A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TURISMO NO ESPAÇO RURAL (TER)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TURISMO NO ESPAÇO RURAL (TER)"— Transcrição da apresentação:

1

2 TURISMO NO ESPAÇO RURAL (TER)
NOÇÕES ESSENCIAIS TURISMO TURISMO NO ESPAÇO RURAL (TER) Viagens para lazer com duração superior a 24 horas. Conjunto de atividades e serviços de alojamento em empreendimentos de natureza familiar, disponilizados a turistas, mediante remuneração, em espaço rural.

3 O turismo tem vindo a crescer de importância a nível nacional.
O espaço rural para fins de lazer assume-se cada vez mais atrativo especialmente para as populações urbanas nacionais e estrangeiras. O turismo no espaço rural (TER) oferece a possibilidade de conviver com as práticas, as tradições e os valores da sociedade rural valorizando o que é típico. O TURISMO ASSUME-SE COMO IMPORTANTE FATOR DE DESENVOLVIMENTO DAS ÁREAS RURAIS.

4 As razões do aumento da procura do TER são:
A procura pelo TER tem crescido cada vez mais nos últimos anos… As razões do aumento da procura do TER são: Um maior interesse pelo património, pelo meio natural e das suas vantagens para a saúde; Necessidade de repouso e evasão e a procura de paz e tranquilidade; A valorização de uma oferta turística mais personalizada; A opção da população de dedicar mais tempo ao lazer e à cultura; As melhores acessibilidades para os espaços rurais.

5 MODALIDADES DE TURISMO NO ESPAÇO RURAL
Turismo de Habitação Turismo rural Agroturismo Casas de Campo Turismo de Aldeia

6 MODALIDADES DE TURISMO NO ESPAÇO RURAL
TURISMO DE HABITAÇÃO O Turismo de Habitação desenvolve-se em: Palacetes ou outras antigas casas senhoriais; Solares; Casas de valor arquitetónico reconhecido.

7 TURISMO DE HABITAÇÃO MODALIDADES DE TURISMO NO ESPAÇO RURAL
Contribui para o restauro, conservação e dinamização destas casas. Serviço personalizado de elevada qualidade. TURISMO DE HABITAÇÃO Serviço de hospedagem de natureza familiar.

8 MODALIDADES DE TURISMO NO ESPAÇO RURAL
TURISMO RURAL O Turismo Rural desenvolve-se em: Casas rústicas particulares com características arquitetónicas típicas do meio onde se encontra; Casas com decoração relacionada com a etnografia da região.

9 TURISMO RURAL MODALIDADES DE TURISMO NO ESPAÇO RURAL TURISMO RURAL
OFERTA DA POSSIBILIDADE DE REALIZAR ATIVIDADES. MOBILIÁRIO SIMPLES. CASAS FAMILIARES DE PEQUENAS DIMENSÕES. POSSIBILIDADE DE ALUGAR EQUIPAMENTOS PARA PARTICIPAR EM ATIVIDADES. TURISMO RURAL

10 MODALIDADES DE TURISMO NO ESPAÇO RURAL
AGROTURISMO O Agroturismo desenvolve-se em: Quintas que incorporam a possibilidade de hospedagem em casa rústica em ambiente agrícola; Explorações agrícolas que se dedicam ao cultivo de produtos típicos.

11 AGROTURISMO POSSIBILITA A PARTICIPAÇÃO EM ATIVIDADES AGRÍCOLAS COMO...
MODALIDADES DE TURISMO NO ESPAÇO RURAL AGROTURISMO AGROTURISMO POSSIBILITA A PARTICIPAÇÃO EM ATIVIDADES AGRÍCOLAS COMO... VINDIMA APANHA DE FRUTA DESFOLHADA ORDENHA ALIMENTAÇÃO DE ANIMAIS FABRICO DE QUEIJO, VINHO OU MEL

12 MODALIDADES DE TURISMO NO ESPAÇO RURAL
CASAS DE CAMPO CASAS DE CAMPO São casas rurais ou cabanas de montanha para hospedagem; Podem ou não ser a residência do proprietário; Integram-se na arquitetura e decoração típica da região.

13 MODALIDADES DE TURISMO NO ESPAÇO RURAL
TURISMO DE ALDEIA O Turismo de Aldeia consiste em: Empreendimentos que incluem, pelo menos, cinco casas particulares inseridas em aldeias típicas; Aldeias que mantêm as características arquitetónicas tradicionais da região (por exemplo, as Aldeias de Xisto).

14 Ajuda a criar emprego na construção civil (recuperação das casas).
MODALIDADES DE TURISMO NO ESPAÇO RURAL TURISMO DE ALDEIA O Turismo de Aldeia ajuda a promover a conservação do património edificado. Pode contribuir para melhorar as acessibilidades às aldeias mais isoladas. Ajuda a criar emprego na construção civil (recuperação das casas). Posteriormente, cria emprego na restauração, postos de turismo, artesanato, comércio local, dinamização de atividades, etc. Contribui para preservar as tradições e modo de vida ancentrais da aldeia e evitar o esquecimento e o abandono das aldeias.

15 Outras formas de TER MODALIDADES DE TURISMO NO ESPAÇO RURAL
OUTRAS FORMAS DE TURISMO NO ESPAÇO RURAL… Outras formas de TER Turismo ambiental Áreas protegidas Turismo fluvial Turismo cultural Turismo gustativo e enoturismo Turismo cinegético e turismo termal

16


Carregar ppt "TURISMO NO ESPAÇO RURAL (TER)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google