A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SEGURANÇA – responsabilidade de todos; também sua! António Morgado prof. Ed. Física – EB 2,3 de Rio Tinto.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SEGURANÇA – responsabilidade de todos; também sua! António Morgado prof. Ed. Física – EB 2,3 de Rio Tinto."— Transcrição da apresentação:

1 SEGURANÇA – responsabilidade de todos; também sua! António Morgado prof. Ed. Física – EB 2,3 de Rio Tinto

2

3

4

5

6

7

8

9 … pois mais vale prevenir do que remediar ditado popular

10 QUEM TEM FILHOS chega a uma altura em que se coloca a questão de como impor alguma ordem no assédio a que os miúdos são sujeitos pelas novas tecnologias. No caso dos computadores, um corte radical pode ser complicado porque os mesmos são também usados para tarefas úteis do dia a dia, e por vezes um mesmo computador é partilhado por vários membros da família com diferentes necessidades (e a quem se pretende dar diferentes níveis de acesso).

11

12 O QUÊ?

13 O CONTROLO PARENTAL pode ser visto como um conjunto de técnicas e ferramentas que podem ser utilizadas para supervisionar o acesso a diversos tipos de conteúdos. Em grande parte, o termo é aplicado ao controlo no acesso à INTERNET e, consequentemente, à visualização e uso dos conteúdos disponíveis.

14 Como o termo indica, pretende-se, através de diversos meios, monitorizar o acesso aos vários tipos de informação por parte das crianças e adolescentes. Tendo em conta a facilidade de acesso à informação, poderão adotar-se técnicas para supervisionar o acesso a conteúdos menos desejáveis.

15 Atualmente, apenas uma percentagem muito pequena de pais usam algum tipo de software de controlo parental para monitorizar/supervisionar o acesso à internet. Apenas com a utilização e o uso consciente das tecnologias existentes é possível controlar, prevenir e consciencializar os mais jovens que todos os meios de comunicação, em especial a internet, além das enormes vantagens conhecidas, podem representar um risco elevado quando utilizado de forma menos correta ou não controlada.

16 Para implementar soluções de monitorização à medida de cada situação, deve ter-se em conta todos os equipamentos que possam ser acedidos por jovens e crianças, especialmente os que permitem livremente o acesso a uma vasta área de conteúdos, como é o caso dos computadores pessoais com acesso à internet, smartphones e tablet's e até a televisão por cabo.

17 A implementação daquelas medidas pode não ser tarefa fácil e requer alguns conhecimentos específicos sobre o funcionamento dos dispositivos em causa. No caso de computadores, é necessário ter alguns conhecimentos informáticos. Pode ser feito de duas formas distintas: 1 – utilização de funcionalidades presentes no sistema operativo (windows 7 ou windows 8) 2 – utilização e instalação de software que pode ser descarregado, de forma gratuita.

18 Utilização de funcionalidades presentes no sistema operativo (W7 ou W8) http://www.palmtop.pt/controlo-parental-windows-7-windows-8/ Aceder ao Painel de Controlo Aceder ao Painel de Controlo e à categoria de Contas de utilizador e Segurança Familiar

19 Utilização de funcionalidades presentes no sistema operativo (W7 ou W8) http://www.palmtop.pt/controlo-parental-windows-7-windows-8/ Em Restrições de Acesso, fazemos configurar restrições para qualquer utilizador e escolhemos qual das contas queremos restringir o acesso. NOTA: a não existir, deverá ser criada uma conta para um novo utilizador (menor)

20 Utilização de funcionalidades presentes no sistema operativo (W7 ou W8) http://www.palmtop.pt/controlo-parental-windows-7-windows-8/ Escolhido o utilizador (utilizador padrão e não um utilizador com direitos de administrador), selecionamos a opção Ativado. A partir deste menu podemos definir os limites de tempo para utilização do computador, entre o controlo sobre os jogos e controlo sobre os programas que podem ser executados.

21 Utilização de funcionalidades presentes no sistema operativo (W7 ou W8) http://www.palmtop.pt/controlo-parental-windows-7-windows-8/

22 http://www.palmtop.pt/controlo-parental-windows-7-windows-8/

23 Utilização e instalação de software que pode ser descarregado de forma gratuita. Soluções alternativas ao Controlo Parental das Windows http://www.kurupira.net/pt/index.php Kurupira Web Filter Esta solução é de domínio livre e gratuito, podendo ser utilizada sem qualquer custo ou restrição, estando disponível apenas para sistemas operativos Microsoft Windows.

24 Utilização e instalação de software que pode ser descarregado de forma gratuita. Soluções alternativas ao Controlo Parental das Windows http://download.cnet.com/GoGoStat-Parental-Guidance/3000-12941_4-75347003.html GoGoStat Solução de Controlo Parental para Facebook - GoGoStat Esta solução é de domínio livre e gratuito, podendo ser utilizada sem qualquer custo ou restrição, estando disponível apenas para sistemas operativos Microsoft Windows.

25 ANTIVIRUS ANTISPYWARE ANTISPYWARE ANTISPAM ANTISPAM ANTIMALWARE ANTIMALWARE

26 Gratuitos ? ou pagos ? As aplicações pagas são, naturalmente, mais completas e a maioria inclui módulos de navegação segura e módulos de controlo parental integrados… …embora, por vezes, difíceis de configurar. …embora, por vezes, difíceis de configurar.

27 CONSELHOS PARA EDUCADORES (famílias e professores) CONSELHOS PARA EDUCADORES (famílias e professores) A melhor maneira de prevenir situações de risco e ajudar os nossos filhos e alunos a navegar com segurança consiste em: A melhor maneira de prevenir situações de risco e ajudar os nossos filhos e alunos a navegar com segurança consiste em: 1 - Tentar que estejam conscientes dos benefícios e dos riscos da Internet. 2 - Procurar que saibam navegar de uma maneira responsável. 3 - Proporcionar estratégias para que possam proteger-se enquanto navegam.

28 CONSELHOS PARA EDUCADORES (famílias e professores) CONSELHOS PARA EDUCADORES (famílias e professores) 1) Familiarização pessoal com a Internet 2) Falar abertamente com os menores e os adolescentes sobre o uso da Internet 3) Navegar juntos 4) Obter informação sobre programas de prevenção 5) Solicitar informação sobre a política de segurança da Escola 6) Estabelecer regras básicas de segurança em casa e na escola 7) Colocar o computador num local frequentado por toda a família 8) Ensinar os menores e os adolescentes a navegar com segurança 9) Selecionar sítios Web seguros 10) Perante um problema, reagir a tempo

29 CONSELHOS PARA EDUCADORES (famílias e professores) CONSELHOS PARA EDUCADORES (famílias e professores) Para os menores, a Internet é um lugar fantástico onde se pode falar com gente de todo o mundo e fazer novos amigos, aprender coisas sobre algum assunto e passar momentos divertidos. Mas, para nossa segurança vale a pena: - Tomar consciência que o computador é uma ferramenta educativa que serve para comunicar de uma maneira positiva. - Saber distinguir entre os conteúdos recomendáveis e não recomendáveis. - Ter consciência de que na Internet há pessoas de todo tipo, como em qualquer outro lugar.

30 CONSELHOS PARA EDUCADORES (famílias e professores) CONSELHOS PARA EDUCADORES (famílias e professores) - Não prestar dados pessoais. - Não os deixar sozinhos enquanto usam a Internet. - Pensar que as pessoas online nem sempre são o que parecem. - Não permitir que marquem um encontro com alguém que tenham conhecido através da Internet. - Nem tudo o que lemos na Internet é necessariamente verdadeiro. - Nunca responder a mensagens insinuantes, obscenas, agressivas, que sugiram fins menos lícitos ou que lhes causem incómodo. - Incentive as crianças a comunicar-lhe se encontrarem mensagens deste tipo. Por isso, é conveniente seguir os alguns conselhos práticos:

31

32 http://www.internetsegura.pt/ http://www.seguranet.pt/blog/ http://www.palmtop.pt/controlo-parental-windows-7-windows-8/ http://seguranet.pt/regras-basicas http://navegarist.blogspot.pt/2008/06/sugestes-relacionadas-com-segurana.html Algumas ligações com interesse


Carregar ppt "SEGURANÇA – responsabilidade de todos; também sua! António Morgado prof. Ed. Física – EB 2,3 de Rio Tinto."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google