A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Gestão Estratégica de Negócios

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Gestão Estratégica de Negócios"— Transcrição da apresentação:

1 Gestão Estratégica de Negócios

2 Gestão Estratégica de Negócios
Plano de Aula : Conceitos Reflexão/Discussão Dinâmicas de grupo Eu não sabia .....

3 Gestão Estratégica de Negócios
Avaliação : Trabalho final % Trabalho em Grupo % Sua Participação % Eu Não Sabia %

4 Gestão Estratégica de Negócios
Apresentação Pessoal Escrevam um “Anúncio Classificado”: um texto simples, curto e atraente, igual a um anúncio comum desses que se lê em jornais e revistas. Este texto deve “anunciar” o seu autor, como se a própria pessoa fosse um produto ou serviço que todos gostariam de comprar ou conhecer. Fale de suas características, vantagens e benefícios Usem a sua criatividade. Lembrem-se : Vocês estão em curso de Gestão Estratégica de Negócios Saibam se vender Sejam éticos, sinceros. Um produto bem vendido mas que não tenha consistência com a realidade não se mantém Ninguém deve escrever o próprio nome.

5 Gestão Estratégica de Negócios
Ementa do Curso : É uma breve apresentação do conteúdo do projeto. Deve ser feita de forma clara e concisa. Através dela, se tem conhecimento imediato da matéria a ser trabalhada Dar suporte ao conhecimento estratégico de profissionais cuja área de atuação seja as áreas comerciais e negócios, onde o planejamento de vendas, a organização das atividades e a profissionalização desse profissional redundem em um maior desempenho em suas atividades cotidianas. Estoque de Informação/Conhecimento

6 Gestão Estratégica de Negócios
Definições

7 Gestão Estratégica de Negócios
O que significa Gestão ? Ato de gerir; gerência É um conjunto de normas e funções elaboradas para disciplinar elementos de produção, que têm como objetivo alcançar um resultado eficaz e retorno financeiro = Administração O que significa Estratégica(o) ? é a definição de como recursos serão alocados para se atingir determinado objetivo Gestão Estratégica é uma processo que envolve três atividades principais: Análise estratégica, Formulação da estratégia e Implementação da estratégia. 

8 Gestão Estratégica de Negócios
Finalidades Empresariais Das expectativas externas e internas à realização efetiva dos resultados, várias coisas precisam ser feitas na empresa para que ela realize suas finalidades. Tarefa Empresarial Resultados Administração Sistema de Gestão

9 Gestão Estratégica de Negócios
Etapas do Processo de Planejamento Estratégico Análise Planejamento Controle 1 Oportunidades de Mercado 2 Objetivos da Empresa 3 Estratégias de Marketing 4 Plano de Marketing 5 Implementação dos Planos de Marketing 6 Controle de Marketing

10 Análise das Oportunidades ou Estabelecimento dos Objetivos ?

11 Brainstorming Oportunidades
Pesquisa publicada Folha de S.Paulo – em 22/03/09

12 O que é estratégia? A palavra estratégia vem do grego “strategos” de stratos, "exército", e "ago", "liderança" ou "comando“ - a arte do general. A estratégia pode ser definida como o conjunto de objetivos, finalidades, metas, diretrizes fundamentais e os planos para atingir os objetivos, postulados de forma a: definir em que situação a organização se encontra, que tipo de organização se encontra, que tipo de organização ela é e deseja ser. Pelo termo estratégicas em geral, entendemos decisões que: Têm efeito abrangente e por isso são significativas na parte da organização Definem a posição da organização relativamente a seu ambiente; - Aproximam a organização de seus objetivos de longo prazo.

13 Como elaborar uma estratégia?
Para a elaboração de uma estratégia é necessária a realização de três tarefas: 1. Desenvolvimento de uma visão estratégica e da missão do negócio; 2. Estabelecimento de objetivos de desempenho, e; 3. Refinamento da estratégia para produzir os resultados desejados.

14 Quais são os conceitos básicos para a construção de boas estratégias?

15 Conceito de ‘visão’ “É um modelo mental claro e ‘luminoso’
de um estado ou situação altamente desejável!!! de uma realidade futura – possível descrito de forma simples, objetiva partilhada por todos os dirigentes e colaboradores da empresa ou entidade”

16 A importância da visão compartilhada
explicita o que a instituição quer ser unifica as expectativas dá um sentido de direção facilita a comunicação ajuda o envolvimento favorece o comprometimento dá energia às equipes de trabalho inspira as grandes diretrizes da entidade baliza as estratégias e demais ações

17 Visão : Deve ser a situação futura desejada a longo prazo, dever ser uma meta ambiciosa, e servir como um guia para a definição dos objetivos e a realização da missão. Visão é o sonho da organização, é o futuro do negócio e onde a organização espera estar nesse futuro. A visão dever ser um conjunto de convicções e compreensões para onde dever seguir a organização, e como serão tratados os recursos materiais e humanos nessa trajetória. É a visão que determina os objetivos de investimento, desenvolvimento, trabalho, estratégias para alcançar o sucesso da organização.

18 Conceito de missão qual é a necessidade básica que a organização pretende suprir? que diferença faz ela existir ou não? para que serve? para que existe? qual é a sua ‘razão de ser’? qual a motivação básica que inspirou seus fundadores?

19 Missão : A missão de uma organização dever definida para satisfazer alguma necessidade do ambiente externo e não simplesmente em oferecer um serviço ou produto. Para definir a missão de uma organização algumas perguntas devem ser respondidas como: Qual o nosso negócio? Quem é o nosso cliente? Que satisfação ele quer ao comprar nosso produto? A missão representa a razão de existência de uma organização. Para isso a missão deve abranger o propósito básico da organização e a transmitir seus valores a funcionários, clientes, fornecedores e a sociedade. A missão de uma empresa está intimamente ligada não somente ao lucro, mas ao seu objetivo social. Toda missão dever nortear os objetivos financeiros, humanos e sociais da organização.

20 Conceito de princípios
“É aquilo do qual não estamos dispostos a arredar pé, aconteça o que acontecer”


Carregar ppt "Gestão Estratégica de Negócios"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google