A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ- UNOCHAPECÓ ÁREA DA SAÚDE CURSO DE MEDICINA Conhecimento Científico.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ- UNOCHAPECÓ ÁREA DA SAÚDE CURSO DE MEDICINA Conhecimento Científico."— Transcrição da apresentação:

1 UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ- UNOCHAPECÓ ÁREA DA SAÚDE CURSO DE MEDICINA Conhecimento Científico

2 Estudantes Amanda Alice Angonese Janaina Giotti Sérgio Patel Junior

3 Objetivos: - Explicitar o conhecimento científico, relacioná-lo com os demais conhecimentos e expor suas contribuições para a humanidade. “ Todos nós civilizados somos resultado do conhecimento acumulado” (GALLIANO. O método científico, pág. 8)

4 Introdução - A Ciência surge a partir dos “porquês ”.

5 História Os gregos foram os primeiros a separar o conhecimento vulgar do conhecimento científico; Ideias de Platão- a ciência é a posse da verdade; Ideias de Aristóteles- ciência amparada na observação.

6 História Conhecimento científico e filosofia foram separados pelo Renascimento; Nicolau Copérnico; Isaac Newton; Johannes Kepler; Galileu Galilei; René Descartes; Francis Bacon.

7 História Método de Descartes: -Regra da Evidência; -Regra da Divisão ou Análise; -Regra da Ordem ou Dedução; -Regra da Enumeração.

8 História Ciência grega- Ciência Renascentista- Ciência Contemporânea.

9 O Conhecimento Científico Características: Factual: trata dos fatos ou das ocorrências reais; Analítico: começa com a análise das partes, em seguida identifica a conexão entre elas e, por fim, reconstrói o todo a partir dos elementos essenciais; Claro e preciso: almeja à exatidão e à eliminação das ambiguidades e imprecisões.

10 O Conhecimento Científico Características: Verificável: necessita de comprovação empírica; Metódico: segue etapas, normas e técnicas; Sistemático: cada enunciado possui uma implicação com os demais ;

11 O Conhecimento Científico Características Universal: estabelece traços que são comuns a todos os fatos; Explicativo: descreve e explica o porquê das ocorrências; Falível e Hipotético: os resultados não são definitivos ou imutáveis.

12 O Conhecimento Científico Postulados: -Coerência; -Consistência; -Originalidade; -Intersubjetividade.

13 O Conhecimento Científico Método Científico: O que diferencia um cientista de um filósofo ou de um artista a fim da compreensão do que nos cerca? Um cientista utiliza um método, uma estratégia para chegar a um fim. Observação; Identificação de um problema; Elaboração de uma hipótese relativa ao problema; Dedução; Experimentação; Conclusão; Publicação.

14 O Conhecimento Científico Definições Importantes: Lei cientifica: comprovação científica de uma hipótese. Teoria: grupo de conhecimentos mais amplos que procuram explicar eventos da natureza.

15 O Conhecimento Científico Conhecimento Científico e Senso Comum: diferenciam-se pelos instrumentos utilizados. Exemplo: meteorologistas X videntes.

16 O Conhecimento Científico Conhecimento Científico e Conhecimento Religioso: a diferença é a exigência de verificação. Exemplo: atleta agradece após marcar ponto.

17 O Conhecimento Científico Conhecimento Científico e Conhecimento Filosófico: ambos são racionais; diferem quanto a verificabilidade.

18 Conclusão Embora o conhecimento científico tenha se destacado, não se pode dizer que os demais conhecimentos são desprezíveis. O homem precisa dos outros tipos para compor o seu dia-a-dia. No entanto, o conhecimento científico é o único que, a partir do processo permanente de acúmulo de conhecimento sobe a natureza e ações racionais capazes de transformá-la, pode compor o universo de ideias, o qual chamamos de ciência.

19 Referências Bibliográficas: GALLIANO. O método científico; DMITRUK, Hilda Beatriz; LAKATOS e MARCONI. Metodologia Científica; www.daufsc.com. Imagem: http://dailyoftheday.com/stephen-hawking-predicts-end-world/.

20 Obrigado!


Carregar ppt "UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ- UNOCHAPECÓ ÁREA DA SAÚDE CURSO DE MEDICINA Conhecimento Científico."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google