A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ATIVIDADES ECONÔMICAS COMPLENTARES

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ATIVIDADES ECONÔMICAS COMPLENTARES"— Transcrição da apresentação:

1 ATIVIDADES ECONÔMICAS COMPLENTARES

2 ATIVIDADES ECONÔMICAS COMPLEMENTARES:
Mandioca era o principal produto agrícola de subsistência para o consumo interno: elemento básico da alimentação do brasileiro. Fumo (tabaco): cultivado em zonas restritas no Recôncavo da Bahia e no litoral de Pernambuco, era vendido no mercado europeu e na África para comprar escravos (moeda de troca) Algodão era usado no fabrico de tecidos de baixa qualidade destinados à confecção de roupas para os mais pobres e escravos, era cultivado no Pará, Maranhão e Ceará. A partir da segunda metade do século XVIII, boa parte do algodão brasileiro passou a ser vendido para os ingleses, que o utilizavam na fabricação de tecidos (Rev. Industrial).

3 GADO: Inicialmente, era criado para uso nos engenhos de açúcar como força motriz nas moendas e no transporte de cargas e pessoas. Era o chamado gado de quintal. O aumento do número de animais gerou sérios problemas para os proprietários dos engenhos, pois o gado destruía os canaviais e ocupava um espaço que poderia ser utilizado para plantar mais cana. No início do século XVIII, a Coroa portuguesa proibiu a criação de gado numa faixa de 80 quilômetros da costa para o interior. Essa medida contribuiu para ocupar o “grande sertão”, além do limite do Tratado de Tordesilhas. Partindo do Rio São Francisco, os criadores penetraram no Piauí, Maranhão, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará. Na atividade de criação de gado, predominava o trabalho de negros libertos, de mestiços livres e de brancos pobres. O vaqueiro, entretanto, diferenciava-se dos demais trabalhadores. Após quatro ou cinco anos de serviço, a cada quatro reses (crias) cabia-lhe uma. Essa forma de pagamento permitiu que o vaqueiro formasse seu próprio rebanho e adquirisse sua fazenda. A expansão do gado para o Norte foi favorecida pela existência de terras salgadas no vale do Rio São Francisco, no Ceará e em Alagoas, já que o sal é um componente essencial na alimentação do gado.

4 Moulin à sucre, par Rugendas, 1835
Moulin à sucre, par Rugendas, O engenho de açúcar fluminense do século XIX é aqui representado em plena atividade. Senhor e senhora cercados por escravos e animais domésticos supervisionam o trabalho num universo aparentemente mais reduzido.

5 Processo do açúcar. Simon de Vries, Curieuse aenmerckingen der bysonderste Oost en West-Indische verwonderens-waerdige dingen . . .(Utrecht, 1682). Nesta gravura publicada na segunda metade do século XVII, observa-se o conjunto das atividades do mundo do açúcar - desde o plantio até a purga - bem como diferentes tipos de engenho - o movido a bois e a água.

6 Carro de boi, por Frans Post (1638)
Carro de boi, por Frans Post (1638).  Instrumento de intermediação da atividade açucareira, o carro de boi era peça central de via de comunicação entre fazendas de canas e engenhos de açúcar. 

7 Drogas do Sertão: Produtos extraídos da região Amazônica: cravo, cacau, guaraná, castanha-do-pará, gergelim, urucum, essências para perfumes e medicamentos etc. Eram utilizadas como corantes, aromatizantes ou plantas medicinais→ extrativismo


Carregar ppt "ATIVIDADES ECONÔMICAS COMPLENTARES"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google