A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

RESPONSABILIDADE PROFISSIONAL Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação Profa. Lillian Alvares.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "RESPONSABILIDADE PROFISSIONAL Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação Profa. Lillian Alvares."— Transcrição da apresentação:

1 RESPONSABILIDADE PROFISSIONAL Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação Profa. Lillian Alvares

2 Responsabilidade Profissional Qual o papel e a responsabilidade do profissional Gerente de Projetos dentro da sua profissão e da sua área de domínio?

3 Responsabilidade Profissional Valores válidos em todo o mundo:  Confiança  Honestidade  Competência  Pró-atividade

4 Responsabilidade Profissional Orientam a maneira como o homem se comporta diante das situações que lhe surgem no seu dia-a-dia.

5 Responsabilidade Profissional O bom senso, principalmente, no processo de tomada de decisão, deve guiar e orientar a fazer a coisa certa e geralmente é aceito e validado pela comunidade em que estamos inseridos e pela equipe de projeto.

6 Responsabilidade Profissional O gestor está sempre muito exposto, sempre muito visível, por isso suas ações tendem a ser observadas de forma muito próxima. Também por isso, necessita fundamentar sua autoridade numa conduta que deva servir de exemplo para os demais.

7 Responsabilidade Profissional O gerente de projeto deve pautar sua conduta evitando quebrar as regras relacionadas aos conflitos de interesse e isso, na prática, não é algo simples de ser percebido.

8 CINCO CONSIDERAÇÕES Todas de caráter comportamental, para montar o conjunto de habilidades necessárias para que o gestor agir com base na ética e na responsabilidade.

9 Primeira GARANTIR A INTEGRIDADE:  Aderir a um código de ética.  Evitar conflito de interesses.  Recusar presente de fornecedores.  Manter a atitude profissional.

10 Segunda COMPARTILHAR LIÇÕES APRENDIDAS E SUAS MELHORES PRÁTICAS:  Aperfeiçoando a qualidade dos serviços de gerenciamento... .... promovendo a evolução da empresa e da profissão.

11 Terceira MELHORAR A COMPETÊNCIA DOS MEMBROS DA EQUIPE: ◦ Incrementando o conhecimento profissional destes... ... com o objetivo de aperfeiçoar os serviços e os resultados do projeto:

12 Aplicação do Conhecimento Atuar com base em normas e regulamentos Respeitar informações confidenciais Atualizar dados da empresa Estimular a propriedade intelectual, respeitando direitos e incentivando inovações.

13 Quarto BUSCAR O EQUILÍBRIO DE INTERESSES ENTRE OS ENVOLVIDOS COM O PROJETO:  Evitando alternativas que gerem conflitos que possam atrapalhar o atendimento do escopo do projeto e seus objetivos.

14 Quinto INTERAÇÃO PROFISSIONAL: ◦ Respeitando as diferenças pessoais, étnicas e culturais... ◦... desta maneira, evitando no ambiente de projeto, a competição agressiva e semear entre os membros da equipe a cooperação e o trabalho em equipe.

15 E AINDA...

16 Código de Ética Os gestores, certificados ou não, além do conjunto de atribuições técnicas e metodológicas necessitam conhecer o código de ética da profissão e da instituição para não cometerem erros que possam comprometer a organização.

17 Processo Decisório E ainda, o gerente de projeto deve: ◦ Tomar decisões sem interferências; ◦ Manter sigilo informações quando necessário; ◦ Desfazer os conflitos de interesses internos ao projeto; ◦ Respeitar a propriedade intelectual, os contratos de licenças, os direitos autorais, as patentes e as marcas comerciais.


Carregar ppt "RESPONSABILIDADE PROFISSIONAL Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação Profa. Lillian Alvares."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google