A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Água – fundamental para vida.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Água – fundamental para vida."— Transcrição da apresentação:

1 Água – fundamental para vida.
Componente do ambiente e dos seres vivos. Seres vivos – a água regula a temperatura e transporta substâncias A vida existe em quase todos os ambientes em que existe água : a)Ambientes secos - os organismos precisam economizar água b)Ambientes úmidos c)Ambientes aquáticos A água doce , própria para consumo humano, está em rios, lagos e lençóis subterrâneos. Distribuição da água na Terra: Toda fonte de água com potencial para consumo humano é chamada de : MANANCIAL Água livre de micro-organismos causadores de doenças, que pode ser consumida sem riscos à saúde humana é água: POTÁVEL

2 Por que Bidu afirma que a água tem “tripla” personalidade?
Estados físicos da água Por que Bidu afirma que a água tem “tripla” personalidade? A tripa personalidade está relacionada ao fato da água se apresentar em três estados físicos : sólido, líquido e gasoso. A água pode mudar seu estado físico. Para isso, deve acontecer mudança de temperatura.

3 CICLO DA ÁGUA NA NATUREZA

4 A água dos mananciais deve ser tratada antes de ser consumida
A água dos mananciais deve ser tratada antes de ser consumida. A água que é retirada dos mananciais passa por uma estação de tratamento de água (ETA) para se tornar potável. Na ETA a água passa por várias etapas : floculação, decantação, filtração. No final ainda recebe flúor (protege os dentes contra as cáries) e cloro (mata micro-organismos). Após o uso, a água volta aos mananciais. Para evitar a poluição dos mananciais, muitas cidades tem uma estação de tratamento de esgoto (ETE).

5 ATMOSFERA – CAMADA DE AR QUE ENVOLVE A TERRA
O AR É UMA MISTURA PORQUE É FORMADO POR : GASES : OXIGÊNIO, GÁS CARBÔNICO, NITROGÊNIO MATERIAL PARTICULADO : POEIRA, FULIGEM, PÓLEN VAPOR DE ÁGUA ( FORMA UMIDADE DO AR) MICRO-ORGANISMOS Gás presente em maior quantidade no ar : NITROGÊNIO Gás usado na respiração dos seres vivos : OXIGÊNIO Gás responsável pela combustão (queima), chamado de comburente : OXIGÊNIO Gás usado na fotossíntese, chamado de dióxido de carbono: GÁS CARBÔNICO Gás liberado na fotossíntese : OXIGÊNIO

6 PRESSÃO ATMOSFÉRICA Quanto maior a altitude menor é a pressão do ar.
GRANDE QUANTIDADE DE MOLÉCULAS DE AR OCUPANDO UM PEQUENO ESPAÇO AR COMPRIMIDO POUCAS MOLÉCULAS DE AR OCUPANDO UM ESPAÇO AR RAREFEITO Quanto maior a altitude menor é a pressão do ar.

7 PETRÓLEO E SEUS DERIVADOS : GASOLINA, ÓLEO DIESEL, QUEROSENE
POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA QUEIMA DE COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS – COMBUSTÍVIES FORMADOS AO LONGO DE MUITOS ANOS A PARTIR DA DECOMPOSIÇÃO DE MATÉRIA ORGÂNICA PETRÓLEO E SEUS DERIVADOS : GASOLINA, ÓLEO DIESEL, QUEROSENE CARVÃO MINERAL GÁS NATURAL

8

9 Biocombustíveis – fontes de energia renováveis .
No Brasil = etanol (cana-de-açúcar) e biodiesel (soja, mamona, etc.) Ajudam a reduzir a emissão de poluentes e contribuem para o reaproveitamento do lixo orgânico. Biogás também é um biocombustível, pois é considerado uma fonte de energia renovável. O biogás pode ser usado em substituição à gases de origem mineral como, por exemplo, o GLP (conhecido popularmente como gás de cozinha) e o gás natural. 

10 Descarte dos resíduos sólidos
Lixão – depósitos a céu aberto. Lixo sem nenhum tratamento, contamina o ambiente e veicula doenças. Incineração – queima resíduos sólidos. Reduz o volume do lixo, libera gases poluentes. Aterro sanitário – solo protegido (impermeável), remoção de chorume e gás metano. Compostagem – transforma restos orgânicos em adubo.


Carregar ppt "Água – fundamental para vida."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google