A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Educação Artística no contexto do 1ºciclo do Ensino Básico As Artes têm um papel preponderante no desenvolvimento integral dos alunos. Contribuem para.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Educação Artística no contexto do 1ºciclo do Ensino Básico As Artes têm um papel preponderante no desenvolvimento integral dos alunos. Contribuem para."— Transcrição da apresentação:

1

2 Educação Artística no contexto do 1ºciclo do Ensino Básico As Artes têm um papel preponderante no desenvolvimento integral dos alunos. Contribuem para o desenvolvimento de diferentes competências. São formas de saber que articulam imaginação, razão e emoção. A educação artística no ensino básico desenvolve-se através de quatro grandes áreas artísticas:

3 Expressão dramática … é essencial para o crescimento intelectual, social, físico e emocional das crianças.

4 Com as atividades apresentadas pretendia-se desenvolver: Apropriação da Linguagem Elementar da Expressão Dramática Percepção espacial, confiança Desenvolvimento da Capacidade de Expressão e Comunicação Concentração, memória e domínio corporal

5 Jogo de apresentação

6 Jogo do guia

7 Expressão musical Tem um importante papel na formação da criança, permite-lhe adquirir sensibilidades aos sons, desenvolve a concentração, coordenação motora, socialização… … consiste na interação de um conjunto de atividades relacionadas com a audição, interpretação e composição. (Orientações programáticas da Música no 1º ciclo )

8 Interpretação/Composição Com as atividades exibidas pretendeu-se desenvolver: Interpretação / Áudio Percepção sonora e musical Apropriação da linguagem Elementar da Música Criação e experimentação

9

10

11

12 Dança … um mecanismo privilegiado para estimular os alunos a conhecer formas expressivas de pensar, percecionar e compreender a partir da actividade física de se mover.

13 Apreciação - Fruição Esta atividade permitiu incrementar: Expressão – Comunicação Partilha – Interação Interpretação e Comunicação

14

15

16

17 Expressão plástica É uma atividade natural e espontânea na criança, permitindo-lhe a livre expressão do seu sentir. Pode manusear diferentes materiais e expressar-se livremente favorecendo o seu desenvolvimento integral. Com estes trabalhos pretendeu-se: Dar à criança a possibilidade de se exprimir de forma pessoal desenvolvendo formas pessoais de expressar o seu Mundo interior.

18 Apropriação da Linguagem Elementar das Artes Permitindo: Desenvolvimento da Capacidade de Expressão e Comunicação Desenvolvimento da Criatividade Desenvolvimento da atenção e capacidade observação Organização do espaço Elementos visuais

19

20

21

22

23

24 Maria Emíl i a Martins Moita André


Carregar ppt "Educação Artística no contexto do 1ºciclo do Ensino Básico As Artes têm um papel preponderante no desenvolvimento integral dos alunos. Contribuem para."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google