A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Tecido Nervoso.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Tecido Nervoso."— Transcrição da apresentação:

1 Tecido Nervoso

2 Sumário Tecido Nervoso Tipos de células Neurônio Células Glias
Conclusão Referências

3 Introdução Tecido Nervoso Neurônios Células da Glia Dendritos Axônios
Astrócitos Microglia Células ependimárias Corpo celular Oligodendrócitos

4 Os neurônios e suas funções
Também conhecidas como células nervosas, os neurônios são os responsáveis por receber os estímulos externos e internos e transformá-los em impulsos nervosos. Os neurônios também fazem a passagem destes impulsos para outros neurônios, glândulas e fibras musculares. Apresentam três componentes principais: - Dendritos -Corpo celular -Axônio

5 Dendritos são prolongamentos ramificados do neurônio, especializados na recepção de estímulos provenientes de outros neurônios ou de células sensoriais.

6 Corpo celular é a região onde se localiza o núcleo e a maioria das estruturas citoplasmáticas. É a região metabolicamente ativa da célula.

7 Axônio é um prolongamento único e alongado
Axônio é um prolongamento único e alongado. Transmite os impulsos nervosos provenientes dos dendritos para outras células (nervosas, musculares, glandulares).

8

9 O conjunto desse material envoltório denomina-se: BAINHA DE MIELINA
Fibras Nervosas São representadas pelos prolongamentos do neurônio: I) Dendritos II) Axônios Os axônios encontram-se revestidos por dobras únicas ou múltipla, formadas por células envoltórias, denominadas: células de Schwann e Oligodendrócitos. O conjunto desse material envoltório denomina-se: BAINHA DE MIELINA

10 Funções da bainha de mielina: - Atua como isolante elétrico
Funções da bainha de mielina: - Atua como isolante elétrico. - Aumenta a velocidade de proporção do impulso nervoso ao longo do axônio.

11 Classificação dos neurônios quanto ao tamanho e forma de seus prolongamentos (morfologia).

12 Neurônios Bipolares - Possuem um dendrito e um axônio.
Neurônio Multipolar - Possuem mais de dois prolongamentos

13 Neurônio Pseudo - Unipolar
- Possuem um único prolongamento próximo ao corpo celular, mas este logo se divide em dois, dirigindo-se um ramo para a periferia e outro para p SNC.

14 Células Glia O tecido nervoso apresenta outras células auxiliares que dão suporte ao funcionamento do sistema nervoso: são as células da glia ou gliais. Elas digerem em forma e função, cada uma desempenha um papel diferente na estrutura e no funcionamento do tecido nervoso.

15 Astrócitos Os astrócitos dão suporte mecânico e fornecem alimento à complexa e delicada rede de circuitos nervosos.

16 Oligodendrócitos Os oligodendrócitos desempenham função equivalente à das células de Schwann, formando bainhas protetoras sobre os neurônios que ficam no encéfalo e na medula espinhal.

17 Microglia As micróglias são um tipo especializado de macrófago cuja função é fagocitar detritos e restos celulares presentes no tecido nervoso.

18 Células ependimárias Estas células são responsáveis pela produção da bainha de mielina possuem a função de isolante elétrico para os neurônios do SNC. Possuem prolongamentos que se enrolam ao redor dos axônios, produzindo a bainha de mielina.


Carregar ppt "Tecido Nervoso."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google