A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A primeira forma de posicionamento:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A primeira forma de posicionamento:"— Transcrição da apresentação:

1 A primeira forma de posicionamento:
Humanos e Astros - Localização e orientação no espaço Dablys Boaventura Fernando Paiva Thiago Ribeiro

2 Qual a necessidade de se localizar?
Necessidade de saber ir e voltar Navegação marítima Conhecimento de novos territórios Exploração de novos recursos e povos

3 Evolução da Cartografia – da localização pelos astros a localização por meio de geotecnologias
A evolução da cartografia se deu no sentido de registrar a realidade com uma precisão cada vez maior, com o advento de dispositivos tecnológicos cada vez mais aprimorados e sofisticados. Com os avanços tecnológicos ocorridos na área fotogramétria, geodésia, sensoriamento remoto, processamento digital de imagens, dentre outras tecnologias, a produção cartográfica teve uma significativa mudança. A cartografia possibilita oferecer informações sobre o espaço com grande precisão, no que diz respeito a localização de eventos e de feições geográficas (FERNADES e SILVA, 2006)

4 Primeiras formas de Orientação: Os astros

5 O Sol

6 Sol Um dos primeiros referenciais de orientação utilizados pelo homem
Costuma-se dizer que o sol nasce a leste e se põe a oeste (afirmação errada – pois o sol nunca nasce no mesmo lugar). O leste e o oeste apontam para o lado do nascente e do poente (o Sol sempre nasce a leste do local que nos encontramos e se põe a oeste). O leste apenas aponta a direção em que o Sol “nasceu” (dificilmente é exato). Somente nos equinócio é possível localizar com exatidão o leste.

7

8 Adota-se o mesmo princípio do Sol

9 Segue os mesmos princípios da orientação pelo sol
LUA Segue os mesmos princípios da orientação pelo sol Estende-se o braço direito para o local onde a Lua “nasce”, à esquerda está o oeste, na frente o norte e atrás o sul.

10 Mapa Estelar

11 Orientação pela estrela Polar

12 Localização pelas estrelas
A Polaris é a estrela mais brilhante na constelação da Ursa Minor, ou o Pequeno Urso. Ela também é conhecida como a Estrela do Polo, a Estrela do Norte, ou a Estrela Guia. Essa é única estrela relativamente brilhante (com magnitude de 1.98) perto de qualquer um dos polos celestes. Atualmente a somente 0.7 graus do polo celeste norte (mostrado como um ponto verde na imagem acima), a Polaris é usada tanto para a navegação como para ajustar a montagem equatorial de telescópios para imagens astronômicas. Ela tem sido usada para navegação desde a antiguidade.

13 Cruzeiro do Sul

14 Cruzeiro do Sul Utilizado como instrumento de orientação apenas no hemisfério sul Estende-se uma linha imaginária equivalente a quatro vezes e meia a sua haste maior e abaixa-se uma linha perpendicular até o horizonte terrestre, encontrando-se o ponto sul. Sua posição no céu depende do horário e do período do ano.

15 Referências Bibliográficas
Notas de aulas de Levantamentos Topográficos. - Acessado em (27/07/2015). - Acessado em (27/07/2015). - Acessado em (27/07/2015). - Acessado em (27/07/2015).

16 Obrigado!!!


Carregar ppt "A primeira forma de posicionamento:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google