A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Perfil do educador no trabalho com o ciclo inicial de alfabetização.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Perfil do educador no trabalho com o ciclo inicial de alfabetização."— Transcrição da apresentação:

1 Perfil do educador no trabalho com o ciclo inicial de alfabetização

2 Critérios para sua seleção e formação continuada Atua no contexto de um projeto pedagógico Programa curricular- num ciclo específico

3 Indicadores de êxito ? Sensíveis as características culturais e sociais Efetivação de uma prática diversificada, dinâmica e flexível Consolidação do ensino e da aprendizagem

4 O professor alfabetizador tem uma identidade própria e precisa ser reconhecido pela importância do seu trabalho. Inclui saberes das disciplinas ou áreas do conhecimento. Saberes pedagógicos. Saberes práticos.

5 O conteúdo de alfabetização é tão elaborado e complexo quanto os demais O professor iniciante ou inexperiente não é o mais indicado

6 Página 37

7 Possuir competência e sensibilidade Trabalho com crianças de seis a oito anos Trata-se de incluir a criança de 6 anos no ciclo A sensibilidade exigida se amplia Inicio efetivo da inserção da criança em uma cultura escolar Entender a rotina, regras, rituais escolares, instrumentos utilizados... Evidencia abertura para o trabalho em contextos de diversidades e diferenças

8 Alunos da escola pública oferecem um leque de sensibilidade ao professor É preciso lidar com as diferenças... De ritmo de aprendizagem Diversidades no trabalho de inclusão Pluralidade socios- culturais e econômicos, étnico-raciais ou gênero Propor procedimentos diversificados ?

9 Desenvolve expectativas de sucesso e estimula a auto estima Pesquisas apontam que as predições ou profecias sobre fracasso ou sucesso dos alunos se cumprem de fato Não se conformar com um trabalho aquém das possibilidades dos alunos Não se restringir a um patamar mínimo de conteúdos Não reforçar apenas os conhecimentos espontâneos-trata-se de VALORIZAR

10 Desenvolve uma atitude de pesquisa e investe na socialização de conhecimentos produzidos Desenvolve a perspectiva do trabalho em grupo e compartilhado Participa de processos de formação continuada Ler o quadro, páginas 39 e 40

11 PLANEJAMENTO Dimensão fundamental- permite controlar os resultados do trabalho Consecução das finalidades- afirma a autonomia e o saber específico

12 Planejamento Desenvolvime nto avaliação Controla os fins do trabalho Define meios para alcançar os objetivos

13 Estabelece instrumentos para auto avaliação Redefine metas Reestabelece objetivos Por meio da avaliação Gerando um contexto de ampliação de saberes

14 É imprescindível para o trabalho sistemático Que haja continuidade no processo Assegura um caráter sistêmico à aprendizagem O professor que não planeja deixa de ser professor Não é mera formalidade

15 Criação da necessidade de estudo Elaboração de novas estratégias Análise e reflexão sobre o trabalho docente

16 Por que muitos professores e escolas deixam de fazer o planejamento? Necessidades escolares Possibilidades individuais Expectativas individuais Tarefa complexa

17  Planejar difícil envolve a articulação  equilibração  De diferentes fatores  Planejar é tarefa complexa  Exige condições para ser realizada  A SEE-MG- tempo para o planejamento cotidiano e o trabalho coletivo

18 Como planejar? Criando condições para o planejamento Definindo os meios Estabelecendo e compartilhando finalidades e ou metas Avaliando Escolhendo instrumentos de registro

19  Discussão metodológica no conjunto de decisões relacionadas à alfabetização


Carregar ppt "Perfil do educador no trabalho com o ciclo inicial de alfabetização."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google