A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

COORDENADORES E ORIENTADORES DE CCAs - 2. ª parte

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "COORDENADORES E ORIENTADORES DE CCAs - 2. ª parte"— Transcrição da apresentação:

1 COORDENADORES E ORIENTADORES DE CCAs - 2. ª parte
SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO CAPACITAÇÃO PARA COORDENADORES E ORIENTADORES DE CCAs ª parte Sede Nacional- Rua do Riachuelo, 75, Centro Rio de Janeiro- RJ- CEP Fax Prêmio Direitos Humanos 2004

2 As conferências de Crianças e Adolescentes e a Missão delas
II Parte

3 COORDENADORES E ORIENTADORES DE CCAS
A MISSÃO DAS CCAs A organização dessas conferências se assemelham à forma como Jesus utilizava seu tempo para organizar os apóstolos. Era um pequeno grupo de doze pessoas que foram chamadas e preparadas por Ele para anunciar o Reino de Deus, através do testemunho da palavra e da ação. Ingressadas em comunidades diferentes. Jesus os ensinou a colocarem seus dons a serviço da missão de propagar a Boa Nova. CAPACITAÇÃO PARA COORDENADORES E ORIENTADORES DE CCAS

4 COORDENADORES E ORIENTADORES DE CCAS
Este é o nosso grande desafio, pois nossa salvação depende de nossas ações, como diz Mateus: “ Então dirá o Rei aos que tiverem a sua direita: vinde benditos de meu Pai, possuir por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo; porque tive fome e me deste de comer; tive sede e me deste de beber; era forasteiro e me acolheste; estava nu e me vestiste; estive doente e me visitaste, estava na prisão e foste ver-me (...) Em verdade vos digo, tudo o que fizeste ao menor de meus irmãos e a Mim que fizeste.” (Mt, 25,31-41) CAPACITAÇÃO PARA COORDENADORES E ORIENTADORES DE CCAS

5 COORDENADORES E ORIENTADORES DE CCAS
A função das CCs é mostrar para as crianças e adolescentes que abram suas mentes e seus corações para a graça que vem por meio desta experiência com Jesus. Fazer aquilo que Jesus pede em seu Evangelho. - É necessário ressaltar trabalho vicentino com a criança e o adolescente. Mostrar que seus dons e habilidades são dons de Deus e que devem ser utilizados a serviço dos que mais precisam de ajuda. CAPACITAÇÃO PARA COORDENADORES E ORIENTADORES DE CCAS

6 COORDENADORES E ORIENTADORES DE CCAS
As CCAs são espaços privilegiados para que possam aprender a viver em sociedade, para o fortalecimento da fé em Deus e da amizade. Para desenvolver na criança e no adolescente o espírito de liderança que existe na criança e no adolescente. As CCAs são escolas, onde vão aprender o que é a SSVP e aprender a amar Jesus Cristo na pessoa do Pobre. São preparados para ingressarem numa Conferência de Adultos, no futuro. CAPACITAÇÃO PARA COORDENADORES E ORIENTADORES DE CCAS

7 COORDENADORES E ORIENTADORES DE CCAS
Dentro desta preparação temos: Busca da Sabedoria. Eles foram escolhidos. O convite de DEUS é uma proposta. Esta proposta é a busca da vontade de Deus na concretização do trabalho que se realiza junto aos Pobres necessitados. Por isso, é preciso buscar a sabedoria de Deus para orientar as crianças e os adolescentes. Os orientadores e coordenadores de CCAs precisam ter consciência disso. CAPACITAÇÃO PARA COORDENADORES E ORIENTADORES DE CCAS

8 COORDENADORES E ORIENTADORES DE CCAS
“...Deus disse a Salomão, pede o que quiseres e eu Eu te darei. Salomão respondeu: sou ainda jovem e não sei governar(...) dá-me sabedoria. Ensina-me a ouvir para que eu saiba governar o teu povo e discernir entre o bem e o mal. Pois quem poderia governar este teu povo tão numeroso? Isto agradou ao Senhor. Então Deus disse a Salomão: porque não pediu vida longa e nem riquezas e nem morte aos seus inimigos, mas discernimento para ouvir e julgar. Darei a você sabedoria como ninguém teve antes e nem terá depois de você.(I Rs 3,7-12) CAPACITAÇÃO PARA COORDENADORES E ORIENTADORES DE CCAS

9 COORDENADORES E ORIENTADORES DE CCAS
Assim como aconteceu a Salomão deve acontecer com os coordenadores e orientadores de CCAs: ter sabedoria. Saber ouvir , ensinar e orientar para a vida de doação e amor a Deus através dos Pobres. Que a exemplo de Salomão as crianças e os adolescentes possam (inspirados pelos seus orientadores) desenvolver sua sabedoria e sempre ter em mente que o uso dela deve estar a serviço do bem comum; a serviço do próximo. CAPACITAÇÃO PARA COORDENADORES E ORIENTADORES DE CCAS

10 COORDENADORES E ORIENTADORES DE CCAS
2. Psicologia da Idade - A Regra da SSVP explicita que as CCAs serão composta por membros na faixa etária de 08 a 15 anos, recrutados a partir da época de sua preparação para a primeira Eucaristia. - Terão como objetivo o aprendizado vicentino. - Quando forem ingressadas na conferência de adultos, precisam estar vicentinamente preparadas. CAPACITAÇÃO PARA COORDENADORES E ORIENTADORES DE CCAS

11 COORDENADORES E ORIENTADORES DE CCAS
Algumas pistas de compreensão para as faixas etárias: Dos 07 aos 09 anos Capta tudo ao seu redor; Maravilha-se com o meio ambiente; Relacionamento com Deus espelhado nos pais; Sua cultura é a verdade de seus pais; Sua história é a história de seus pais; Tem interesse em aprender coisas novas; Tem espírito cooperativo; É espontâneo e verdadeiro. CAPACITAÇÃO PARA COORDENADORES E ORIENTADORES DE CCAS

12 COORDENADORES E ORIENTADORES DE CCAS
O que o(a) orientador(a) deve fazer: Despertar a interiorização dos valores espirituais; Despertar a espiritualidade e o carisma vicentino; Explicar como funciona a SSVP; Mostrar a história de Ozanam; Mostrar a história de São Vicente de Paulo; Mostrar a estrutura da SSVP; Ensinar o relacionamento com os Pobres. CAPACITAÇÃO PARA COORDENADORES E ORIENTADORES DE CCAS

13 COORDENADORES E ORIENTADORES DE CCAS
É a época favorável de introduzir a criança na Conferência. É uma idade importante, pois é o momento que se forma a identidade espiritual. O(a) orientador(a) precisa estar atento(a) pois é a fase: Da iniciação na fé. Possui uma fé mística baseada em lendas; De socialização; Do despertar da razão; De captação dos acontecimentos; Da teimosia, do sabe tudo, do pode tudo; CAPACITAÇÃO PARA COORDENADORES E ORIENTADORES DE CCAS

14 COORDENADORES E ORIENTADORES DE CCAS
Das inovações e invenções; Dos relacionamentos afetivos (época dos tios, tias); Das incertezas da moral: pode? Não pode? É pecado? Começa a fase da preocupação com o futuro: quando crescer vou ser... Começa a querer ser igual aos ídolos, vestir-se como eles... Começa para alguns a fase da timidez e do despertar para o “amor” gostar do outro(a) CAPACITAÇÃO PARA COORDENADORES E ORIENTADORES DE CCAS

15 COORDENADORES E ORIENTADORES DE CCAS
Tem gosto pela escuta, pela aprendizagem, pela leitura, gosta de coisas novas, de mostrar tudo o que sabe; Tem necessidade de segurança, carinho, afeto, cuidados, companhia; Tem necessidade de estar em grupo (sozinha, fica perdida); Gosta de chamar atenção sobre si; Gosta de história, de lendas, de heróis. Enfim, é a fase da segunda infância, tudo que se aprende nessa faixa etária fica para sempre gravado na memória da criança. CAPACITAÇÃO PARA COORDENADORES E ORIENTADORES DE CCAS

16 COORDENADORES E ORIENTADORES DE CCAS
b. De 09 a 11 anos( pré-adolescência) É a idade social do jogo, da vivência em grupinhos afins. Fase propícia para iniciar a reflexão sobre o sentido da lei, do bem comum e da justiça. Nesta etapa os conteúdos devem ser fundamentados em histórias práticas. A vida prática de São Vicente de Paulo e de Ozanam ficam mais interessantes para eles. Têm sede de ouvir exemplos bons que outras pessoas fizeram. CAPACITAÇÃO PARA COORDENADORES E ORIENTADORES DE CCAS

17 COORDENADORES E ORIENTADORES DE CCAS
É a fase que a criança começa seguir os exemplos de quem elas realmente admiram. Momento para enfatizar o exemplo de Ozanam como jovem que seguia a Jesus e procurou colocar em prática sua obras. E foi um jovem que estudou, lutou pelas causas sociais, divertiu, namorou, casou e teve família. É nessa fase que eles podem se apaixonar pela causa vicentina por identificarem-se com o jovem Ozanam. CAPACITAÇÃO PARA COORDENADORES E ORIENTADORES DE CCAS

18 COORDENADORES E ORIENTADORES DE CCAS
- É a fase que a criança começa assumir sua fé. Aos nove anos é a fase da coroação do período infantil e começo da puberdade. Idade da prática, dos grupinhos, da sensibilidade; Não capta o abstrato, precisa ver, sentir, vivenciar; Gostam de aventuras, inventam leis e regras para brincadeiras e jogos; Fase da boa memória, grava tudo que aprende, gosta de ficção científica, de praticidade. CAPACITAÇÃO PARA COORDENADORES E ORIENTADORES DE CCAS

19 COORDENADORES E ORIENTADORES DE CCAS
É desobediente, tem senso de justiça, e abomina a discriminação; Magoa-se com facilidade; Desenvolvimento intelectual, autodeterminação, gosta de saber mais que o outro; Necessidade de informação correta e de respostas pra tudo; Fase de criatividade, coisas novas e diferentes, vivacidade; Detestam rotina, monotonia; Procura das razões para sua fé; CAPACITAÇÃO PARA COORDENADORES E ORIENTADORES DE CCAS

20 COORDENADORES E ORIENTADORES DE CCAS
Gostam de métodos como: encenação, música, vídeos, quebra-cabeça, etc; Privilegiam relações recíprocas; Vida de comunidade; Valorizam o testemunho, mais que as palavras; Vivem ligados ao mundo virtual; Gostam de coisas novas, de inventar; São generosos com a dor alheia; São críticos, não têm medo da verdade; Estão em construção emocional e física; P.S. O maior desafio: fazer dessas pessoas, construtoras de uma história pessoal e comunitária. CAPACITAÇÃO PARA COORDENADORES E ORIENTADORES DE CCAS

21 COORDENADORES E ORIENTADORES DE CCAS
c. Dos 12 aos 18 anos – Adolescência O Estatuto da Criança do Adolescente ( ECA ) , considera-se criança para efeito da lei, até 12 anos de idade. A partir dos 12 anos a criança entra na fase da puberdade. Fase do amadurecimento físico, mental e espiritual; Abertura ao sexo oposto; Época da primeira paixão; Experiência dos primeiros relacionamentos amorosos; CAPACITAÇÃO PARA COORDENADORES E ORIENTADORES DE CCAS

22 COORDENADORES E ORIENTADORES DE CCAS
Fase dos conflitos; Busca de referências (heróis, ídolos); Modificação corporal; Modificação de pensamento e ideologias; Rebeldia com os pais e adultos; Explosão de temperamentos; Crises de choros; Complexos; Desejo de ser e agir como os outros; Contrário aos ensinamentos dos pais; Propensos às drogas e ao sexo. CAPACITAÇÃO PARA COORDENADORES E ORIENTADORES DE CCAS

23 COORDENADORES E ORIENTADORES DE CCAS
O corpo parece não combinar com a cabeça; É um descompasso ( não é criança, nem adulto); É uma cobrança constante; Fase das crises, ao mesmo tempo que acredita em algo, desacredita; Fase da construção da própria identidade; Por dentro sente-se pressionado por impulsos, por desejos sexuais, insegurança, identidade sexual.... Por fora, é cobrado pelos pais, pelos professores, pela sociedade. CAPACITAÇÃO PARA COORDENADORES E ORIENTADORES DE CCAS

24 COORDENADORES E ORIENTADORES DE CCAS
Vulnerabilidade às orientações e normas de conduta do grupo de amigos, influenciável; A incompreensão leva à fuga (depressão, drogas, bebidas, perde a vontade de estudar); Não aceita conselhos de adulto; Acha que os adultos são caretas e ultrapassados; Só ouve o grupo; Apego a alguns e rixas com outros; Fase das espinhas, da mudança do corpo ... Isto traz confusão e/ou veneração . CAPACITAÇÃO PARA COORDENADORES E ORIENTADORES DE CCAS

25 O sentido da palavra Conferência: COORDENADORES E ORIENTADORES DE CCAS
Quase não se usa mais esse termo em outros ramos sociais. Na SSVP tem história: São Vicente de Paulo estabeleceu “grupos de estudos” na casa de São Lázaro em Paris e chamava esses grupos de Conferências; Frederico Ozanam junto com seus colegas da Universidade de Sorbone em Paris se reuniam aos sábados para grupos de estudos, e chamavam de “Conferência de História” . CAPACITAÇÃO PARA COORDENADORES E ORIENTADORES DE CCAS

26 COORDENADORES E ORIENTADORES DE CCAS
Os Estudantes se reuniam para debater ideias e aprofundarem-se em assuntos de interesse comum. Ao fundar a SSVP, Ozanam deu o nome de Conferência de Caridade. Decidiram que não seria apenas um lugar de debate, mas um lugar para testemunhar a fé em Jesus Cristo por meio de um amor efetivo para com os Pobres. Para avaliar e ajudar a amenizar as dores dos Pobres; para praticar a caridade e a justiça. A Conferência torna-se uma escola, ou seja, um lugar de aprendizado, reflexão e ação. CAPACITAÇÃO PARA COORDENADORES E ORIENTADORES DE CCAS

27 COORDENADORES E ORIENTADORES DE CCAS
Conferência - Escola A Regra da SSVP explica que a CCA é uma conferência escola, mas contudo sem afastar do modelo tradicional de Conferência. É nela que a criança e o adolescente entram em contato com os princípios da missão humana e da espiritualidade vicentina. É preciso que aprendam o carisma e a espiritualidade vicentina: amar e servir Jesus Cristo na Pessoa do Pobre. CAPACITAÇÃO PARA COORDENADORES E ORIENTADORES DE CCAS

28 COORDENADORES E ORIENTADORES DE CCAS
Precisa ensiná-los por meio de orientações e de prática da caridade como é o trabalho vicentino. Preparando-os para entrar numa conferência de adulto. O aprendizado consiste que as crianças e adolescentes têm o mesmo trabalho e a as mesmas funções que os adultos. É preciso que experimentem que a visita semanal ao assistido é fonte inesgotável de fé e de amor ao próximo. As orientações que a CCA é uma conferência escola estão nas páginas 28 e 29 do Módulo. CAPACITAÇÃO PARA COORDENADORES E ORIENTADORES DE CCAS

29 A FUNÇÃO DO COORDENADOR COORDENADORES E ORIENTADORES DE CCAS
(CNB, CM, CC) Ser vicentino proclamado, professar a fé cristã,entusiasmado com o trabalho junto ao Pobre,conhecer a SSVP, seu regulamento e o Manual de Orientação da CCA. Manter o cadastro das CCAs sempre atualizado; promovendo encontros para os orientadores junto à Ecafo; Orientar e acompanhar os orientadores; Deve ser o condutor, o guia. Ter uma visão global dos acontecimentos diários da sociedade em geral. CAPACITAÇÃO PARA COORDENADORES E ORIENTADORES DE CCAS

30 COORDENADORES E ORIENTADORES DE CCAS
Coordenar com paciência, humildade, respeito e compromisso; Promove encontro anual com os orientadores; Fazer reuniões periódicas com os coordenadores; Ajudar os coordenadores com os eventos, dinâmicas, gincanas, concursos, provindas do CNB ou do escalão imediatamente superior. Deve trabalhar para o crescimento e desenvolvimento das CCAs.; Deve ser animado, e gostar do que faz. CAPACITAÇÃO PARA COORDENADORES E ORIENTADORES DE CCAS

31 COORDENADORES E ORIENTADORES DE CCAS
A função do orientador - Fazer reuniões e visitas semanais com as crianças e adolescentes; Apontar caminhos de acordo com a Regra; Cuidar da orientação espiritual e vicentina dos membros, promovendo contado com seus pais ou responsáveis; Organizar atividades criativas; Comparecer às reuniões do CP com o presidente da CCA. Recrutar novos membros; As leituras e reflexões precisam ser de acordo com a faixa etária. CAPACITAÇÃO PARA COORDENADORES E ORIENTADORES DE CCAS

32 COORDENADORES E ORIENTADORES DE CCAS
Conhecer os pais ou responsáveis dos membros, pedir autorização por escrito para as atividades fora das reuniões ou passeios e/ou qualquer trabalho que exija o deslocamento deles fora do local de reunião. Incentivá-los nas visitas semanais e nos asilos e creches; As reuniões devem ser criativas, mas dentro do prescrito no Regulamento da SSVP; Os membros devem ser orientados de acordo com nosso carisma. CAPACITAÇÃO PARA COORDENADORES E ORIENTADORES DE CCAS

33 COORDENADORES E ORIENTADORES DE CCAS
O foco do trabalho vicentino precisa ser cumprido; Os membros precisam conhecer os fundadores da SSVP; Precisam estar preparados para entrarem para uma conferência de adultos; Entregar e constituir o coroamento do trabalho quando os jovens estão preparados para ingressar na conferência de adultos; Eles precisam ser preparados para isso. A Regra e o Manual de Orientação são instrumentos básicos que irão orientá-los, bem como o coordenador do Conselho que está vinculado. CAPACITAÇÃO PARA COORDENADORES E ORIENTADORES DE CCAS

34 COORDENADORES E ORIENTADORES DE CCAS
Concluindo É uma fase que requer muito apoio e compreensão, mas também muita firmeza e coerência no que fala e ensina. É preciso ter referência de adultos coerentes, éticos, honestos, firmes em seu propósito e testemunho de vida. Nesta fase o orientador deve ser acima de tudo, um amigo, conquistar sua amizade para poder animá-lo, precisa conquistar a confiança dos adolescentes. CAPACITAÇÃO PARA COORDENADORES E ORIENTADORES DE CCAS

35 COORDENADORES E ORIENTADORES DE CCAS
Concluindo Orientá-los bem e tratá-los com amor, carinho, firmeza e muita paciência. Tratar todos igualmente, evitando preferências; É importante ser amigo e ter compreensão, assim ganha a confiança deles. Falar a linguagem deles, entrar no mundo deles. É o momento de apresentar Jesus Cristo; de apresentar Ozanam, de fazê-los apaixonar por esses “heróis” e por suas “aventuras”, é assim que eles enxergam o mundo: heróis e aventuras. È a fase da adrenalina. CAPACITAÇÃO PARA COORDENADORES E ORIENTADORES DE CCAS

36 Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo!
SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo! ECAFO - CNB Sede Nacional- Rua do Riachuelo, 75, Centro Rio de Janeiro- RJ- CEP Fax Prêmio Direitos Humanos 2004


Carregar ppt "COORDENADORES E ORIENTADORES DE CCAs - 2. ª parte"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google