A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prefácio de José Fonseca, para o livro de : Elizabeth Maria Sene Costa. GERONTODRAMA A Velhice em Cena.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prefácio de José Fonseca, para o livro de : Elizabeth Maria Sene Costa. GERONTODRAMA A Velhice em Cena."— Transcrição da apresentação:

1 Prefácio de José Fonseca, para o livro de : Elizabeth Maria Sene Costa. GERONTODRAMA A Velhice em Cena

2 O Que é Maturidade? É a possibilidade de o homem aperfeiçoar-se no decorrer da vida. Há um ideal a ser buscado, porém como todo ideal, jamais atingido plenamente, pois significa a perfeição absoluta ou a transcendência para um estado sobre humano, divino. A maturidade constitui mais um processo do que um estado. O mais correto então é falar em maturescência que expressa melhor um processo em evolução.

3 Existe uma possibilidade gradativa de maturação, o que faz lembrar a alegoria do homem na cruz. Ela representa os dois caminhos do homem: Um é cronológico(horizontal) e o outro se constrói segundo a qualidade de sua consciência(vertical). Pode-se passar por um momento com diferentes qualidades de consciência.O momento m pode ser vivido com qualidade consciência c 1 c 2... c n

4 Conhece-te a si mesmo O “conhece-te a si mesmo” é uma ponte para a maturidade. O conhecimento de si acontece através do desenvolvimento do eu observador, instância que não critica, apenas constata o que se é. O eu observador constitui o eu terapêutico interior, ele conduz ao eu real.O eu real pertence à esfera do ser, o falso eu pertence à esfera do parecer.

5 EU IDEAL Na juventude, o eu ideal ajuda o jovem a lutar, crescer, atingir objetivos. Na velhice, quando mal elaborado,torna-se fonte de ruminações, negativo pelo que podia ter sido e não foi.

6 EU IDEAL

7 A maturidade é a superação do passado, a aceitação do presente e a renúncia do futuro.

8 Maturidade significa rendição à juventude e à beleza e rendição às limitações, à doença e, finalmente, à morte.O velho maduro tem consciência da transitoriedade da vida, aceita e convive com a proximidade da morte.

9 A criança nasce com uma essência energética que vai sendo envolvida progressivamente por diferentes camadas de influências sociopsicológicas, a personalidade. Este desenvolvimento obedece, portanto, a um movimento centrífugo, de dentro(essência), para fora (personalidade). Na maturidade, inicia-se um processo inverso, um retorno à essência, em um movimento centrípeto de interiorização.Trata-se do trajeto do eu superficial para o eu real, verdadeiro, ou profundo(self)

10 CONSTRUÇÃO, DESTRUIÇÃO E TRANSCENDÊNCIA Quando Freud fala dos instintos de vida e de morte, minha interpretação é que ele de refere a três forças do ser humano e não a duas: construção, destruição e transcendência.

11 Terceira força A terceira força representa o impulso do homem na busca da paz interior, do sagrado, do místico, do re- ligare com Deus.O instinto de morte de Freud, neste entendimento, inclui as forças da destruição e de transcendência. A busca da transcendência corre pelos caminhos da essência.

12 Sabedoria A imagem da sabedoria é associada aos velhos que conseguem driblar a estagnação, a depressão e a rabugice. A sabedoria implica uma aceitação bem humorada das limitações físicas e intelectuais da idade. Sabedoria é mais que conhecimento.Vai além da esfera cognitivo-intelectual. Embora a inclua.

13 Encontramos velhos cultos que necessariamente não são sábios.Sabedoria significa viver com espontaneidade e criatividade, continuar criando. Você deve estar procurando um velho sábio de carne e osso, e não de referência jornalística ou literária.E tem razão, pois a sabedoria é para poucos, e raros.

14 Bhoghanatar, O Dançarino Da Felicidade

15 BABAGI

16 UM HOMEM EM ORAÇÃO

17 JESUS

18 O PEQUENO PRÍNCIPE

19 JOAN SEBASTIAN BACH

20 FRANCISCO CANDIDO XAVIER

21 ABRAHAM LINCON

22 ALBERT EINSTEIN

23 FERNADO PESSOA


Carregar ppt "Prefácio de José Fonseca, para o livro de : Elizabeth Maria Sene Costa. GERONTODRAMA A Velhice em Cena."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google