A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Políticas de controle da demanda

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Políticas de controle da demanda"— Transcrição da apresentação:

0 Políticas economicas a curto prazo: Política monetaria e fiscal

1 Políticas de controle da demanda
Ha muitos fatores que afetam a demanda agregada, alem das políticas monetaria ou fiscal. Em geral, a demanda agregada responde ante as mudancas de planos de gastos de familias e empresas.

2 Políticas de controle da demanda
As mudancas nos planos de gastos de familias e empresas provocam flutuacoes a curto prazo no nivel de producao e emprego. A política monetaria e a fiscal podem ser utilizadas para compensar estas flutuacoes e estabilizar a economia.

3 Politica monetaria e demanda agregada
A teoria da preferencia pela liquidez, desenvolvida por Keynes, explica como a política monetaria afeta a demanda agregada. Segundo esta teoria, a oferta e demanda de dinheiro (liquidez) determinam as taxas de juros a curto prazo Por sua vez, as taxas de juros afetam o Investimento, que é um componente da demanda agregada.

4 Politica monetaria e demanda agregada
A taxa de juros a curto prazo é determinada no mercado de dinheiro. Oferta de dinheiro A oferta de dinheiro é controlada pelo banco central. Dado que a oferta de dinheiro é fixada pelo banco central, não depende da taxa de juros. A oferta de dinheiro se apresenta com uma função de oferta vertical.

5 Politica monetaria e demanda agregada
Demanda de dinheiro As pessoas demandam dinheiro por varios motivos: para comprar bens e servicos e para manter um remanescente para fazer frente a gastos imprevistos. Mas tambem deve-se ter em conta a taxa de juros. Manter dinheiro líquido tem um custo de oportunidade: o que poderia se ganhar convertendo-se o dinheiro em um ativo financeiro (poupanca, renda fixa). A rentabilidade destes ativos é a taxa de juros que nos interessa.

6 Politica monetaria e demanda agregada
As pessoas procuram ajustar a quantidade de dinheiro em seu poder, em função da taxa de juros Quanto maior a taxa de juros, maior será o custo de se manter dinheiro líquido, e por esta razão algumas pessoas preferirão as aplicações financeiras ao dinheiro. Em consequencia, diminuirá a quantidade demandada de dinheiro. Sucederá o contrario quando diminuir a taxa de juros.

7 Politica monetaria e demanda agregada
Taxa de Juros Oferta de Moeda Demanda por Moeda M d r1 Taxa de Juros de Equilibrio r2 M2 d Quantidade fixada Quantidade de pelo Banco Central Moeda

8 Politica monetaria e demanda agregada
O nivel de precos é um dos determinantes da demanda de dinheiro. Um aumento do nivel de precos aumenta a demanda de dinheiro para qualquer taxa de juros, porque necessita-se de mais dinheiro para comprar as quantidades de bens e servicos previstos.

9 Politica monetaria e demanda agregada
O aumento da demanda de dinheiro (deslocamento da curva de demanda de dinheiro) faz com que aumente a taxa de juros. O aumento da taxa de juros reduz o gasto em investimento (I) e em consumo (C), se este se faz atraves de compras a crédito. Assim aparece uma relação negativa entre nivel de precos e demanda agregada.

10 Politica monetaria e demanda agregada
(a) Mercado de dinheiro (b) Curva de demanda agregada Taxa de Oferta de Nivel de Juros Moeda Precos Demanda de Moeda ao nivel de precos P2 , MD2 aumenta a demanda de dinheiro . . . r2 Demanda de Moeda ao nivel de precos P , MD P2 Y2 que incrementa a taxa de juros de equili- brio . . . 1. Um aumento do nivel de precos. . . r Y P Demanda Agregada Quantidade fixada Quantidade Quantidade que por sua vez reduz a quantidade de bens e servicos demandados. pelo Banco Central de Moeda de Produto

11 Politica monetaria e demanda agregada
O banco central pode afetar a demanda agregada mediante o controle da oferta de dinheiro. Um aumento da oferta de dinheiro (a curva de oferta de dinheiro se desloca para a direita)... ... reduz a taxa de juros (nos deslocamos ao longo da curva de demanda de dinheiro). Uma menor taxa de juros aumenta a demanda de bens e servicos (desloca a curva de demanda agregada).

12 Politica monetaria e demanda agregada
(a) Mercado de dinheiro (b) Curva de demanda agregada Nivel Taxa de Juros Oferta MS2 de Precos de Moeda, AD2 MS Demanda de Moeda Ao nivel de precos P 1. Quando o BC aumenta a oferta de dinheiro . . . r Y P a taxa de juros de equilibrio cai . . . r2 Demanda Agregada. A D Quantidade Y Quantidade o que aumenta a quantidade de bens e servicos demandados para cada nivel de precos. de Moeda de Produto

13 Politica monetaria e demanda agregada
A política monetaria consiste em alterar a oferta de dinheiro para deslocar a demanda agregada. Quando aumenta a oferta de dinheiro, caem as taxas de juros e aumenta a demanda agregada. Quando diminue a oferta de dinheiro, sobem as taxas de juros e diminue a demanda agregada.

14 Política fiscal e demanda agregada
A política fiscal se refere as decisões governamentais acerca do volume total de gastos e receitas por impostos. A curto prazo, a política fiscal afeta a demanda agregada através do gasto público (G) e da renda disponivel (Y-T).

15 Política fiscal e demanda agregada
Quando muda a oferta de dinheiro ou os impostos, o efeito sobre a demanda agregada é indireto, através das decisões de gasto de familias e empresas. Quando muda o gasto público, o efeito sobre a demanda agregada é direto, haja vista que G é um dos componentes da DA.

16 Política fiscal e demanda agregada
Quando variam quaisquer dos componentes da demanda agregada, como o gasto público, produzem-se dois efeitos: O efeito multiplicador O efeito deslocamento

17 O efeito multiplicador
O gasto público tem um efeito multiplicador sobre a demanda agregada: Cada R$ gasto pelo governo pode aumentar a demanda agregada por mais de um R$. O efeito multiplicador se refere ao deslocamento adicional que resulta quando a expansão fiscal incrementa a renda dos agentes economicos, consequentemente, aumentando seu consumo privado.

18 O efeito multiplicador
Mercado de fatores renda renda Mercados financeiros Familias S Empresas T Estado T-G I C G vendas Mercado de b. e s. EL

19 O efeito multiplicador
Nivel de Precos AD3 AD2 2. . porem o efeito multiplicador pode am- pliar o deslocamento da demanda agregada. 20 bilhoes 1. Um aumento do gasto público de 20 bilhoes de reais aumenta inicialmete a demanda agregada em 20 bilhoes de reais . . . Demanda agregada, AD1 Quantidade de Produto

20 O efeito deslocamento De fato, o efeito multiplicador é parcialmente reduzido pelo efeito deslocamento. Um aumento do gasto em bens e servicos (expansão da demanda agregada) supõe tambem um aumento da demanda de dinheiro. O aumento da demanda de dinheiro faz com que subam as taxas de juros... ... o que prejudica o investimento e a DA.

21 O efeito deslocamento (a) Mercado de dinheiro
(b) Curva de demanda agregada Taxa de Nivel Oferta AD2 4. . que por sua vez compensa parcial- mente o aumento inicial da DA. Juros de Precos De Moeda AD3 o aumento no gasto aumenta a demanda de dinheiro . . . 20 bilhoes M D2 1. Quando aumenta o gasto público, aumenta a demanda agregada... r2 que aumenta a taxa de juros de equilibrio... r Demanda agregada, AD1 Demanda de Moeda, MD Quantidade fixada Quantidade Quantidade pelo Banco Central de Moeda de Produto

22 Política fiscal e demanda agregada
Quando o governo reduz a pressão fiscal, aumenta a renda disponivel das familias. Algumas familias poupam esta renda adicional... ... e outras gastam em bens e servicos. O maior gasto das familias desloca a curva de demanda agregada para a direita. A magnitude do deslocamento depende da magnitude dos efeitos multiplicador e de deslocamento.


Carregar ppt "Políticas de controle da demanda"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google