A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Treinamento para Coordenadores do Centenário de Distrito

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Treinamento para Coordenadores do Centenário de Distrito"— Transcrição da apresentação:

0 Treinamento para Coordenadores do Centenário de Distrito
Motivação Introdução (2:00) Dê as boas-vindas aos participantes da sessão. A motivação é um conceito que às vezes é negligenciado, mas pode ter um impacto vital no comportamento e no desempenho das pessoas. Ela é necessária para motivar as pessoas a AGIREM, sendo um componente importante de como podemos encorajar comportamentos e ações que queremos aumentar, e desencorajar comportamentos e ações que queremos diminuir. Cada um de vocês foi nomeado para o cargo de Coordenador do Centenário de Distrito porque já demonstrou que é um líder de fato, tendo a capacidade de engajar os Leões. Ao longo dos próximos dois anos, você será chamado para utilizar tais habilidades para criar um ambiente de motivação sustentada entre os seus Assessore do Centenário de Clube e outros membros da sua equipe do Centenário. Em última análise, isso nos ajudará a alcançar as metas, objetivos e iniciativas que fazem parte do Programa de Celebrações do Centenário. Treinamento para Coordenadores do Centenário de Distrito

1 Treinamento para Coordenadores do Centenário de Distrito
Objetivos da Sessão Reconhecer a diferença entre motivação interna e externa. Utilizar o tipo apropriado de motivação para otimizar o desempenho Identificar três componentes da motivação interna Implementar estratégias para desenvolver a motivação entre os membros da equipe do Centenário Ao final desta sessão, você estará apto a: Reconhecer a diferença entre motivação interna e externa. Utilizar o tipo apropriado de motivação para otimizar o desempenho Identificar três componentes da motivação interna Implementar estratégias para desenvolver a motivação entre os membros da equipe do Centenário Treinamento para Coordenadores do Centenário de Distrito

2 Treinamento para Coordenadores do Centenário de Distrito
Tipos de Motivação MÓDULO 1: Tipos de Motivação (22:00) Começaremos discutindo dois principais tipos de motivação. Treinamento para Coordenadores do Centenário de Distrito

3 Daniel Pink Autor de Vontade: a surpreendente verdade sobre o que nos motiva (tradução livre do inglês) Dois tipos de motivação: extrínseca e intrínseca externa e interna Peça aos participantes que abram a página 1 do Manual do Participante. Daniel Pink é um popular autor americano na área de comportamento, gerenciamento e negócios. Em 2009, Pink publicou um livro best-seller intitulado Drive: The Surprising Truth About What Motivates Us. ((Motivação: A surpreendente verdade sobre o que nos motiva (tradução livre do inglês)) Em seu livro, Pink descreve duas maneiras principais pelas quais as pessoas são motivadas, além das condições e componentes necessários para cada tipo de motivação para se chegar a um desempenho bem-sucedido: motivação extrínseca e intrínseca. Para os propósitos desta sessão de hoje, estaremos simplificando esses termos, referindo-nos a eles como sendo: Motivação externa Motivação interna Treinamento para Coordenadores do Centenário de Distrito

4 Treinamento para Coordenadores do Centenário de Distrito
Motivação externa A motivação externa se alinha ao nosso entendimento tradicional de como as pessoas são motivadas. Ela refere-se à motivação para agir como resultado de alguma recompensa ou consequência externa tangível. Pergunte: Alguém pode pensar em um exemplo de motivação externa? Os exemplos podem ser do seu cotidiano ou algo relacionado ao Lions. Permita que vários participantes respondam com os exemplos necessários; captando as respostas em um flipchart, incentivando-os a observarem a definição e exemplos na página 1 do Manual do Participante; Alguns exemplos serão oferecidos que poderão ser relacionados especificamente à sua região e cultura: Dinheiro Prêmios Reconhecimento público Promoção ou aumento de autoridade /responsabilidade Medo de perder o cargo, autoridade e/ou reputação Quando as pessoas são motivadas por recompensas ou consequências externas, geralmente ficam menos preocupadas e investidas na ação propriamente, ficando mais focadas nos benefícios que recebem ao agirem. Esta característica não é necessariamente negativa para este tipo de motivação, mas deve ser usada com muita cautela. Estaremos discutindo este aspecto da motivação externa em alguns minutos. A motivação para agir que resulta de uma recompensa ou consequência externa tangível. Treinamento para Coordenadores do Centenário de Distrito

5 Treinamento para Coordenadores do Centenário de Distrito
Motivação interna A motivação para agir que resulta do desejo interior ou da satisfação pessoal que se acredita será adquirida a partir da ação. O segundo tipo de motivação descrito por Daniel Pink é a motivação interna, que se refere a ser motivado a agir como resultado de um desejo ou satisfação interna que se acredita adquirir a partir da ação propriamente. Pergunte: Alguém pode pensar em um exemplo de motivação interna? Novamente, os exemplos podem ser básicos ou relacionados ao Lions. Permita que vários participantes respondam com os exemplos necessários; captando as respostas em um flipchart, incentivando-os a observarem a definição e exemplos na página 1 do Manual do Participante. Alguns exemplos serão oferecidos que poderão ser relacionados especificamente à sua região e cultura: Um sentido de orgulho ou realização Satisfação ou alegria derivada da ação ou tarefa em si Desenvolvimento ou aprimoramento pessoal Sensação de comprometimento a uma causa/meta maior Treinamento para Coordenadores do Centenário de Distrito

6 Externa vs. Interna Peça que abram a página 2 do Manual do Participante. Conforme mencionado anteriormente, a motivação é um componente importante de como podemos incentivar comportamentos e ações que queremos aumentar, e como podemos desincentivar comportamentos e ações que queremos diminuir. Daniel Pink declara que ambos os tipos de motivação podem ser extremamente eficazes para tal fim, porém, a eficácia tem como base a situação na qual você esteja tentando aplicar a motivação. O tipo de motivação a ser usada depende da situação. Treinamento para Coordenadores do Centenário de Distrito

7 Treinamento para Coordenadores do Centenário de Distrito
Motivação externa O uso de motivadores externos é tipicamente mais eficaz quando a ação (comportamento, tarefa/projeto, meta) é algo distinto e o caminho para chegar-se à realização já esteja definido. Um exemplo desta situação seria incentivar a finalização de uma tarefa definida, ou seja, apresentar relatórios em tempo hábil. Pergunte: Você pode pensar em qualquer outro exemplo de uma situação que poderia se beneficiar de um motivador externo? Permita que 2 a 3 participantes respondam. Dois exemplos adicionais estão incluídos abaixo: Motivar as pessoas a cumprir os requisitos de um programa de premiação Motivar as pessoas a participar de uma reunião A motivação externa é a mais eficaz quando existe um caminho definido para chegar-se a uma realização. Treinamento para Coordenadores do Centenário de Distrito

8 Treinamento para Coordenadores do Centenário de Distrito
Motivação interna A motivação interna é mais eficaz quando a ação (comportamento, tarefa/projeto, meta) é mais complexa e requer o uso de pensamento crítico e habilidades de resolução de problemas para chegar-se à realização. Um exemplo desta situação seria uma tarefa complexa, como o desenvolvimento de um plano abrangente para promover o centenário nos clubes. Ambos os motivadores externos e internos podem ser eficazes, podendo ser utilizados conjuntamente em uma estratégia motivacional que promova o sucesso a curto e longo prazo. Entretanto, a distinção entre como os dois tipos de motivadores podem ser utilizados em situações diferentes é um conceito importante para ser assimilado por um líder. Usar o tipo errado de motivação em determinada situação pode na realidade produzir um impacto negativo. A motivação interna é mais eficaz quando o caminho a ser seguido requer pensamento crítico e resolução de problemas. Treinamento para Coordenadores do Centenário de Distrito

9 Treinamento para Coordenadores do Centenário de Distrito
Consequências Criatividade diminuída Etapas ou processos que são ignorados Aumento das expectativas Pensamento a curto prazo Peça aos participantes que abram a página 3 do Manual do Participante. Motivação externa – conforme estão lembrados, esta é a mais eficaz quando o caminho para chegar-se à realização é definido e direto - pode haver consequências quando usado para estimular o desempenho em situações complexas que requerem pensamento crítico e habilidades de resolução de problemas. Essas são algumas consequências: Criatividade diminuída: Muitos projetos e desafios requerem pensamento criativo para que uma solução efetiva seja encontrada. Usar um motivador externo (como uma recompensa por uma realização ou uma consequência pelo fracasso), para motivar as pessoas a agir, pode diminuir drasticamente o enfoque e prejudicar o processo criativo. Etapas ou processos que são ignorados: Ao oferecer um incentivo externo para motivar o desempenho fará com que muitas pessoas diminuam o enfoque para encontrar a maneira mais rápida de atingir a meta. Isso pode resultar em pular etapas ou processos, seja proposital ou inadvertidamente, que são essenciais para um resultado de qualidade. Aumento das expectativas: Se as pessoas são consistentemente motivadas externamente, estarão sempre na expectativa de receberem alguma coisa pelo desempenho. Eventualmente, a expectativa do que devem receber também aumenta, o que pode se tornar insustentável a longo prazo. Pensamento a curto prazo: Oferecer um motivador externo como recompensa ou como consequência do desempenho pode limitar o pensamento, visualizando apenas um futuro próximo, o que invalida uma estratégia de longo prazo. Isto previne o desenvolvimento de um alicerce forte ou um compromisso para uma meta futura. Pergunte: Alguém já passou pela experiência de consequências causadas por usar um motivador externo para motivar as pessoas em uma situação errônea? Qual foi o resultado? Permita que 1 ou 2 voluntários compartilharem experiências, caso se aplique. Se os participantes não tiverem experiências relevantes para compartilhar, você pode compartilhar algo de sua experiência pessoal ou Leonística. Treinamento para Coordenadores do Centenário de Distrito

10 Como desenvolver a motivação
MÓDULO 2: Como desenvolver a motivação (35:00) Teoricamente, motivar as pessoas parece algo relativamente simples, porém, na prática isto pode ser extremamente complexo. Embora seja simples considerar formas de implementar estratégias motivacionais externas com os membros da sua equipe, desenvolver a motivação interna pode ser algo muito mais complexo. Antes de prosseguir neste módulo, que inclui uma atividade e discussão, peça aos participantes que encontrem um parceiro e forneça a eles uma folha de papel flipchart e um marcador. Se tiver um número ímpar, crie um grupo de três. Para economizar tempo, prepare os flipcharts com as devidas seções/etiquetas antes de começar a sessão. Treinamento para Coordenadores do Centenário de Distrito

11 Treinamento para Coordenadores do Centenário de Distrito
Componentes Motivação interna Autonomia Maestria Propósito Peça aos participantes que abram a página 4 do Manual do Participante. No papel de coordenador do centenário de distrito, você tem a oportunidade de promover o desenvolvimento de três componentes da motivação interna entre os membros da sua equipe do Centenário: autonomia, maestria, propósito. Treinamento para Coordenadores do Centenário de Distrito

12 Instruções para o Flipchart:
Autonomia Propósito Maestria Utilizando o papel do flipchart, crie 3 colunas: No topo de cada coluna, escreva um dos três componentes: autonomia, maestria e propósito. Primeiramente, vamos definir cada um dos componentes. Conforme definimos os componentes, escreva a definição na página 4 do Manual do Participante. Você também terá a oportunidade de fazer algumas anotações em seu flipchart, mas aguarde minhas instruções para fazê-lo. Treinamento para Coordenadores do Centenário de Distrito

13 Treinamento para Coordenadores do Centenário de Distrito
Autonomia: O desejo de se autoconduzir nas ações e comportamentos. A autonomia se refere a se autoconduzir nas ações e comportamentos. Em um ambiente autônomo, os indivíduos possuem um controle primário das suas decisões, ações e comportamentos em vez de serem comandados por alguém. Criar um ambiente onde se incentiva a autonomia não significa que as metas serão sacrificadas, ou a estrutura e responsabilidades da equipe. Ao contrário, ao oferecermos oportunidades para que as pessoas comandem suas próprias ações, isso pode criar um senso de propriedade quanto às metas e cronogramas estabelecidos, promovendo a colaboração e aumentando o nível de satisfação e desempenho. Promover a autonomia entre os assessores do Centenário dos clubes e entre os membros da equipe do Centenário, mantendo a estrutura original, metas e coerência, pode ser algo desafiador.  O estabelecimento de metas de forma colaborativa é um método que você deve considerar integrar no gerenciamento dos seus assessores. Incluir os membros da sua equipe no processo de estabelecimento de metas e planejamento das ações promove o senso de propriedade do processo e autodirecionamento para contribuir com as metas estabelecidas. Treinamento para Coordenadores do Centenário de Distrito

14 Autonomia: Autonomia Propósito Maestria
Atividade: Junto com o seu parceiro, passe cinco minutos discutido outras estratégias que você poderia usar para promover a autonomia entre os coordenadores do centenário de distrito e equipe do centenário. Faça uma lista das estratégias na coluna “Autonomia" no flipchart e esteja preparado para compartilhar as informações com o grupo. Interrompa após cinco minutos e ofereça aos participantes a oportunidade de compartilhar as estratégias. Se o grupo da sua sala for pequeno, peça que todos compartilhem as estratégias. Se o grupo for maior, peça que cada pequeno grupo compartilhe apenas uma estratégia. As respostas poderão ser variadas, como: Promover a criatividade (como uma sessão de troca de ideias sobre como conseguir 100% dos relatórios CSC em nível de clube) e incentivar os membros da equipe a identificarem maneiras inovadoras e abordagens para enfrentar desafios e identificar oportunidades Delegar tarefas e responsabilidades específicas para os membros do grupo (como a criação de uma página de grupo no Facebook para os coordenadores e assessores do clube onde possam compartilhar ideias e informações). Isto permite que você proporcione direcionamento, ao mesmo tempo dando autonomia para que tomem decisões sobre como querem completar determinada tarefa e o projeto em si, além de outras responsabilidades. Peça aos participantes que façam anotações na página 5 do Manual do Participante. Fornecer autonomia aos membros da sua equipe no desempenho de tarefas, projetos e abordagens no momento em que assumem responsabilidades promove o engajamento, assim contribuindo para o segundo componente da motivação interna - maestria. Discuta as estratégias que poderão ser usadas para promover a autonomia Faça uma lista das estratégias na coluna “Autonomia” Esteja preparado para compartilhar Treinamento para Coordenadores do Centenário de Distrito

15 Treinamento para Coordenadores do Centenário de Distrito
Maestria: O desejo de melhorar continuamente as suas habilidades e o desempenho pessoal. Maestria refere-se ao desejo de melhorar continuamente as suas habilidades e o desempenho pessoal. Como um exemplo de maestria na prática, analise a sua jornada como um líder Leão. Durante o seu desenvolvimento, você não recebeu ganho financeiro ou incentivo externo ao buscar por oportunidades de desenvolvimento da liderança; no entanto, o desejo de melhorar suas habilidade resultou em crescimento pessoal, satisfação e sucesso. Incentivar a maestria entre os assessores do Centenário de clubes e entre os membros da equipe do centenário representa uma forma importante de assegurar que se sintam desafiados, recebendo o apoio necessário quando se empenham em melhorar e alcançar os objetivos almejados. Coaching é uma habilidade que você pode utilizar em apoio a este processo, ajudando os coordenadores a identificarem quaisquer deficiências nas habilidade e conhecimentos, incentivando o desenvolvimento pessoal adicional ou treinamento para melhorar a eficácia. Treinamento para Coordenadores do Centenário de Distrito

16 Maestria: Autonomia Propósito Maestria
Atividade: Junto com o seu parceiro, passe cinco minutos discutido outras estratégias que você poderia usar para promover a autonomia entre os assessores do Centenário de clube e membros da equipe do Centenário. Faça uma lista das estratégias na coluna “Maestria" no flipchart e esteja preparado para compartilhar as informações com o grupo. Interrompa após cinco minutos e ofereça aos participantes a oportunidade de compartilhar suas ideias. Se os grupos da sala de aula forem pequenos, peça que cada grupo compartilhe todas as estratégias e habilidades identificadas. Se os grupos da sala de aula forem maiores, peça que cada grupo compartilhe apenas uma estratégia. As respostas poderão ser variadas, como: Reconhecer e celebrar o progresso e as realizações para a execução do projeto ou metas estabelecidas (individualmente e como um grupo) Oferecer oportunidades regularmente aos membros da equipe para incrementarem o nível de conhecimento e habilidades (webinars ou reuniões trimestrais, sessões educativas nos fórum de área ou eventos do distrito múltiplo) Tornar-se disponível para oferecer orientação e incentivo quando necessário Peça aos participantes que façam anotações na página 5 do Manual do Participante. Discuta as estratégias que poderão ser usadas para promover a maestria Faça uma lista das estratégias na coluna “Maestria” Esteja preparado para compartilhar Treinamento para Coordenadores do Centenário de Distrito

17 Treinamento para Coordenadores do Centenário de Distrito
Propósito: O desejo de contribuir e fazer parte de uma causa maior que si próprio. O último componente da motivação interna é o propósito, que oferece o contexto para a autonomia e a maestria. O propósito refere-se ao desejo de contribuir e fazer parte de uma causa maior que si próprio. As pessoas que se sentem autônomas em suas ações muitas vezes trabalham para chegarem à maestria e, consequentemente, chegam a um nível superior de desempenho. Aqueles que assim fazem em termos de serviço visando um objetivo ou causa maior, são os mais produtivos, satisfeitos e bem sucedidos. Pergunte: Qual o propósito de celebrarmos o nosso centenário? Permita que vários participantes respondam. As respostas serão variadas, mas provavelmente incluirão comentários relacionados à celebração da nossa história, engajamento dos companheiros e associados em potencial, realização das metas e oportunidades de crescimento futuro. Identificar um propósito é uma atividade pessoal que requer alguma autorreflexão e considerações minuciosas. Para ajudar os membros da sua equipe na identificação de uma finalidade, comece perguntando POR QUE, em vez de COMO, quando discutir sobre metas, projetos, desafios e oportunidades. Por exemplo, antes de perguntar "como" os assessores do Centenário de clube devem abordar a falta de conscientização perante o público sobre o centenário nas comunidades locais, com enfoque na identificação do "por que". É importante que busquem por esta oportunidade para despertar a conscientização comunitária - angariando apoio, recrutando novos companheiros, etc. Pergunte: "POR QUE?" Treinamento para Coordenadores do Centenário de Distrito

18 Propósito: Autonomia Propósito Maestria
Atividade: Junto ao seu parceiro, passe cinco minutos discutido outras estratégias ou habilidades que você poderia usar para incentivar a maestria entre os assessores do centenário de clubes e membros da equipe do Centenário. Faça uma lista das estratégias na coluna “Propósito" no flipchart e esteja preparado para compartilhar as informações com o grupo. Interrompa após cinco minutos e ofereça aos participantes a oportunidade de compartilhar suas ideias. Se o grupo da sua sala for pequeno, peça que cada grupo compartilhe todas as estratégias. Se o grupo for maior, peça que cada grupo compartilhe apenas uma estratégia. As respostas poderão ser variadas, como: Realizar uma atividade de grupo onde cada membro da equipe tenha a oportunidade de identificar de forma independente o seu propósito como parte do Centenário, para depois compartilhar com o resto da equipe. Isto ajudará a estabelecer um senso de responsabilidade e de inspiração entre eles (pode ser feito virtualmente em uma página do Facebook / site de mídia social, ou via ). Compartilhe com os membros da equipe alguns artigos promocionais relacionados ao Centenário, como uma história fundamental ou vídeo do centenário para provocar alguma discussão sobre como ele se conecta aos propósitos de cada um e inspira os esforços envidados. Mantenha um registro dos propósitos de cada membro da equipe, lembrando a todos do que foi proposto como forma de apoiar e incentivar o trabalho que executam. Peça aos participantes que façam anotações na página 5 do Manual do Participante. Pergunte: Alguma pergunta sobre os três componentes da motivação interna? Aborde qualquer pergunta conforme necessário, depois faça a transição para a conclusão. Discuta as estratégias que poderão ser usadas para promover o propósito Faça uma lista das estratégias na coluna “Propósito” Esteja preparado para compartilhar Treinamento para Coordenadores do Centenário de Distrito

19 Treinamento para Coordenadores do Centenário de Distrito
Conclusão (1:00) Incentivar os membros da sua equipe para que criem autonomia, ganhem maestria e identifiquem um propósito consiste de uma medida importante de apoio que você pode alavancar para assegurar que a sua equipe do centenário se comprometa em alcançar o sucesso. Completar essas estratégias com vários motivadores externos em uma situação apropriada reforçará esse apoio e promoverá ainda mais a realização de metas e iniciativas importantes relacionadas às Celebrações do Centenário.   Treinamento para Coordenadores do Centenário de Distrito

20 Treinamento para Coordenadores do Centenário de Distrito
Objetivos da Sessão Reconhecer a diferença entre motivação interna e externa. Utilizar o tipo apropriado de motivação para otimizar o desempenho Identificar três componentes da motivação interna Implementar estratégias para desenvolver a motivação entre os membros da equipe do Centenário Vamos agora analisar os objetivos da sessão de hoje: Reconhecer a diferença entre motivação interna e externa. Utilizar o tipo apropriado de motivação para otimizar o desempenho Identificar três componentes da motivação interna Implementar estratégias para desenvolver a motivação entre os membros da equipe do Centenário Pergunte: Conseguimos cumprir os nossos objetivos? Responda a qualquer pergunta final, conforme necessário. Treinamento para Coordenadores do Centenário de Distrito

21 Treinamento para Coordenadores do Centenário de Distrito
Avaliação Conclua a sessão e peça aos participantes que preencham a avaliação da sessão. Treinamento para Coordenadores do Centenário de Distrito


Carregar ppt "Treinamento para Coordenadores do Centenário de Distrito"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google