A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Catalysis Engenharia de Software Douglas Gabriel Bernardes Matheus Zure Pablo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Catalysis Engenharia de Software Douglas Gabriel Bernardes Matheus Zure Pablo."— Transcrição da apresentação:

1 Catalysis Engenharia de Software Douglas Gabriel Bernardes Matheus Zure Pablo

2 Características dos Sistemas Baseados em Componentes O desenvolvimento do software é baseado em componentes que já existem. Fornecimento de interfaces bem definidas. Completa separação entre interfaces e implementação. Reutilização de especificação e projeto do componente. O projeto baseado em Componentes é diferente do projeto OO.

3 Formas de Visualização dos Componentes  Componentes como implementação. Comercial Off-The-Shelf(COTS)  Componentes como abstrações arquiteturais. Catalysis: ○ é uma metodologia para o desenvolvimento sistemático de objetos e de sistemas baseados em componentes.

4 Componentes  Vantagens Redução dos custos iniciais do sistema. Aumento na confiança do sistema e na qualidade do software, com a reutilização de componentes que já foram bem testados e utilizados anteriormente. O risco total no processo de desenvolvimento é reduzido se os componentes já existem. O tempo no desenvolvimento do software pode ser reduzido.  Desvantagens:  É difícil de quantificar a redução dos custos através da reutilização de componentes.  Alguns desenvolvedores preferem reescrever o código do componente aos invés de reutilizá-lo.

5 Processo de Desenvolvimento Não propõe um único processo de desenvolvimento Propõe padrões de processo O processo de desenvolvimento pode ser adaptado de acordo com suas características através dos padrões de processo Três Níveis de Modelagem Domínio do problema ○ “Lado de fora”: descreve o ambiente no qual o sistema está inserido Especificação do componente ○ “Fronteira”: descreve os comportamentos externos desejados Projeto do componente ○ “Lado de dentro”: descreve o projeto interno

6 3- Cenários  Ilustra uma seqüência na qual as ações acontecem: Cada cenário ilustra uma seqüência na qual as ações acontecem. Geralmente, o desenvolvimento de cenários ajuda na identificação de ações que ainda não foram descritas no diagrama de contexto. Representam quais são as ações e interações que são necessárias para que ocorra uma determinada operação. Os atores que interagem nas ações são representados como setas verticais e setas horizontais representam as ações que são realizadas e unem os atores que interagem na ocorrência dessa ação.


Carregar ppt "Catalysis Engenharia de Software Douglas Gabriel Bernardes Matheus Zure Pablo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google