada objetivo e como o público se beneficiará apresentação.

36 5 Projeto do Sistema 5.4.3 – Detectores de chama:
Quando estes detectores forem instalados em ambientes com muita vibração, deve ser previsto suportes especiais para amortecimento da vibração; Quando os detectores forem utilizados para comandar sistemas automáticos de combate a incêndio, deve ser previsto no mínimo dois detectores com zonas distintas; O Que o público poderá fazer após a conclusão deste treinamento? Descreva brevemente cada objetivo e como o público se beneficiará apresentação.

37 5 Projeto do Sistema 5.4.3 – Detectores de chama:
O as built do projeto deve contemplar posicionamento de todos os detectores de chama em planta baixa e de elevação (cortes), incluindo seus campos de visão, os equipamentos a serem protegidos e os possíveis obstáculos existentes no local. O Que o público poderá fazer após a conclusão deste treinamento? Descreva brevemente cada objetivo e como o público se beneficiará apresentação.

38 5 Projeto do Sistema 5.4.4 – Detectores lineares de fumaça:
Sempre verificar as especificações referente a área, distâncias e outras variáveis requisitadas pelo projeto, além de nunca ultrapassar a especificação da norma, mesmo que o fabricante informe que o dispositivo cubra área maior; A distância entre o detector linear de fumaça e o plano do teto deve ser entre 30 cm e 1 metro, levando em consideração as características do teto, estratificação e ventilação; O Que o público poderá fazer após a conclusão deste treinamento? Descreva brevemente cada objetivo e como o público se beneficiará apresentação.

39 5 Projeto do Sistema 5.4.4 – Detectores lineares de fumaça:
A distância entre o receptor/refletor não pode ultrapassar 100 metros; A distância entre os feixes de luz não pode exceder 15 metros; A distância entre o detector mais próximo da parede paralela ao feixe deve ser de no máximo 7,5 metros; A distância entre o detector e a parede atrás deste deve ser no máximo de 3,75 metros, em condições normais (8 trocas de ar); O Que o público poderá fazer após a conclusão deste treinamento? Descreva brevemente cada objetivo e como o público se beneficiará apresentação.

40 5 Projeto do Sistema 5.4.4 – Detectores lineares de fumaça:
Em locais com vigas devem ser consideradas as mesmas condições impostas para os detectores pontuais de fumaça; Devem ser informados no projeto as distâncias máximas e mínimas permitidas entre emissor e receptor, bem como os valores máximos e mínimos para ajuste de sensibilidade desses detectores. O Que o público poderá fazer após a conclusão deste treinamento? Descreva brevemente cada objetivo e como o público se beneficiará apresentação.

41 5 Projeto do Sistema 5.4.5 – Detectores lineares de temperatura:
Obedecer todas as especificações informadas pelo fabricante (comprimento máximo, flexibilidade, resistência mecânica, raio limite da área de cobertura e características físicas do cabo); O Que o público poderá fazer após a conclusão deste treinamento? Descreva brevemente cada objetivo e como o público se beneficiará apresentação.

42 5 Projeto do Sistema 5.4.6 – Detector de fumaça por amostragem de ar:
Cada ponto de amostragem de um detector de fumaça por amostragem de ar será considerado como um detector pontual de fumaça para condições de posicionamento e espaçamento; Tempo máximo de transporte da amostra de ar do ponto mais distante até a câmara de análise pelo detector deve ser de 120 s; O Que o público poderá fazer após a conclusão deste treinamento? Descreva brevemente cada objetivo e como o público se beneficiará apresentação.

43 5 Projeto do Sistema 5.4.6 – Detector de fumaça por amostragem de ar:
A tubulação de amostragem deve ser claramente identificada a cada 3 metros, com o texto “Detecção de incêndio – Tubo de amostragem”; Em instalações onde o local é estanque ou com diferença de pressão com a atmosfera externa, o tubo de exaustão do ar deve retornar ao mesmo ambiente; O Que o público poderá fazer após a conclusão deste treinamento? Descreva brevemente cada objetivo e como o público se beneficiará apresentação.

44 5 Projeto do Sistema 5.4.6 – Detector de fumaça por amostragem de ar:
Em áreas classificadas o detector deve ser aprovado para a mesma classificação Zona Ex. Este requisito é aplicável em situações que o equipamento de detecção estiver tanto dentro como fora da área protegida e classificada como explosiva. O Que o público poderá fazer após a conclusão deste treinamento? Descreva brevemente cada objetivo e como o público se beneficiará apresentação.

45 5 Projeto do Sistema 5.4.4 – Detector de fumaça por amostragem de ar:
Não é recomendado este sistema acionar sistemas de combate sem a confirmação por outro tipo de detector; Não é permitida zona cruzada com dois níveis de sensibilidade de um mesmo detector; O Que o público poderá fazer após a conclusão deste treinamento? Descreva brevemente cada objetivo e como o público se beneficiará apresentação.

46 5 Projeto do Sistema 5.4.4 – Detector de fumaça por amostragem de ar:
Deve ser fornecido projeto isométrico com o comprimento e diâmetro dos tubos, conexões, posição e diâmetro dos pontos de amostragem; Deve ser informado o comprimento máximo permitido pelo fabricante e o máximo atingido pelo projeto; O Que o público poderá fazer após a conclusão deste treinamento? Descreva brevemente cada objetivo e como o público se beneficiará apresentação.

47 5 Projeto do Sistema 5.4.4 – Detector de fumaça por amostragem de ar:
O projetista deve fornecer memória de cálculo indicando o diâmetro e a pressão negativa em cada ponto de amostragem, tempo de transporte da amostra e sensibilidade total do detector (software do fabricante). O Que o público poderá fazer após a conclusão deste treinamento? Descreva brevemente cada objetivo e como o público se beneficiará apresentação.

48 5 Projeto do Sistema 5.4.5 – Acionador manual:
Deve ser instalado a uma altura entre 90 cm e 1,35 m. A distância máxima a ser percorrida por uma pessoa até o acionador manual mais próximo não pode ser superior 30 metros. Nos edifícios cada pavimento deve ter pelo menos um acionador manual; O Que o público poderá fazer após a conclusão deste treinamento? Descreva brevemente cada objetivo e como o público se beneficiará apresentação.

49 5 Projeto do Sistema 5.4.5 – Acionador manual:
Nos mezaninos só estarão dispensados desta exigência se a distância percorrida por uma pessoa, do ponto mais desfavorável do mezanino até o acionador manual mais próximo, for inferior a 30 metros. O Que o público poderá fazer após a conclusão deste treinamento? Descreva brevemente cada objetivo e como o público se beneficiará apresentação.

50 5 Projeto do Sistema 5.4.6 – Sinalizadores sonoros e/ou visuais:
Estes sinalizadores devem ser instalados em quantidades suficientes, nos locais que permitam visualização e/ou audição no ambiente no qual estão instalados; Devem ser supervisionados pela central com relação a rompimento de fios; Devem ser instalados a uma altura entre 2,20 e 3,50 m; O Que o público poderá fazer após a conclusão deste treinamento? Descreva brevemente cada objetivo e como o público se beneficiará apresentação.

51 5 Projeto do Sistema 5.4.6 – Sinalizadores sonoros e/ou visuais:
Em locais com nível sonoro acima de 105dBA, além dos sinalizadores sonoros, devem ser instalados sinalizadores visuais; Em locais onde as pessoas trabalham com protetores auriculares, devem ser instalados sinalizadores visuais. O Que o público poderá fazer após a conclusão deste treinamento? Descreva brevemente cada objetivo e como o público se beneficiará apresentação.

52 5 Projeto do Sistema 5.4.7 – Sistemas automáticos de combate a incêndio: Todos os circuitos de comando para descarga de sistemas automáticos devem se supervisionados contra rompimentos de fios; Em locais habitados, deve haver sinalização sonora e visual para que haja tempo suficiente que as pessoas façam a evacuação do local até que seja disparado o agente químico; O Que o público poderá fazer após a conclusão deste treinamento? Descreva brevemente cada objetivo e como o público se beneficiará apresentação.

53 5 Projeto do Sistema 5.4.7 – Sistemas automáticos de combate a incêndio: O sistema que comanda o combate automático em local habitado deve possuir laço cruzado com no mínimo dois detectores independentes; Somente é permitido o sistema ser de laço simples se o local em que será liberado o agente não apresente risco às pessoas; O Que o público poderá fazer após a conclusão deste treinamento? Descreva brevemente cada objetivo e como o público se beneficiará apresentação.

54 5 Projeto do Sistema 5.4.7 – Sistemas automáticos de combate a incêndio: Cada laço deve possuir sua sinalização distinta; Os acionadores manuais com função de combate devem se diferenciados ou devidamente identificados para isso; Em áreas habitadas devem haver chave de bloqueio do sistema de combate; O Que o público poderá fazer após a conclusão deste treinamento? Descreva brevemente cada objetivo e como o público se beneficiará apresentação.

55 5 Projeto do Sistema 5.4.7 – Sistemas automáticos de combate a incêndio: Todas as operações de bloqueio devem ser sinalizadas na central; Deve ser previsto um dispositivo de disparo mecânico do sistema de combate; O Que o público poderá fazer após a conclusão deste treinamento? Descreva brevemente cada objetivo e como o público se beneficiará apresentação.

56 6 Requisitos do Sistema Use um cabeçalho de seção para cada um dos tópicos, para que a transição seja evidente ao público.

57 6 Requisitos do Sistema 6.1 – Central Existência de identificação:
Nome do fabricante, endereço e telefone; Ano de fabricação, modelo e número de série; Dados do fornecedor e/ou instalador do sistema: endereço e telefone. O Que o público poderá fazer após a conclusão deste treinamento? Descreva brevemente cada objetivo e como o público se beneficiará apresentação.

58 6 Requisitos do Sistema 6.1 – Central
As baterias devem ser dimensionadas para demanda total do sistema, com todas os sinalizadores ativados por no mínimo 15 minutos e em condições normais (sem alarmes) por 24 horas e após este período deve suportar operar durante 5 minutos com todos os sinalizadores ativados; O Que o público poderá fazer após a conclusão deste treinamento? Descreva brevemente cada objetivo e como o público se beneficiará apresentação.

59 6 Requisitos do Sistema 6.1 – Central
Todos os circuitos de detecção, alarme e comando, devem ser monitorados contra rompimento dos fios; O Que o público poderá fazer após a conclusão deste treinamento? Descreva brevemente cada objetivo e como o público se beneficiará apresentação.

60 6 Requisitos do Sistema 6.3 – Detectores de incêndio
6.3.3 – Detector de chama: Tempo máximo de resposta de 5 segundos. 6.3.4 – Detector linear de fumaça: Caso o feixe de luz no receptor se interrompa totalmente, um sinal de falha deve ser ativado na central. O Que o público poderá fazer após a conclusão deste treinamento? Descreva brevemente cada objetivo e como o público se beneficiará apresentação.

61 6 Requisitos do Sistema 6.4 – Acionadores manuais
Quando a informação de ativação destes dispositivos forem escritas, devem ser em língua portuguesa (Brasil); É recomendado que o acionador manual sinalize localmente as condições de alarme e supervisão da linha de detecção. O Que o público poderá fazer após a conclusão deste treinamento? Descreva brevemente cada objetivo e como o público se beneficiará apresentação.

62 6 Requisitos do Sistema 6.6 – Circuitos elétricos do sistema
Um circuito de detecção convencional pode monitorar no máximo uma área de cobertura de 𝑚 2 . Isto significa combinação de no máximo 20 dispositivos, entre detectores e acionadores manuais; Cada andar da edificação deve ter pelo menos um laço ou circuito distinto, no caso de sistemas convencionais; O Que o público poderá fazer após a conclusão deste treinamento? Descreva brevemente cada objetivo e como o público se beneficiará apresentação.

63 6 Requisitos do Sistema 6.6 – Circuitos elétricos do sistema
Para sistemas endereçáveis devem ser previstos módulos isoladores para separar os dispositivos em zonas. Estas zonas devem atender aos critérios dos sistemas convencionais; Em ambientes com painéis elétricos, líquidos e gases inflamáveis com área superior a área de atuação de um detector, deve ser instalados 2 detectores; O Que o público poderá fazer após a conclusão deste treinamento? Descreva brevemente cada objetivo e como o público se beneficiará apresentação.

64 6 Requisitos do Sistema 6.6 – Circuitos elétricos do sistema
Em caso de circuitos de detecção em classe A, a blindagem, quando existente, deve ser aterrada na central. O Que o público poderá fazer após a conclusão deste treinamento? Descreva brevemente cada objetivo e como o público se beneficiará apresentação.

65 6 Requisitos do Sistema 6.7 – Infraestrutura:
Toda rede de eletrodutos deve ser dedicada; Todos os eletrodutos, caixas de passagens, blindagens de cabos e partes metálicas devem estar aterrados ao mesmo ponto referencial; Circuitos com tensão diferente de 24 Vcc devem ser instalados em eletrodutos separados; Toda rede de eletrodutos deve ser identificada a cada 3 metros (máximo) com anéis de 2 cm de largura mínima, na cor vermelha. O Que o público poderá fazer após a conclusão deste treinamento? Descreva brevemente cada objetivo e como o público se beneficiará apresentação.

66 6 Requisitos do Sistema 6.7 – Fiação:
Os circuitos devem atender aos requisitos da ABNT NBR5410; Os condutores devem de cobre, ter isolação não propagante à chama, que resista a temperatura igual a 70 graus ᵒC. A tensão de isolação deve ser no mínimo de 600 Vac e bitola adequada, sendo a mínima permitida de 0,75 mm². O Que o público poderá fazer após a conclusão deste treinamento? Descreva brevemente cada objetivo e como o público se beneficiará apresentação.

67 6 Requisitos do Sistema 6.7 – Fiação:
Em caso de utilização em eletrodutos não metálicos, os fios devem ser necessariamente blindados e a blindagem deve ser aterrada na central; A isolação térmica deve ser no mínimo 20 °C acima da temperatura do ambiente; Não são permitidas soldas ou emendas de fios. Quando necessárias emendas, estas devem ser feitas nos bornes dos detectores... O Que o público poderá fazer após a conclusão deste treinamento? Descreva brevemente cada objetivo e como o público se beneficiará apresentação.

68 6 Requisitos do Sistema 6.7 – Fiação:
A resistência não deve ultrapassar 50 Ω entre a central e o ponto mais distante do sistema; Em cada circuito do sistema, os condutores devem possuir cores distintas, de forma a identificar a polaridade do circuito. A capa externa dos cabos aparentes deve ser vermelha; O Que o público poderá fazer após a conclusão deste treinamento? Descreva brevemente cada objetivo e como o público se beneficiará apresentação.

69 6 Requisitos do Sistema 6.7 – Fiação:
A distância mínima entre cabos e fios do sistema de detecção e os fios de energia de alimentação 127/220 Vac deve ser de 50 cm; São permitidas fibras ópticas na interligação entre equipamentos, desde que atendam ao requisito de supervisão. O Que o público poderá fazer após a conclusão deste treinamento? Descreva brevemente cada objetivo e como o público se beneficiará apresentação.

70 7 Instalação do Sistema Responsabilidade e Qualificações.
O Que o público poderá fazer após a conclusão deste treinamento? Descreva brevemente cada objetivo e como o público se beneficiará apresentação.

71 8 Comissionamento e Entrega do Sistema
Deve ser feita a verificação de 100% do sistema; O cliente final deve ser convocado para acompanhar a execução do comissionamento do sistema; O resultado dos ensaios devem ser registrados e assinado pelo instalador, fazendo parte da documentação final de entrega do sistema. O Que o público poderá fazer após a conclusão deste treinamento? Descreva brevemente cada objetivo e como o público se beneficiará apresentação.

72 9 Treinamento de Operação do Sistema
O treinamento deve abordar no mínimo os seguintes tópicos: Sinalização visual e sonora, teclas de comando e controle, medidores ou similares, funções principais do sistema, procedimento em caso de alarme, falha ..., procedimentos para desativar e ativar partes do sistema e fazer a apresentação dos dados contidos na identificação dos componentes do sistema, com datas de fabricação, número de série e/ou lote. O Que o público poderá fazer após a conclusão deste treinamento? Descreva brevemente cada objetivo e como o público se beneficiará apresentação.

73 10 Manutenção Após cada manutenção, deve ser apresentado relatório de manutenção assinado, citando as condições de funcionamento do sistema, registrando data, hora do serviço e período de garantia dos serviços executados; Realizar a limpeza dos componentes do sistema (se necessário); Na instalação posterior de um sistema de ar-condicionado, o sistema de detecção deve ser adequado em até 30 dias O Que o público poderá fazer após a conclusão deste treinamento? Descreva brevemente cada objetivo e como o público se beneficiará apresentação.

74 10 Manutenção Em caso de alteração de layout o sistema de detecção e alarme de incêndio deve ser atualizado em até 30 dias; O usuário final é responsável pela manutenção preventiva e corretiva do sistema de detecção, alarme e combate a incêndios. O Que o público poderá fazer após a conclusão deste treinamento? Descreva brevemente cada objetivo e como o público se beneficiará apresentação.

75 10 Manutenção Roteiro mínimo de manutenção preventiva:
Medição da corrente dos sistemas em cada circuito, comparar com a medição anterior; Verificação da supervisão de cada circuito; Verificação visual do estado geral dos componentes da central; Verificar carga das baterias; Medição da tensão da fonte primária; O Que o público poderá fazer após a conclusão deste treinamento? Descreva brevemente cada objetivo e como o público se beneficiará apresentação.

76 10 Manutenção Ensaio funcional por amostragem com gás apropriado, fonte de calor, ou procedimento documentado recomendado, no mínimo 25% do total de detectores a cada 3 meses; Ensaio de todos acionadores manuais do sistema a cada 3 meses; Ensaio funcional de todos sinalizadores a cada 3 meses; Ensaio funcional de todos comandos, incluindo sistemas de combate a incêndio a cada 3 meses; O Que o público poderá fazer após a conclusão deste treinamento? Descreva brevemente cada objetivo e como o público se beneficiará apresentação.

77 10 Manutenção Ensaio funcional dos painéis repetidores a cada 3 meses;
Verificar se houve alteração nas dimensões da área protegida, ocupação, utilização, equipamentos, ventilação, piso elevado, forro ou criação de novas áreas em relação a última revisão do projeto; Verificação de danos na rede de eletrodutos ou fiação. O Que o público poderá fazer após a conclusão deste treinamento? Descreva brevemente cada objetivo e como o público se beneficiará apresentação.

78 Microsoft Excelência em Engenharia
Obrigado pela atenção! Confidencial da Microsoft


Carregar ppt "ABNT NBR 17240 Sistemas de Detecção e Alarme de Incêndio Projeto, instalação, comissionamento e manutenção de sistemas de detecção e alarme de incêndio."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google