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Curso de Administração de Empresas Unidade II – Informação Empresarial

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Apresentação em tema: "Curso de Administração de Empresas Unidade II – Informação Empresarial"— Transcrição da apresentação:

1 Curso de Administração de Empresas Unidade II – Informação Empresarial
Horário das aulas 08:45 às 10:25 – 110” – 01:50” Este módulo – 6h/a Datas das aulas – 6º período 3, 4 e 17 – Photoshop – 18, 24 e 25 Glossário de DTP e termos usados na Produção Gráfica Material elaborado pelo Prof.: Márcio Amaral Adaptado ao contexto da admistração Prof.: Ítalo Brener

2 Informação Empresarial - Conceitos
A informação nos dias de hoje tem um valor altamente significativo e pode representar grande poder para quem a possui, seja pessoa ou instituição. Em senso comum, envolve tanto o conceito de imagem adquirida como a gerada pelo ser humano, em muitos domínios, quer na criação pela arte, quer como simples registro foto-mecânico, na pintura, no desenho, na gravura, em qualquer forma visual de expressão da idéia.

3 Informação Empresarial - Conceitos
Processo de valorização da informação  Informações são coletadas ao longo de uma vida, independente de treinamento ou instruções e apreendidas, que mediante um processo sistemático podem ser muito valorizadas. Na medida em que se sedimenta uma informação, qualquer atividade pode ser elaborada com um custo menor, com menos recursos, em reduzido tempo e com um resultado melhor.  Atualmente existem mais computadores, periféricos e tecnologias gerando informações úteis, precisas, oportunas, a um custo menor, em menos tempo, usando menos recursos e gerando riquezas. Em senso comum, envolve tanto o conceito de imagem adquirida como a gerada pelo ser humano, em muitos domínios, quer na criação pela arte, quer como simples registro foto-mecânico, na pintura, no desenho, na gravura, em qualquer forma visual de expressão da idéia.

4 Informação Empresarial - Conceitos
Processo de valorização da informação O processo de valorização da informação cumpre algumas fases e passos lógicos:  ·   conhecer muitas informações; ·   apreender sobre as informações; ·   juntar e guardar as informações úteis; ·   analisar e filtrar as informações de maior valor; ·   organizar as informações de forma lógica; ·   valorizar as informações; ·   disponibilizar as informações. Em senso comum, envolve tanto o conceito de imagem adquirida como a gerada pelo ser humano, em muitos domínios, quer na criação pela arte, quer como simples registro foto-mecânico, na pintura, no desenho, na gravura, em qualquer forma visual de expressão da idéia.

5 Informação Empresarial - Conceitos
Processo de valorização da informação Para organizar as informações, deve-se avaliar e dar atenção as questões de uso de tecnologia moderna de banco de dados, de agilidade de acesso, de produtividade, menor custo de operação e maior retorno, seja financeiro, de conhecimento ou situacional.  Disponibilizar as informações também significa vender as informações, para tanto, há necessidade de infraestrutura, planejamento, gestão, controles, recursos de divulgação e distribuição. Existem diversas maneiras de vender informações, como por exemplo, pela troca de salários, prestação de serviços e de forma empresarial. Em senso comum, envolve tanto o conceito de imagem adquirida como a gerada pelo ser humano, em muitos domínios, quer na criação pela arte, quer como simples registro foto-mecânico, na pintura, no desenho, na gravura, em qualquer forma visual de expressão da idéia.

6 Informação Empresarial - Conceitos
Personalização da informação Na medida que se pretende vender informações a personalização merece atenção especial. As informações não personalizadas e de uso geral também são importantes, porém frequentemente são de menor valor.   Normalmente o interessado em uma informação a deseja de forma única quando a intenção é pessoal, fazendo com que o seu valor seja ainda maior.  Em senso comum, envolve tanto o conceito de imagem adquirida como a gerada pelo ser humano, em muitos domínios, quer na criação pela arte, quer como simples registro foto-mecânico, na pintura, no desenho, na gravura, em qualquer forma visual de expressão da idéia.

7 Informação Empresarial - Conceitos
Personalização da informação Em se tratando de empresa atuantes em um mesmo de mesmo negócio, com características próprias, neste caso a personalização da informação é fundamental como diferencial de negócios e destaque dos concorrentes. As informações personalizadas são mais úteis e relevantes para a alta administração e o corpo gestor tomar decisões acertadas e oportunas.  Inicialmente a atividade de personalizar informação pode ter um custo maior, porém tende a baixar ao passar do tempo e do uso efetivo dela. Em senso comum, envolve tanto o conceito de imagem adquirida como a gerada pelo ser humano, em muitos domínios, quer na criação pela arte, quer como simples registro foto-mecânico, na pintura, no desenho, na gravura, em qualquer forma visual de expressão da idéia.

8 Informação Empresarial - Conceitos Infoempresário
Termo utilizado para pessoas que possuem e vendem informações, de forma pessoal ou empresarial.  No mercado atual, a compra e venda de informações representa milhares de valor em moedas. Os infoempresários serão os que tiverem sucesso ao transformar dados em dinheiro, principalmente durante esta Revolução da Informação. Em senso comum, envolve tanto o conceito de imagem adquirida como a gerada pelo ser humano, em muitos domínios, quer na criação pela arte, quer como simples registro foto-mecânico, na pintura, no desenho, na gravura, em qualquer forma visual de expressão da idéia.

9 Informação Empresarial - Conceitos
Infoempresário Este sujeito tem a ideia de fazer mais trabalho a um custo menor, usando menos recursos, para fornecer um serviço melhor e com boas informações, desta forma valorizando mais a informação. Em senso comum, envolve tanto o conceito de imagem adquirida como a gerada pelo ser humano, em muitos domínios, quer na criação pela arte, quer como simples registro foto-mecânico, na pintura, no desenho, na gravura, em qualquer forma visual de expressão da idéia.

10 Informação Empresarial - Conceitos
Estratégia Empresarial Surge então desta ´´ideia´´ há necessidade de estratégias empresariais, planejamento global, gestão moderna, bem como, cultura de Organização & Métodos aplicada cotidianamente, a médio e a longo prazo, por meio de normas gerais e políticas declaradas, de acordo com os objetivos do negócio.  Um complicador das informações, das ideias e das estratégias é que independente dos Sistemas, as informações empresariais são tratadas de acordo com a cultura, filosofia e políticas da empresa em questão, presente formal ou informalmente em todas elas. Em senso comum, envolve tanto o conceito de imagem adquirida como a gerada pelo ser humano, em muitos domínios, quer na criação pela arte, quer como simples registro foto-mecânico, na pintura, no desenho, na gravura, em qualquer forma visual de expressão da idéia.

11 Informação Empresarial - Conceitos
Estratégia Empresarial Conceitos de estratégia empresarial  Decisões antecipadas de o que fazer, quando fazer e quem deve fazer, a fim de atingir alvos daqui a um tempo predefinido, ou seja, a arte de planejar.  Compostas por decisões intelectuais com base em objetivos, fatos e estimativas submetidas a análise competente. Atentando as decisões futuras, mas também do planejamento do impacto futuro de decisões de hoje. Em senso comum, envolve tanto o conceito de imagem adquirida como a gerada pelo ser humano, em muitos domínios, quer na criação pela arte, quer como simples registro foto-mecânico, na pintura, no desenho, na gravura, em qualquer forma visual de expressão da idéia.

12 Sistemas de Informação - Conceitos
Ferramentas de estratégia empresarial As principais ferramentas de estratégia empresarial voltada para geração de informações são: Planejamento estratégico empresarial; Políticas empresariais e políticas gerais de informática; Planejamento estratégico de informações e/ou plano diretor de informática; Metodologia para desenvolvimento de sistemas e projetos; Normas e padrões técnico-operacionais; Manuais e documentações. Em senso comum, envolve tanto o conceito de imagem adquirida como a gerada pelo ser humano, em muitos domínios, quer na criação pela arte, quer como simples registro foto-mecânico, na pintura, no desenho, na gravura, em qualquer forma visual de expressão da idéia.

13 Sistemas de Informação - Conceitos
Estratégias da informações Formalização; Políticas e normas gerais de informática; Metodologia; Operacionalização; Manutenção; Procedimentos, responsabilidades; visão sistêmica (objetivos, benefícios esperados, custo x benefício,fases, e subfases); Em senso comum, envolve tanto o conceito de imagem adquirida como a gerada pelo ser humano, em muitos domínios, quer na criação pela arte, quer como simples registro foto-mecânico, na pintura, no desenho, na gravura, em qualquer forma visual de expressão da idéia. Multiplicação de conhecimentos; Emissão de relatórios; Documentação de procedimentos Fluxos.

14 Sistemas de Informação - Conceitos
Clientes e/ou usuários Para elaboração da estratégia de informações na empresa, o conceito de cliente está embasado nos critérios de Qualidade, ou seja, cliente é todo indivíduo ou Unidade Departamental que recebe um produto qualquer, que por sua vez também terá outros clientes, em ciclo retroalimentado. Este recebimento de produtos independe de ter ou não custos. Em senso comum, envolve tanto o conceito de imagem adquirida como a gerada pelo ser humano, em muitos domínios, quer na criação pela arte, quer como simples registro foto-mecânico, na pintura, no desenho, na gravura, em qualquer forma visual de expressão da idéia.

15 Sistemas de Informação - Conceitos
Clientes e/ou usuários Dentro das empresas o cliente é habitualmente chamado de usuário. Neste sentido, a Unidade Departamental geradora de informações, deve ter o relacionamento com os clientes e/ou usuários mais harmonioso possível, pois ele sempre deve estar e fazer estar envolvido com os processos pertinentes. Em senso comum, envolve tanto o conceito de imagem adquirida como a gerada pelo ser humano, em muitos domínios, quer na criação pela arte, quer como simples registro foto-mecânico, na pintura, no desenho, na gravura, em qualquer forma visual de expressão da idéia.

16 Sistemas de Informação - Conceitos
Clientes e/ou usuários A Unidade de Informática deve comportar-se como prestadora de serviços para os clientes e/ou usuários, que em todos os escalões da empresa são os maiores destinatários de seus trabalhos, bem como, seguir os princípios: Participação efetiva nos projetos de informática; Definição de prioridades de serviços em conjunto; Multiplicação de conhecimentos; Em senso comum, envolve tanto o conceito de imagem adquirida como a gerada pelo ser humano, em muitos domínios, quer na criação pela arte, quer como simples registro foto-mecânico, na pintura, no desenho, na gravura, em qualquer forma visual de expressão da idéia.

17 Sistemas de Informação - Conceitos
Clientes e/ou usuários Formalização nos pedidos de projetos e/ou de manutenções de sistemas; Aplicação cotidiana das normas gerais de informática. Em senso comum, envolve tanto o conceito de imagem adquirida como a gerada pelo ser humano, em muitos domínios, quer na criação pela arte, quer como simples registro foto-mecânico, na pintura, no desenho, na gravura, em qualquer forma visual de expressão da idéia.

18 Sistemas de Informação - Conceitos
Clientes e/ou usuários É muito importante que a Unidade de Informática torne o cliente e/ou usuário um parceiro e com alternativas diversas para evitar as resistências, sendo envolvido nas atividades de SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS, participando e contribuindo em tarefas significativas, tais como: ·   Levantamento de dados; ·   Pesquisas de concorrentes; ·   Desenhos de produtos; · Esboço de documentos de entrada e saída de informações; ·   Elaboração de normas e padrões, etc. Em senso comum, envolve tanto o conceito de imagem adquirida como a gerada pelo ser humano, em muitos domínios, quer na criação pela arte, quer como simples registro foto-mecânico, na pintura, no desenho, na gravura, em qualquer forma visual de expressão da idéia.

19 Sistemas de Informação - Conceitos
Clientes e/ou usuários Em senso comum, envolve tanto o conceito de imagem adquirida como a gerada pelo ser humano, em muitos domínios, quer na criação pela arte, quer como simples registro foto-mecânico, na pintura, no desenho, na gravura, em qualquer forma visual de expressão da idéia.

20 Gerenciamento de Sistemas de Informação
Políticas de informações As políticas estratégicas emanadas da alta administração da empresa, são as de visão macro, geram diretrizes nas políticas de informações que influenciam e contemplam os Sistemas organizacionais, principalmente no cumprimento de seus requisitos funcionais. Em senso comum, envolve tanto o conceito de imagem adquirida como a gerada pelo ser humano, em muitos domínios, quer na criação pela arte, quer como simples registro foto-mecânico, na pintura, no desenho, na gravura, em qualquer forma visual de expressão da idéia.

21 Gerenciamento de Sistemas de Informação
Políticas de informações As políticas operacionais tem ação mais direta nos processos, procedimentos e fluxos que envolvem os Sistemas de Informação. Em senso comum, envolve tanto o conceito de imagem adquirida como a gerada pelo ser humano, em muitos domínios, quer na criação pela arte, quer como simples registro foto-mecânico, na pintura, no desenho, na gravura, em qualquer forma visual de expressão da idéia.

22 Gerenciamento de Sistemas de Informação
Políticas de informações Para a organização a soma das estratégias, com as políticas de informação mapeamento de seus fluxos. Geram: regras, cultura organizacional e o conceito de negócios, eficientes, eficazes e efetivos. Em senso comum, envolve tanto o conceito de imagem adquirida como a gerada pelo ser humano, em muitos domínios, quer na criação pela arte, quer como simples registro foto-mecânico, na pintura, no desenho, na gravura, em qualquer forma visual de expressão da idéia.

23 Gerenciamento de Sistemas de Informação Políticas de informações
Uma ´´ Unidade de Informática ´´ manipula a maioria das políticas de informações. Duas formas de Processamento podem ser desenvolvimentos : centralizado de sistemas comuns, aplicáveis de maneira homogênea a todas as unidades da empresa; descentralizado, com o cliente e/ou usuário no gerenciamento do sistema; Em senso comum, envolve tanto o conceito de imagem adquirida como a gerada pelo ser humano, em muitos domínios, quer na criação pela arte, quer como simples registro foto-mecânico, na pintura, no desenho, na gravura, em qualquer forma visual de expressão da idéia.

24 Estágios dos Sistemas de Informação
Cultura de Informações e de Informática Iniciação - É o primeiro estágio de cultura de informações e de informática na empresa, com as características: Aplicações De forma mecanizada e em batch (processamento em grupos ou lotes); Desenvolvidas as primeiras aplicações, geralmente de controle básicos, tais como Folha de Pagamento, Contabilidade, Faturamento, Estoque, etc.; Visam a substituição de mão-de-obra e redução de custos. Em senso comum, envolve tanto o conceito de imagem adquirida como a gerada pelo ser humano, em muitos domínios, quer na criação pela arte, quer como simples registro foto-mecânico, na pintura, no desenho, na gravura, em qualquer forma visual de expressão da idéia.

25 Estágios dos Sistemas de Informação
Cultura de Informações e de Informática Iniciação - É o primeiro estágio de cultura de informações e de informática na empresa, com as características: Organização das funções de informática Praticamente não existe a função empresarial informática e os poucos recursos são totalmente centralizados. Planejamento e controle das atividades Planejamento e controle inexistentes e orçamento embutido no das áreas que demandaram as primeiras aplicações. Em senso comum, envolve tanto o conceito de imagem adquirida como a gerada pelo ser humano, em muitos domínios, quer na criação pela arte, quer como simples registro foto-mecânico, na pintura, no desenho, na gravura, em qualquer forma visual de expressão da idéia.

26 Estágios dos Sistemas de Informação
Cultura de Informações e de Informática Iniciação - É o primeiro estágio de cultura de informações e de informática na empresa, com as características: Usuários Superficialmente envolvidos, tímidos, hesitantes e indecisos. Esta fase atualmente é favorecida pelos adventos de videogames, windows, multimídia, internet, intranets, home-banking, etc., que introduzem as pessoas no uso dos recursos da informática, quer por curiosidade ou por necessidade. Em senso comum, envolve tanto o conceito de imagem adquirida como a gerada pelo ser humano, em muitos domínios, quer na criação pela arte, quer como simples registro foto-mecânico, na pintura, no desenho, na gravura, em qualquer forma visual de expressão da idéia.

27 Estágios dos Sistemas de Informação
Cultura de Informações e de Informática Contágio - É o segundo estágio de cultura de informações e de informática na empresa, após o início irreversível e a percepção da possibilidade de utilização dos produtos gerados. Possui as características:  Aplicações Proliferação de aplicações a partir dos resultados alcançados com a mecanização das primeiras aplicações, porém ainda desestruturadas; Os usuários de outras áreas começam a demandar serviços computadorizados motivados pelo contágio dos outros. Em senso comum, envolve tanto o conceito de imagem adquirida como a gerada pelo ser humano, em muitos domínios, quer na criação pela arte, quer como simples registro foto-mecânico, na pintura, no desenho, na gravura, em qualquer forma visual de expressão da idéia.

28 Estágios dos Sistemas de Informação
Cultura de Informações e de Informática Contágio - É o segundo estágio de cultura de informações e de informática na empresa, após o início irreversível e a percepção da possibilidade de utilização dos produtos gerados. Possui as características: Organização das funções de informática O Centro de Processamento de Dados (CPD) é criado para dar atendimento e manutenção nas aplicações, utilizando fortemente o programador de sistemas. Planejamento e controle das atividades Planejamento e orçamento destinado ao CPD. Em senso comum, envolve tanto o conceito de imagem adquirida como a gerada pelo ser humano, em muitos domínios, quer na criação pela arte, quer como simples registro foto-mecânico, na pintura, no desenho, na gravura, em qualquer forma visual de expressão da idéia.

29 Estágios dos Sistemas de Informação
Cultura de Informações e de Informática Contágio - É o segundo estágio de cultura de informações e de informática na empresa, após o início irreversível e a percepção da possibilidade de utilização dos produtos gerados. Possui as características: Usuários Iniciam seu envolvimento a partir do entusiasmo e envolvem-se com o contágio da videomania, de acordo com a tecnologia disponível na empresa. Em senso comum, envolve tanto o conceito de imagem adquirida como a gerada pelo ser humano, em muitos domínios, quer na criação pela arte, quer como simples registro foto-mecânico, na pintura, no desenho, na gravura, em qualquer forma visual de expressão da idéia.

30 Estágios dos Sistemas de Informação
Cultura de Informações e de Informática Controle - É o terceiro estágio de cultura de informações e de informática na empresa, após a mesma e os usuários estarem contagiados pela sua possibilidade de utilização. Possui as características: Aplicações Focadas no controle de atividades da empresa, também começam a ser consolidadas e integradas.  Organização das funções de informática A informática já é conhecida por toda a empresa, mudando o conceito de CPD para Unidade de Informática, se estruturando profissionalmente, iniciando uma melhoria de imagem, desenvolvendo sistemas de controles e de apoio à gestão. Em senso comum, envolve tanto o conceito de imagem adquirida como a gerada pelo ser humano, em muitos domínios, quer na criação pela arte, quer como simples registro foto-mecânico, na pintura, no desenho, na gravura, em qualquer forma visual de expressão da idéia.

31 Estágios dos Sistemas de Informação
Cultura de Informações e de Informática Controle - É o terceiro estágio de cultura de informações e de informática na empresa, após a mesma e os usuários estarem contagiados pela sua possibilidade de utilização. Possui as características: Planejamento e controle das atividades O planejamento e o orçamento são mais flexíveis e abrangentes; surgem os padrões para desenvolver e operar sistemas; os controles são formalizados Usuários São mais participativos e ativos. Em senso comum, envolve tanto o conceito de imagem adquirida como a gerada pelo ser humano, em muitos domínios, quer na criação pela arte, quer como simples registro foto-mecânico, na pintura, no desenho, na gravura, em qualquer forma visual de expressão da idéia.

32 Estágios dos Sistemas de Informação
Cultura de Informações e de Informática Integração - É o quarto estágio de cultura de informações e de informática na empresa, após a mesma e os usuários estarem usufruindo dos sistemas de controle. Possui as características: Aplicações Generaliza-se o uso de bases de dados de forma integrada, com ou sem tecnologia de banco de dados; Criam-se os sistemas on-line e de apoio a decisões (gerenciais). Em senso comum, envolve tanto o conceito de imagem adquirida como a gerada pelo ser humano, em muitos domínios, quer na criação pela arte, quer como simples registro foto-mecânico, na pintura, no desenho, na gravura, em qualquer forma visual de expressão da idéia.

33 Estágios dos Sistemas de Informação
Cultura de Informações e de Informática Integração - É o quarto estágio de cultura de informações e de informática na empresa, após a mesma e os usuários estarem usufruindo dos sistemas de controle. Possui as características: Organização das funções de informática A Unidade de Informática partilha e distribui atividades, tornando-se agente de mudança, gerando informações para gestão e envolvendo-se com o negócio empresarial. Em senso comum, envolve tanto o conceito de imagem adquirida como a gerada pelo ser humano, em muitos domínios, quer na criação pela arte, quer como simples registro foto-mecânico, na pintura, no desenho, na gravura, em qualquer forma visual de expressão da idéia.

34 Estágios dos Sistemas de Informação
Cultura de Informações e de Informática Integração - É o quarto estágio de cultura de informações e de informática na empresa, após a mesma e os usuários estarem usufruindo dos sistemas de controle. Possui as características: Planejamento e controle das atividades Com planejamento e orçamento específico, aumentando também os custos de informática; Utilização de metodologias estruturadas de trabalho, de planejamento e controle.  Usuários Efetivamente engajado e responsável pelos processos e/ou sistemas. Em senso comum, envolve tanto o conceito de imagem adquirida como a gerada pelo ser humano, em muitos domínios, quer na criação pela arte, quer como simples registro foto-mecânico, na pintura, no desenho, na gravura, em qualquer forma visual de expressão da idéia.

35 Estágios dos Sistemas de Informação
Cultura de Informações e de Informática Administração de dados - É o quinto estágio de cultura de informações e de informática na empresa, que em conjunto com a integração da mesma, necessitando administrar uniformemente os dados. Possui as características:  Aplicações Utilizam o compartilhamento das bases de dados, unificando-as e eliminando as redundâncias. Organização das funções de informática A Unidade de Informática utiliza-se mais dos usuários que passam a ser considerados clientes e trabalham em conjunto com uma nova função do Administrador de Dados. Em senso comum, envolve tanto o conceito de imagem adquirida como a gerada pelo ser humano, em muitos domínios, quer na criação pela arte, quer como simples registro foto-mecânico, na pintura, no desenho, na gravura, em qualquer forma visual de expressão da idéia.

36 Estágios dos Sistemas de Informação
Cultura de Informações e de Informática Administração de dados - É o quinto estágio de cultura de informações e de informática na empresa, que em conjunto com a integração da mesma, necessitando administrar uniformemente os dados. Possui as características: Planejamento e controle das atividades Com planejamento e orçamento consolidado com o global e com implementação organizacional. Usuários Continuam com postura participativa e integrativa, focando seus esforços na unificação dos processos e consequentemente dos dados que utilizam. Em senso comum, envolve tanto o conceito de imagem adquirida como a gerada pelo ser humano, em muitos domínios, quer na criação pela arte, quer como simples registro foto-mecânico, na pintura, no desenho, na gravura, em qualquer forma visual de expressão da idéia.

37 Estágios dos Sistemas de Informação
Cultura de Informações e de Informática Maturidade - É o sexto e último estágio de cultura de informações e de informática na empresa, que sedimenta sua atuação e utilização. Possui as características: Aplicações Estão completas, com base única, integradas e satisfazem na íntegra os clientes e/ou usuários. Contemplam os Sistemas de Informação Estratégico e de Gestão. Organização das funções de informática A Unidade de Informática é vista como uma função empresarial, competente e como instrumento de auxílio nas decisões e ações da empresa, contribuindo nos níveis estratégico, tático e operacional. Em senso comum, envolve tanto o conceito de imagem adquirida como a gerada pelo ser humano, em muitos domínios, quer na criação pela arte, quer como simples registro foto-mecânico, na pintura, no desenho, na gravura, em qualquer forma visual de expressão da idéia.

38 Estágios dos Sistemas de Informação
Cultura de Informações e de Informática Maturidade - É o sexto e último estágio de cultura de informações e de informática na empresa, que sedimenta sua atuação e utilização. Possui as características: Planejamento e controle das atividades Com planejamento e orçamento consolidado com o global e com implementação organizacional, preocupado com a diminuição de custos e racionalização de processos. Usuários São os donos dos sistemas e dos recursos tecnológicos de informática, recebendo suporte dos profissionais de informática. Incorporado e ativos como clientes. Em senso comum, envolve tanto o conceito de imagem adquirida como a gerada pelo ser humano, em muitos domínios, quer na criação pela arte, quer como simples registro foto-mecânico, na pintura, no desenho, na gravura, em qualquer forma visual de expressão da idéia.

39 Quadro resumo estágios sistemas informação
Em duplas elabore um quadro resumo dos estagios de : Iniciação Contagio Controle Integração Administração de dados maturidade Em senso comum, envolve tanto o conceito de imagem adquirida como a gerada pelo ser humano, em muitos domínios, quer na criação pela arte, quer como simples registro foto-mecânico, na pintura, no desenho, na gravura, em qualquer forma visual de expressão da idéia. 39

40 Tomada de decisão Níveis de Decisão e da Informação Nível estratégico   As decisões se dão no alto escalão da empresa e geram atos cujo efeito é duradouro e mais difícil de inverter. Emanam do planejamento a longo prazo da empresa, conhecido como Planejamento Estratégico, tais como, construção de uma nova fábrica, nova linha de produção, novos mercados, novos produtos. Em senso comum, envolve tanto o conceito de imagem adquirida como a gerada pelo ser humano, em muitos domínios, quer na criação pela arte, quer como simples registro foto-mecânico, na pintura, no desenho, na gravura, em qualquer forma visual de expressão da idéia.

41 Tomada de decisão Níveis de Decisão e da Informação Nível tático / Gerencial As decisões táticas se dão nos escalões intermediários e geram atos de efeito a prazo mais curto, porém, de menos impacto no funcionamento estratégico da empresa.  O Planejamento Tático tem como finalidade otimizar determinada área de resultado e não a empresa como um todo. Em senso comum, envolve tanto o conceito de imagem adquirida como a gerada pelo ser humano, em muitos domínios, quer na criação pela arte, quer como simples registro foto-mecânico, na pintura, no desenho, na gravura, em qualquer forma visual de expressão da idéia.

42 Tomada de decisão Níveis de Decisão e da Informação Nível operacional Cria condições para a adequada realização de trabalhos diários da empresa, e o nível operacional de influência considera uma parte bem específica da estrutura organizacional da empresa. Em senso comum, envolve tanto o conceito de imagem adquirida como a gerada pelo ser humano, em muitos domínios, quer na criação pela arte, quer como simples registro foto-mecânico, na pintura, no desenho, na gravura, em qualquer forma visual de expressão da idéia.

43 Tomada de decisão Níveis de Decisão e da Informação Os níveis de decisão e de informação e suas relações podem ser graficamente representados: Estratégico -> macro  Tático / Gerencial -> em grupo  Operacional -> detalhamento A definição de prazos longo, médio e curto, depende fundamentalmente com o tipo de negócio de cada empresa. Em senso comum, envolve tanto o conceito de imagem adquirida como a gerada pelo ser humano, em muitos domínios, quer na criação pela arte, quer como simples registro foto-mecânico, na pintura, no desenho, na gravura, em qualquer forma visual de expressão da idéia.

44 Sistemas de Informação
Tomada de decisão Estruturas organizacionais e informação Tipos de estrutura Representados graficamente: Tipos de Planejamento Sistemas de Informação Níveis Hierárquicos Níveis de informação Estratégico Alta administração Macro Tático De Gestão Corpo Gestor Agrupada Operacional Corpo Técnico Detalhada Em senso comum, envolve tanto o conceito de imagem adquirida como a gerada pelo ser humano, em muitos domínios, quer na criação pela arte, quer como simples registro foto-mecânico, na pintura, no desenho, na gravura, em qualquer forma visual de expressão da idéia.

45 Tomada de decisão Estruturas organizacionais e informação Unidade de Informática A Unidade de Informática é a área, ou departamento, ou setor, ou seção responsável pelos serviços de informática e pelos recursos de tecnologia de informação, de hardware e software. Tente visualizar essa unidade como a unidade reponsável pelas informaçoes, e não pelos sistemas analogicos de microprocessamento. Em senso comum, envolve tanto o conceito de imagem adquirida como a gerada pelo ser humano, em muitos domínios, quer na criação pela arte, quer como simples registro foto-mecânico, na pintura, no desenho, na gravura, em qualquer forma visual de expressão da idéia.

46 Tecnologias de Informação
As palavras Tecnologia de Informação podem assustar o cliente e/ou usuário que não está utilizando dos recursos de informática, porém, tecnologia, não implica necessariamente em conhecimento profundo de processamento eletrônico de dados. Em senso comum, envolve tanto o conceito de imagem adquirida como a gerada pelo ser humano, em muitos domínios, quer na criação pela arte, quer como simples registro foto-mecânico, na pintura, no desenho, na gravura, em qualquer forma visual de expressão da idéia.

47 Tecnologias de Informação
O desconhecimento elementar de Tecnologia de Informação, da informática e de seus recursos, tem causado muitos problemas e dificuldades dentro das empresas. A Unidade de Informática muitas vezes tem dado excessiva atenção para as tecnologias aplicadas a informática, tal como, hardware e software, esquecendo da sua principal finalidade e utilidade, que é o desenvolvimento e melhoria dos Sistemas de Informação, para auxiliar a empresa nos seu negócios, processos e atividades. Em senso comum, envolve tanto o conceito de imagem adquirida como a gerada pelo ser humano, em muitos domínios, quer na criação pela arte, quer como simples registro foto-mecânico, na pintura, no desenho, na gravura, em qualquer forma visual de expressão da idéia.


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