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MÓDULO 2 QUALIDADE.

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Apresentação em tema: "MÓDULO 2 QUALIDADE."— Transcrição da apresentação:

1 MÓDULO 2 QUALIDADE

2 1- Qualidade - Conceito Qualidade é o conjunto total de atividades que permitem obter um produto ou serviço, dentro de requisitos(condições) que atendam às expectativas e necessidades dos clientes, com ótimo custo, dentro do prazo desejado, obtendo-se o melhor retorno, isto é, lucro e satisfação da empresa, do cliente e de todos os envolvidos.

3 2- Norma ISO 9001:2008 Especifica os requisitos para implementação do Sistema de Gestão da Qualidade, quando a organização : Necessita demonstrar sua capacidade em fornecer produtos que atendam aos requisitos do cliente e a legislação vigente; e Pretende aumentar a satisfação do cliente por meio da efetiva aplicação do SGQ, incluindo processos para melhoria contínua do SGQ e a garantia da conformidade com os requisitos do cliente e da legislação vigente.

4 2- Norma ISO 9001:2008 (cont.) Especifica os requisitos para implementação do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), objetivando a certificação ou para fins contratuais. Permite que o desempenho seja cada vez melhor, aumentando a qualidade dos produtos oferecidos e a competitividade da empresa. Proporciona às organizações o planejamento e controle de seus processos.

5 3- Certificação ISO 9001:2008 Na fase de implantação da norma são definidos e documentados os principais processos da organização, definindo-se as sequências e interações, por meio de procedimentos e ou instruções de trabalho. A organização deve seguir os procedimentos documentados para reduzir as chances de falhas (não-conformidades) no produto final. A organização também deve controlar (manter) o SGQ continuamente.

6 4- Certificados ISO 9001:2008

7 5- Política da Qualidade
“Fornecer serviços e produtos com qualidade, para atender as necessidades de nossos clientes, buscando melhorias contínuas através da valorização dos colaboradores, de forma a garantir a lucratividade e o crescimento sustentável”.

8 6- Objetivos da Qualidade
Satisfazer as expectativas do cliente; Atuar de forma ética e responsável nas relações com os colaboradores, promovendo um ambiente de trabalho onde as pessoas possam expressar o seu potencial máximo; Prover aprimoramento e treinamento continuado dos colaboradores; Melhorar continuamente o SGQ; Garantir a segurança e a saúde dos colaboradores; e Busca de Lucro para assegurar a sobrevivência e crescimento sustentável.

9 7- Vantagens da adoção - Empresa
Maior participação no mercado nacional/internacional; Padronização do produto/processo; Maior competitividade; Redução de custos/maior lucro; e Atendimento as normas/legislações vigentes.

10 8- Vantagens da adoção - Clientes
Maior satisfação sobre os produtos; Redução dos custos/maior lucro; e Garantia (reduz custos com logística/produção);

11 9- Vantagens da adoção - Sociedade
Cumprimento das normas/leis vigentes; Geração de renda e emprego de forma sustentável; Redução dos índices de acidentes de trabalho;e Redução dos impactos ambientais.

12 10- Vantagens da adoção - Empregados
Maior produtividade; Maior empregabilidade; Oportunidade de treinamento; Oportunidade de crescimento profissional; e Ambiente de trabalho mais saudável.

13 11- Documentos SGQ

14 12- Abordagem dos Processos (ISO 9001:2008)

15 13- Abordagem dos Processos (ELBI)

16 14- Ciclo da Melhoria Contínua

17 15- Indicadores de desempenho
Satisfação do Cliente: é avaliada através de formulário a ser preenchido no decorrer ou no final da obra. Mede a satisfação de nossos clientes em relação aos produtos/serviços.

18 15- Indicadores de desempenho (cont.)
Satisfação dos Colaboradores: é avaliada através de formulário ou sugestões e reclamações depositadas na caixa de sugestões.

19 15- Indicadores de desempenho (cont.)
Desempenho do Processo: Serve para saber se estamos atingindo as metas/objetivos traçados para o processo ou atividade.

20 15- Indicadores de desempenho (cont.)
Desempenho do Processo: Serve para saber se estamos atingindo as metas/objetivos traçados para o processo ou atividade.

21 15- Indicadores de desempenho (cont.)
Desempenho do Processo: Serve para saber se estamos atingindo as metas/objetivos traçados para o processo ou atividade.

22 16- Procedimentos (PS) e Instruções de Trabalho (IT)
São documentos que descrevem com detalhamento um determinado processo ou atividade. Devem ser disponibilizados em local de fácil acesso, em revisão atualizada. Devem ser entendidos por todos os colaboradores que executam as atividades neles descritas,

23 17- Comprometimento e Colaboração
A participação dos colaboradores é o ponto chave na busca da melhoria contínua, ninguém melhor que os próprios executores da tarefa para dar sugestões de melhorias no processo. Empresas onde existe comprometimento e participação dos funcionários tornam-se mais competitivas e conseqüentemente atingem suas metas e requisitos com agilidade e baixo custo. O comprometimento das equipes de trabalho é um fator decisivo na excelência da qualidade e no crescimento da empresa.

24 18- Auditoria Interna da Qualidade
Ocorre semestralmente Verificar se o SGQ está conforme as disposições planejadas (7.1 – Planejamento da Realização do Produto). Deve ser programada Os auditores devem agir imparcialmente. Os auditores não devem auditar seu próprio trabalho. Os responsáveis pelas áreas auditadas devem assegurar a execução das ações, sem demora.

25 19- Auditoria Externa da Qualidade
Verificar eventuais ajustes da auditoria inicial. Verificar a conformidade dos processos e do Sistema de Gestão em relação aos documentos de referência e sua completa implementação conforme os requisitos da norma;

26 NA RESPONSABILIDADE DE TODOS A QUALIDADE DE NOSSOS PRODUTOS!!
A ELBI AGRADECE A PARTICIPAÇÃO E DESEJA BOAS VINDAS A TODOS!! NA RESPONSABILIDADE DE TODOS A QUALIDADE DE NOSSOS PRODUTOS!!


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