A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ANATOMIA E FISIOLOGIA DA PELE

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ANATOMIA E FISIOLOGIA DA PELE"— Transcrição da apresentação:

1 ANATOMIA E FISIOLOGIA DA PELE
Prof. Tarsila Cunha

2 ANATOMIA DA PELE NORMAL
A pele é o maior órgão do corpo humano, representando 16% do peso corpóreo total do indivíduo, com área de cm2, volume de 4000ml e os vasos cutâneos contém 30% do sangue circulante. Constituindo uma barreira impermeável, intermediária, entre o meio ambiente e o meio interno, além de ser um importante órgão de comunicação com o meio exterior. Tem inúmeras funções, entre elas: Manter a integridade do corpo; Protege-lo contra agressões externas; Absorver e excretar líquidos; Regular a temperatura; Metabolizar vitamina D; Detectar estímulos sensoriais; Servir de barreira contra microrganismos; Exercer papel estético.

3 Anatomia da Pele A superfície do corpo é envolta por um órgão complexo, a pele ou tegumento, que é o maior órgão do corpo humano. Seu peso é de cerca de 16% do total do peso corpóreo, e sua superfície é de aproximadamente 1,50 m2. Apresenta inúmeras variações de cor, aspecto e funções. Possui boa resistência aos traumas. É o órgão mais imune às infecções. Desempenha papel fundamental na proteção ao frio e ao calor, e no equilíbrio da água e eletrólitos.

4 Estrutura da pele A pele é composta por três diferentes partes: a superficial, chamada epiderme, a intermediária, chamada derme, e a profunda, chamada hipoderme.

5 1cm2 de pele contém: - 6 milhões de células - 2 mil melanócitos - 15 glândulas sebáceas - 5 folículos pilosos - 1 metro de vasos sangüíneos glândulas sudoríparas - 5 metros de nervos - 12 pontos criosensíveis - 2 pontos termosensíveis pontos algesiosenssíveis

6

7 Epiderme Avascular; Nutrição através da derme;
É formada pelas camadas: basal, espinhosa, granulosa e córnea. Toda a pele se renova a cada 70 dias.

8 A Camada Basal: É o estrato mais profundo; Pigmentadas, pela transferência de melanina a partir dos melanócitos vizinhos. Colada a camada basal esta à membrana basal que separa a epiderme e a derme, regula a passagem de moléculas e células e influencia o comportamento dos queratinócitos.

9

10 A Camada Espinhosa (Escamosa)
Possui varias camadas de células, com queratinócitos de citoplasma amplo e eosinofílico; Nesta camada iniciam-se a morte dos queratinócitos.

11 A Camada Granulosa Na camada granulosa encontram-se lipídeos que liberados ajudam a manter uma superfície impermeável. Local onde nascem as unhas e cabelo.

12 A Camada Córnea Formada por células mortas;
Ocorre descamação das células; Protetora contra agressões físicas, químicas e biológicas Previne a perda de fluido corpóreo e a entrada de água, devido a presença de lipídeos.

13

14 Outra Células Presentes na Epiderme
Melanócitos São produtoras de melanina (antes de nascer); A melanina protege as células contra os efeitos lesivos dos raios ultravioletas sobre o DNA. A melanina influencia o metabolismo da vitamina D e a termorregulação. O numero e a atividade dos melanócitos diminui com a idade, o que explica o embranquecimento dos cabelos.

15 Células de Langerhans São derivadas da medula óssea. As células de Langerhans são importantes elementos do sistema imunológico, estão presentes em outras áreas do corpo como linfonodos.

16 DERME A derme ou córion (do latim: couro) sustenta a epiderme e envolve anexos cutâneos, vasos, nervos e músculos eretores do pêlo, protegendo-os. Participa ativamente da nutrição cutânea, do sistema imune pelo trafico seletivo de células inflamatórias e contribui com a hemostasia. A derme pode ser dividida em derme papilar sendo a camada mais externa e a derme reticular a camada mais interna.

17 São elementos encontrados na derme:
Fibroblastos e Colágeno O colágeno é o elemento mais abundante na derme sendo fabricado pelo fibroblasto; Tem a função de unir e fortalecer os tecidos O colágeno aumenta nas cicatrizes e em alguns tumores.

18 Fibras Elásticas: Vasos Sangüíneo:
São responsáveis pela elasticidade da pele. Na pele normal, elas não são numerosas. Com o envelhecimento e exposição solar desintegram. Vasos Sangüíneo: Atuam fazendo a regulação térmica. Se o ambiente esta mais quente que o corpo, o fluxo sanguíneo superficial aumenta, aumentando a secreção de suor, diminuindo a temperatura do sangue circulante.

19 Células Inflamatórias:
Vasos Linfáticos: De difícil identificação. Fazem a drenagem de células e moléculas, participam da defesa do organismo. Células Inflamatórias: Na pele normal a presença de mastócitos e histiócitos que fazem as reações de hipersensibilidade. Linfócitos B e neutrófilos fazem vigilância imunológica normal da pele.

20 Músculo Liso e Esquelético:
Nervos: A pele é importante meio de troca sensorial com o mundo exterior, sendo para isso ricamente inervada. Músculo Liso e Esquelético: Músculo liso: músculo eretor do pêlo; Músculo esquelético: músculos de expressão.

21 HIPODERME OU SUBCUTÂNEO
Tecnicamente, já não faz parte da pele. É constituído por tecido adiposo que protege contra o frio. É um tecido conjuntivo frouxo ou adiposo que faz conexão entre a derme e a fáscia muscular. A camada de tecido adiposo é variável à pessoa e localização. Funções: reservatório energético; isolante térmico; modela superfície corporal; absorção de choque e fixação dos órgãos.


Carregar ppt "ANATOMIA E FISIOLOGIA DA PELE"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google