A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Banco de Dados Parte 1 Profa. Ana Karina Barbosa Fevereiro/2008.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Banco de Dados Parte 1 Profa. Ana Karina Barbosa Fevereiro/2008."— Transcrição da apresentação:

1 Banco de Dados Parte 1 Profa. Ana Karina Barbosa Fevereiro/2008

2 Banco de Dados Ementa: Noções de Banco de Dados Modelagem de Dados SQL - Structured Query Language Tópicos complementares Avaliação: 1 Prova 1 Projeto

3 Banco de Dados Material Didático: Livro Transparências Notas de Aula

4 Banco de Dados - Introdução Uma questão importante é a diferença entre dados e informação Dados são fatos registrados sobre acontecimentos. São utilizados para transmitir, armazenar e deduzir informações. Informação é o conhecimento que pode ser inferido a partir dos dados. É pertinente a realidade a ser analisada.

5 Banco de Dados - Introdução O que é um Banco de Dados (BD)? Um repositório de dados. Os dados encontram-se estruturados e integrados e têm por objetivo atender às necessidades de uma comunidade de usuários. O que é um Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD)? Um software que incorpora as funções de definição, recuperação e alteração de dados em um Banco de Dados. Ex: Oracle, Informix, Sybase, MySQL, ACCESS, etc. Compromisso com a performance, segurança e concorrência na execução das transações.

6 Banco de Dados - Introdução Quais os objetivos de um sistema de Banco de Dados? Ambiente conveniente e eficiente para recuperar e armazenar informações. Eliminar ou reduzir: redundância e inconsistência de dados, dificuldades no acesso, isolamento dos dados, anomalias de acesso concorrente, problemas de segurança. Exemplos de Sistemas de BD Hospital, Locadora de Vídeo, Farmácia, Supermercado, Lojas, Fórum, Escritório de Engenharia, Instituição de Pesquisa, etc.

7 Nível Físico: é o mais baixo nível de abstração que descreve como esses dados estão de fato armazenados. Nível Lógico: este nível médio de abstração descreve quais dados estão armazenados e quais os inter-relacionamentos entre eles. Este nível é utilizado pelos desenvolvedores de sistemas que precisam decidir quais informações devem pertencer ao Banco de Dados. Visão: o mais alto nível de abstração, descreve apenas parte do Banco de Dados. Os usuários normalmente utilizam apenas parte do banco de dados, para cada classe de usuário uma visão diferente pode ser criada. Abstração de Dados

8 Banco de Dados - Introdução Quais os usuários de um sistema de banco de dados?

9 Banco de Dados - Introdução Ciclo de desenvolvimento de Sistemas de Banco de Dados Utilização da Engenharia de Software Crise do Software - Anos 70 Maior preocupação com a produtividade dos analistas e programadores, com a qualidade dos produtos, e com os aspectos de segurança. Maior disciplina para o desenvolvimento de sistemas de software. Caracterizada pela forte orientação por processos, pela determinação bem acentuada de cada fase, enfatiza a reutilização de código, possui revisões e o pontos de checagem, e métricas para produtividade, qualidade e custo do produto final.

10 Banco de Dados - Introdução Ciclo de desenvolvimento de Sistemas de Banco de Dados Investigação dos Dados Projeto do Banco de Dados Implementação do Banco de Dados Utilização e Manutenção do Banco de Dados

11 Banco de Dados - Introdução Ciclo de desenvolvimento de Sistemas de Banco de Dados Investigação dos Dados - 1 O projetista do Banco de dados conversa com o cliente. São extraídos e analisados todos os dados, restrições e funcionalidade que o cliente deseja que estejam presentes no sistema de banco de dados.

12 Banco de Dados - Introdução Ciclo de desenvolvimento de Sistemas de Banco de Dados Projeto do Banco de Dados - 2 Projeto do Banco de Dados Modelagem de Dados

13 Banco de Dados - Introdução Modelagem de Dados: Para manipular grandes quantidades de dados ao mesmo tempo, foram criadas técnicas para se modelar os diversos problemas/domínios que existem. Um modelo de dados é uma descrição formal da estrutura de um BD. Que tipo de dados estão armazenados e como estão inter-relacionadas. Objetivo da modelagem é a apresentação única, resumida e estruturada dos dados de uma aplicação.

14 Banco de Dados - Introdução Ciclo de desenvolvimento de Sistemas de Banco de Dados Modelagem de Dados Modelo Conceitual Modelo Lógico

15 Banco de Dados - Introdução Modelagem de Dados: Modelo Conceitual: modelo de dados abstrato que descreve a estrutura de um BD independente de um SGBD particular. Utilizado também na interação com o cliente. Modelo Lógico: modelo de dados que descreve a estrutura de um BD conforme vista pelo usuário de um SGBD específico. Modelo utilizado na implementação do BD.

16 Banco de Dados - Introdução Ciclo de desenvolvimento de Sistemas de Banco de Dados Implementação do BD - 3 Construção do Banco de Dados Desenvolvimento de procedimentos para consultas e manipulação dos dados.

17 Banco de Dados - Introdução Ciclo de desenvolvimento de Sistemas de Banco de Dados Utilização e Manutenção do BD - 4 Utilização do BD pelos usuários. Detecção e correção de falhas. Detecção de novos requisitos para o sistema.

18 Banco de Dados - Introdução Ciclo de desenvolvimento de Sistemas de Banco de Dados Investigação dos Dados Projeto do Banco de Dados Implementação do Banco de Dados Utilização e Manutenção do Banco de Dados Modelo Conceitual ENTIDADE-RELACIONAMENTO Modelo Lógico RELACIONAL


Carregar ppt "Banco de Dados Parte 1 Profa. Ana Karina Barbosa Fevereiro/2008."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google