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UNIDADE I: Introdução ao estudo da Educação Infantil. Profª. Ms Maria Celeste Rocha FACULDADE CATÓLICA SALESIANA DO ESPÍRITO SANTO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA.

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1 UNIDADE I: Introdução ao estudo da Educação Infantil. Profª. Ms Maria Celeste Rocha FACULDADE CATÓLICA SALESIANA DO ESPÍRITO SANTO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

2  Para você, o que é Educação Infantil?  Qual a importância da Educação Infantil?  Como você caracteriza a relação da Educação Física com a Educação Infantil?  Qual a importância da Educação Física na Educação Infantil? QUESTÕES INICIAIS

3  Educação Infantil: é reconhecida como primeira etapa da Educação Básica, e tem a finalidade de promover o desenvolvimento integral da criança de zero até seis anos de idade, em seu aspecto físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade. (Artigo 26 da LDB nº 9.394/96)  O que podemos dizer da especificidade da Educação Infantil? -Educação e cuidado -Creche e pré-escola -Sua relação com a escola  Educação Infantil – constante processo de transformação. CONSIDERAÇÕES INICIAIS

4  As concepções e representações da infância servem como parâmetros para o processo de educação das crianças pequenas e são influenciadas pelas mudanças que ocorrem na sociedade.  Simão (2007) argumenta que as modificações das formas de cuidar e educar as crianças ocorrem principalmente à medida que novas estruturas sociais, peculiares da sociedade moderna, como as formas de trabalho e de organização familiar, por exemplo, vão sendo modificadas.  Essas mudanças fizeram com que o cuidado e a educação das crianças pequenas deixassem de ser uma responsabilidade exclusiva das famílias ou grupos sociais restritos e passassem a ser compartilhados com outros setores públicos. CONSIDERAÇÕES INICIAIS

5  Assistencialismo x antecipação da escolarização;  Em busca de uma especificidade e identidade para a Educação Infantil;  Propostas pedagógicas para a educação da primeira infância: - [...] são para compensar algumas carências supostamente existentes nas crianças (concepção assistencialista); - Ou recrear as crianças para que, espontânea e naturalmente, aprendam pelo convívio social e lúdico com outras (concepção recreacionista), ambas apresentando o objetivo de guarda e proteção; - E, ainda, existe a de caráter antecipatório, que pretende preparar a criança para o Ensino Fundamental, com o objetivo instrucional (CERISARA, 2000). - Novas propostas que visam integrar cuidado e educação. CONSIDERAÇÕES INICIAIS

6  Na educação de crianças pequenas o desafio, nos dias de hoje, refere-se à estruturação de um fazer pedagógico que contemple tanto os cuidados necessários ao desenvolvimento da criança, quanto os conhecimentos a serem por ela apropriados.  Cerisara (2000) lembra que a Educação Infantil, enfrenta desde muito tempo o desafio de organizar um trabalho que não separe as atividades de cuidado, das atividades consideradas pedagógicas e, ao mesmo tempo, mostre a intencionalidade educativa delas.

7  Alguns documentos atuais que apresentam orientações curriculares para a educação da criança pequena (BEAUCHAMP, PAGEL, NASCIMENTO, 2007; CURITIBA, 2009; AMARAL, CASAGRANDE, CHULEK, 2010) e as atuais Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (BRASIL, 2009) destacam a necessidade de um trabalho pedagógico de diversas linguagens, dentre elas o movimento.

8  Entende-se a prática bem-sucedida na educação da criança como “um conjunto de ações docentes no cuidado e educação de infâncias, estruturadas pelas dimensões: técnica (saberes e fazeres relacionados às características e necessidades da idade; ética e política (valorização da autonomia, do respeito ao bem comum e às singularidades em ações profissionais integradas para a garantia do exercício da criticidade e da cidadania) e estética (sensibilidade e criatividade na especificidade das tarefas docentes”

9  Indicação de leitura: OLIVEIRA, Zilma Ramos de. Educação Infantil: fundamentos e métodos. 3 ed. São Paulo: Cortez, 2007. p. 57 a 70 (Capítulo III)  Leitura complementar: ARIÉS, Philippe. História social da criança e da família. Rio de Janeiro: Guanabara, 1986. p. 50-68.  Sistematizar por escrito comentários, impressões, dúvidas, esclarecimentos ENCAMINHAMENTOS PARA O PRÓXIMO ENCONTRO


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