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SUBSTITUIÇÃO DE MATÉRIA PRIMA/CONSTRUÇÃO CIVIL

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Apresentação em tema: "SUBSTITUIÇÃO DE MATÉRIA PRIMA/CONSTRUÇÃO CIVIL"— Transcrição da apresentação:

1 SUBSTITUIÇÃO DE MATÉRIA PRIMA/CONSTRUÇÃO CIVIL
PEC II - Segundo Painel Temático de Pesquisa da Engenharia Civil da UNIJUÍ 1º de outubro de 2015 (RE) APROVEITAMENTO DOS RESÍDUOS CLASSE A DA CONSTRUÇÃO CIVIL NA SUBSTITUIÇÃO PARCIAL DO AGREGADO MIÚDO DO CONCRETO. SUBSTITUIÇÃO DE MATÉRIA PRIMA/CONSTRUÇÃO CIVIL MAÍRA SPLENDOR SGANDERLA VIVER APRENDER TRANSFORMAR

2 INTRODUÇÃO VIVER APRENDER TRANSFORMAR
A pesquisa está focada na utilização de agregado miúdo reciclado, proveniente de resíduos de construção e demolição (RCD), de classe A, para uma nova composição de concreto de cimento Portland. Destaca-se a importância do estudo e da experimentação de novas tecnologias e de materiais alternativos que possam ser usados nas edificações produzidas neste setor. A pesquisa está sendo orientada pelo Professor Me. Lucas Fernando Krug. VIVER APRENDER TRANSFORMAR

3 JUSTIFICATIVA VIVER APRENDER TRANSFORMAR
Resíduo ou entulho é proveniente da falta de controle do processo construtivo (SOUZA, 2006). A reciclagem de resíduos pela indústria da construção civil vem se consolidando como uma prática importante de sustentabilidade (ANGULO; ZORDAN; JOHN, 2001). Buscar alternativa para o reaproveitamento de resíduos da classe A de construção e demolição (RCD), como substituição de agregados miúdos que compõem o concreto de cimento Portland. VIVER APRENDER TRANSFORMAR

4 OBJETIVOS VIVER APRENDER TRANSFORMAR
Avaliar a resistência à compressão simples (nas idades de 3, 7, 14, 21 e 28 dias sendo dois CP (Figura 1), para cada idade); Avaliar a resistência à tração por compressão diametral (nas idades de 3, 7, 14, 21 e 28 dias sendo dois CP para cada idade); Avaliar os concretos produzidos através da absorção por capilaridade (três CP para a idade de 28 dias). Os testes foram realizados com a substituição parcial do agregado miúdo com teores de 20% e 40% de resíduos da construção. VIVER APRENDER TRANSFORMAR

5 OBJETIVOS VIVER APRENDER TRANSFORMAR
Os materiais RCD (Figura 2) foram fornecidos pela empresa recicladora de entulhos Resicon da cidade de Santa Rosa – RS. Figura 1 – Corpos-de-prova Figura 2 – RCD Autoria Própria (2015). Autoria Própria (2015). VIVER APRENDER TRANSFORMAR

6 CONSIDERAÇÕES FINAIS VIVER APRENDER TRANSFORMAR
Através das realizações dos ensaios de rompimento dos corpos de provas dos (Figura 3 e 4) é possível analisar as resistências à compressão simples e resistência à tração por compressão diametral a através dos Gráficos 1 e 2. Figura 3 - Compressão Figura 4 - Tração Autoria Própria (2015). Autoria Própria (2015). VIVER APRENDER TRANSFORMAR

7 CONSIDERAÇÕES FINAIS VIVER APRENDER TRANSFORMAR Gráfico 1 - Compressão
Autoria Própria (2015). VIVER APRENDER TRANSFORMAR

8 CONSIDERAÇÕES FINAIS VIVER APRENDER TRANSFORMAR Gráfico 2 - Tração
Autoria Própria (2015). VIVER APRENDER TRANSFORMAR

9 CONSIDERAÇÕES FINAIS VIVER APRENDER TRANSFORMAR
Sendo assim, através dos gráficos apresentados é possível analisar que os resultados são satisfatórios. Dando ênfase ao traço de substituição de 20% que obteve valores de resistência superiores, em todas as idades analisadas. Os ensaios de absorção por capilaridade, ainda estão sendo realizados. VIVER APRENDER TRANSFORMAR

10 AGRADECIMENTOS VIVER APRENDER TRANSFORMAR
Agradeço meu professor orientador Me. Lucas Fernando Krug; As alunos voluntários Lucas Ritter e Diego Menegusso; Equipe do Laboratório de Engenharia Civil da UNIJUÍ - LEC. VIVER APRENDER TRANSFORMAR

11 Maíra Splendor Sganderla
OBRIGADA! Maíra Splendor Sganderla “(RE) APROVEITAMENTO DOS RESÍDUOS CLASSE A DA CONSTRUÇÃO CIVIL NA SUBSTITUIÇÃO PARCIAL DO AGREGADO MIÚDO DO CONCRETO”. VIVER APRENDER TRANSFORMAR


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