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CAP. 9 – MEIOS DE TRANSPORTE E A ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO

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Apresentação em tema: "CAP. 9 – MEIOS DE TRANSPORTE E A ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO"— Transcrição da apresentação:

1 CAP. 9 – MEIOS DE TRANSPORTE E A ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO
Modernização dos sistemas de transporte aumento do fluxo de pessoas e mercadorias A eficiência ou precariedade dos transportes diminui ou aumenta os custos de produção dos produtos, o preço final e consequentemente a competitividade desses produtos no mercado.

2 FRAGMENTAÇÃO DO PROCESSO DE PRODUÇÃO: A ESTRATÉGIA DO “CARRO MUNDIAL”
produção concentrada atual modelo de fragmentação do processo de produção

3 A evolução tecnológica dos meios de transporte e comunicação tornaram possível a:
GLOBALIZAÇÃO

4 Embora seja o sistema de transporte, para longas distâncias, que mais consome energia e o mais caro, o transporte rodoviário é o mais utilizado no Brasil.

5

6 Os meios de transporte cumprem um papel muito importante na integração dos territórios e na dinamização da economia.

7 Até o início da década de 1990, quase todos os investimentos no setor de transportes foi realizada pelo Estado através da várias empresas estatais. Atualmente, boa parte dessa infraestrutura vem sendo administrada pelo setor privado, por meio de concessões de exploração. O controle, a fiscalização e permissão para construção de novos sistemas de transporte é de responsabilidade do Estado, por meio da Agência Nacional dos Transportes (ANT).

8 O transporte rodoviário é o ideal para pequenas distâncias
O transporte rodoviário é o ideal para pequenas distâncias. Ele é o único que realiza o chamado transporte porta a porta. Rodovias em condições ruins atrasam o tempo de percurso, eleva o risco de acidentes e aumenta o custo do frete

9 TRANSPORTE FERROVIÁRIO
VANTAGENS: - baixo custo do frete; - economia de combustível e manutenção a médio e longo prazos. DESVANTAGENS: - custo médio de construção cerca de 2,5 vezes maior que o das rodovias; - não tem a mesma mobilidade dos caminhões. Como meio de transporte urbano, o trem, o metrô, o VLT e o “tran” são muito mais rápidos, menos poluentes e mais eficientes do que o ônibus.

10 TRANSPORTE HIDROVIÁRIO
VANTAGENS: - baixo custo do frete; - economia de combustível e manutenção a médio e longo prazos. DESVANTAGENS: - alto custo médio de construção; - não tem a mesma mobilidade dos caminhões. Quando os rios são caudalosos e o relevo é plano a implantação das hidrovias é mais fácil e mais barata.

11 O canal do Panamá

12 É o meio de transporte mais adequado para bens de alto valor agregado.
TRANSPORTE AÉREO VANTAGENS: - é o mais rápido meio de transporte; - não necessita de embalagem mais reforçada (manuseio mais cuidadoso). DESVANTAGENS: - menor capacidade de carga do que navios e trens; - maior valor de frete entre todos os meios de transporte; - não tem a mesma mobilidade dos caminhões. É o meio de transporte mais adequado para bens de alto valor agregado.

13 REDES INTERMODAIS


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