A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Correção do 1ª exame do vestibular UERJ 2013.2 (Português) Diego Domingues Polo SJM.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Correção do 1ª exame do vestibular UERJ 2013.2 (Português) Diego Domingues Polo SJM."— Transcrição da apresentação:

1 Correção do 1ª exame do vestibular UERJ 2013.2 (Português) Diego Domingues Polo SJM

2 GABARITO: C Na própria questão ele explica o que é paradoxo (combinação de termos ou expressões que se contradizem). A letra C é a resposta adequada pois une a palavra “rede” que transmite uma ideia de socialização, de compartilhamento, com a palavra “antissocial” que se opõe diretamente a ela.

3 GABARITO: B Intepretação. A personagem Joana demonstra claramente que não gosta das redes sociais, por isso sua crítica é reforçada pelo uso de palavras de sentido negativo como: ‘não compartilho nada com ninguém e ninguém me incomoda...”

4

5

6 GABARITO: D A intertextualidade é o diálogo entre diferentes textos. A frase “Não era um pássaro nem um avião” é uma clara alusão à pergunta clássica das histórias em quadrinhos “É um pássaro? É um avião?”. Essa referência caracteriza a intertextualidade.

7 GABARITO: C A palavra “sarado” usada para designar alguém em boa forma física representa um termo mais usado na linguagem informal.

8 GABARITO: A Os depoimentos recolhidos caracterizam a estratégia argumentativa chamada “argumento de autoridade”, na qual especialistas são consultados a falar sobre o que dominam, conferindo credibilidade ao texto.

9 GABARITO: A Figura de linguagem A antítese está representada na aproximação de ideias contrárias “eu sabia que Superman não existia” e “sabia que meu pai era o verdadeiro Superman”.

10

11

12 GABARITO: A O vocativo é o termo que serve para chamar, invocar o destinatário da mensagem. No texto, o vocativo aparece através das repetidas presenças do nome de “Matilda”, interlocutora do autor da carta, caracterizando uma marca importante do gênero.

13 GABARITO: C Interpretação. O trecho da alternativa C “tem que matar esses vagabundos” não representa a fala do autor do texto, mas a fala do pai da interlocutora. Portanto, esta é a única opção que evidencia a voz de outro personagem.

14 GABARITO: A Lembrando, a gradação é a apresentação de uma sequência de ideias de forma crescente ou decrescente. (Ex. Ele pediu, gritou, berrou, mas ninguém atendeu.) Podemos dizer que os termos sublinhados representam uma gradação, pois a contrariedade é um estágio relacionado anteriormente à indignação.

15 GABARITO: B Entre as frases “Ele está fazendo noventas anos” e “quanto tempo ele pode ainda viver?” o autor tenta suavizar a situação, já que considera que a pergunta feita pode ser mal interpretada ou gerar uma consequência indesejada, por isso ele diz “É uma idade respeitável” e “não são muitos que chegam lá” para amenizar o choque da indagação.

16

17 GABARITO: D Uma questão de simples leitura e interpretação. A autora diz durante todo o texto sobre as inconvenientes pessoas que falam dentro do cinema e as nomeia na linha 21 de “os blablablás”.

18 GABARITO: D Figura de linguagem A relação metonímica está representada na substituição de VOZ por VIDA no trecho “Nossa vida cala para que outra fale”

19 GABARITO: A Valor semântico dos tempos verbais. A questão queria saber em qual das alternativas o verbo indica uma ação finalizada. Lembrando que na frase da questão “Isso era cinema” o verbo “ser” está no pretérito imperfeito, indicando uma ação que se estendia no passado, enquanto que no gabarito “Isso foi o cinema” o verbo “ser” está no pretérito perfeito, indicando uma ação concluída no passado.

20

21 GABARITO: C Método argumentativo Nós vimos bastante esse conteúdo. Na própria questão ele diz “formula uma premissa geral e uma premissa particular para relacioná-las na conclusão” O método que vai do geral para o particular é a DEDUÇÃO, logo, a alternativa correta é C, argumento dedutivo.

22 GABARITO: D Os três benefícios são: fazer-nos felizes pelo autoconhecimento, tornar-nos melhores amantes, e tornar-nos cidadãos melhores, ultrapassando as fronteiras sociais. A direção dessa ordem indica um percurso do individual (autoconhecimento) para o social (cidadãos melhores)

23 GABARITO: B Na alternativa B diz “os livros propiciam ao leitor um ponto de vista privilegiado, de onde observa conflitos de interesses”. Essa oportunidade de observar “conflitos de interesses” é o trecho que explicita o contato do leitor com perspectivas distintas, ou seja, o leitor tem acesso a pontos de vista conflitantes, distintos.

24 Ao lado está o gabarito geral da parte de português. A próxima prova da UERJ será a resolução das questões específicas discursivas e ocorrerá em dezembro. Qualquer dúvida, me procurem no sábado ou mandem e-mail (diegodomingues.pvs@gmail.com) Abraços e até, Diego Domingues DAS 16 QUESTÕES TIVEMOS: 9 questõesInterpretação 3 questõesFiguras de linguagem (antítese, gradação, metonímia) 2 questõesTexto argumentativo (argumento de autoridade e dedução) 1 questãoIntertextualidade 1 questãovalor semântico dos tempos verbais (pretérito perfeito x imperfeito) Como foi dito no sábado anterior, as questões privilegiaram a interpretação de texto.


Carregar ppt "Correção do 1ª exame do vestibular UERJ 2013.2 (Português) Diego Domingues Polo SJM."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google