A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O jogo de me ver é te ver jogando O teatro e a caracterização como instrumentos para ressignificar a imagem pessoal.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O jogo de me ver é te ver jogando O teatro e a caracterização como instrumentos para ressignificar a imagem pessoal."— Transcrição da apresentação:

1 O jogo de me ver é te ver jogando O teatro e a caracterização como instrumentos para ressignificar a imagem pessoal.

2 Informações Gerais: Projeto elaborado pelo pibidianos: Projeto elaborado pelo pibidianos: - Bruno Flores Prandini; - Thais Pegoraro; - Wesley Alves dos Santos; - Bruna Joahann Nery; -Cristiane Cerveira. Docentes: Carlos Roberto Mödinger(orientador) e Marli Susana Carrard Sitta Docentes: Carlos Roberto Mödinger(orientador) e Marli Susana Carrard Sitta Graduação: Teatro Licenciatura Graduação: Teatro Licenciatura Universidade: Uergs (Universidade Estadual do Rio Grande do Sul) Universidade: Uergs (Universidade Estadual do Rio Grande do Sul) Desenvolvido em: Ciep (Colégio Estadual Ivo Buhler) Desenvolvido em: Ciep (Colégio Estadual Ivo Buhler)

3 Introdução: O teatro é um poderoso meio de expressão, resultado do encontro entre pessoas e da experiência perceptiva pela qual elas passam. É um ato de desprendimento humano que pode resultar numa operação criativa, rica e surpreendente, capaz de abrir outros caminhos e visões além do que se está acostumado e estimular entendimentos e conexões diversas. O teatro é um poderoso meio de expressão, resultado do encontro entre pessoas e da experiência perceptiva pela qual elas passam. É um ato de desprendimento humano que pode resultar numa operação criativa, rica e surpreendente, capaz de abrir outros caminhos e visões além do que se está acostumado e estimular entendimentos e conexões diversas.

4 Objetivos da Oficina: Trazer por meio do teatro uma discussão social; Trazer por meio do teatro uma discussão social; Utilizar o teatro como ferramenta para o autoconhecimento; Utilizar o teatro como ferramenta para o autoconhecimento; Trazer novos olhares para a dramaturgia escolar; Trazer novos olhares para a dramaturgia escolar; Executar as competências das artes cênicas com foco na caracterização; Executar as competências das artes cênicas com foco na caracterização;

5 Metodologia: Diferentes recursos serão para composição de improvisos Diferentes recursos serão para composição de improvisos Alternâncias periódicas de professores; Alternâncias periódicas de professores; Os jogos teatrais serviram como base na busca do autoconhecimento, investigando a energia individual e coletiva, sensorial e tátil; possibilitando aos alunos o conhecimento do seu papel na escola e na sociedade; Os jogos teatrais serviram como base na busca do autoconhecimento, investigando a energia individual e coletiva, sensorial e tátil; possibilitando aos alunos o conhecimento do seu papel na escola e na sociedade; Utilizar a caracterização para proporcionar o conhecimento pessoal, de uma forma poética e sensível; Utilizar a caracterização para proporcionar o conhecimento pessoal, de uma forma poética e sensível;

6 Público: Alunos do Colégio Estadual Ivo Bühler: Alunos do Colégio Estadual Ivo Bühler: -1ª turma: Alunas e alunos com variadas idades; -2ª turma: Alunos do 3ºano com idades de 8 e 10 anos;

7 Desdobramentos até 16 de Setembro: -Observações no colégio durante o período de 01/Abril a 16/Junho de 2015 - Oficinas de 1 hora de duração ( em função de os horários da escola estarem sendo adaptados as oficinas realizadas até o momento foram de 40 minutos) - 17/Junho realizada a 1ª oficina com as crianças maiores, contabilizando 10 oficinas. - 19/Agosto realizada a 1º oficina com as crianças do 3ºano fundamental, contabilizando 3 oficinas. - Média de alunos por oficina: 15 alunos - Média de idade dos maiores: 12 anos - Média de idade dos menores: 9 anos

8 Publicação: Queria poder ouvir através da alma Pois sei que muitas vezes quando falaram não era tudo que tinham a dizer. É nítido. Porque eles estão ali à frente. E quando nem todos tiverem a resposta na ponta da língua Muitos sentirão vergonha ou até medo de responder. Porque ainda acham que para aquela pergunta Tem uma resposta certa. Mas essa vai além de notas altas ou baixas Resposta certa nunca vai ter. Resposta certa nunca vai ter. Qual é o seu sonho? Cada um deles tem. Seja pequeno. Seja grande. Seja ele almejado com todas as forças. Seja ele escondido ou ainda não descoberto Um sonho que só é notado de noitinha quando dorme. Mas eu sabia que todos tinham um sonho E aqueles que talvez não conseguissem falar no momento Por insegurança. Podem ter sonhos até às pontas do pé. E eu percebo que a segurança deles com a gente Está engatinhando como pequeninas crianças. Em seus primeiros passos. E com um sorriso no rosto. (Bruna Joahann Nery – Pibidiana Uergs Teatro)

9 Oficinas:

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28 Referências: SPOLIN, Viola. Improvisação para o teatro. São Paulo: Perspectiva S.A, 2000. SPOLIN, Viola. Improvisação para o teatro. São Paulo: Perspectiva S.A, 2000. BOAL, Augusto. Jogos para atores e não-atores. Editora Record, 1998. BOAL, Augusto. Jogos para atores e não-atores. Editora Record, 1998. GROTOWSKI, Jerzy. Em busca de um teatro pobre. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 1971. GROTOWSKI, Jerzy. Em busca de um teatro pobre. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 1971.


Carregar ppt "O jogo de me ver é te ver jogando O teatro e a caracterização como instrumentos para ressignificar a imagem pessoal."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google