A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Maneiras de fazer educação física na escola. Educação Física, identidade e processo de escolarização. Danúbia Aires.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Maneiras de fazer educação física na escola. Educação Física, identidade e processo de escolarização. Danúbia Aires."— Transcrição da apresentação:

1 Maneiras de fazer educação física na escola. Educação Física, identidade e processo de escolarização. Danúbia Aires

2 Para que a instituição escola? Buscando assegurar a evolu ç ão da sociedade, tem-se não como a ú nica, mas uma das principais mediadoras desse processo de socializa ç ão de conhecimentos, a educa ç ão. Por sua vez a transmissão cultural e sistematizada dos conhecimentos à s novas gera ç ões tornou necess á ria a forma ç ão da institui ç ão escola. (Saviani, 1991)

3 Funções da escola Com a finalidade de desenvolver o processo de socializa ç ão das novas gera ç ões, garantindo a reprodu ç ão social e cultural em fun ç ão da sobrevivência das sociedades, mesmo que esta reprodu ç ão atenda aos anseios não da massa popular necessitada de mudan ç as, mas da elite dominante em fun ç ão do capital, vale ressaltar que a fun ç ão social da escola não se restringe apenas a de socializa ç ão. (PEREZ GOMEZ, 2001)

4 Surgimento de uma cultura escolar e enraizamento da educação física A presença da educação física nas praticas escolares, no Brasil, remonta ao século XIX, e desde então ela experimenta um processo permanente de enraizamento escolar.

5 A reforma do ensino promovida no estado de Minas Gerais em 1906 Substituição paulatina do modelo escolar até então existente; Escolas isoladas, professores remunerados pelo estado ou por particulares; Funcionando em casas, em igrejas ou em salas alugadas ou cedidas pelas autoridades ou mesmo por pessoas físicas; Não se pretendia mais que instruir crianças pobres nas primeiras letras e nas quatro operações; O conhecimento escolarizado era o conhecimento do próprio mestre, sem ambições de mudar hábitos, comportamentos e valores das crianças.

6 O motivo das mudanças Problemas vivenciados após a Proclamação da República fortaleceram a crença de que a construção de uma nação e um Estado próspero dependia, em grande parte da “educação intelectual, moral e física” do povo. Crítica as escolas e as mestres até então responsáveis pela educação.

7 Propõe-se um novo modelo Pretendia-se muito mais que apenas instruir crianças: era preciso educá-las nas boas maneiras e dar-lhes uma profissão. A escola provocaria nas crianças uma mudança de sensibilidade, de linguagem, de comportamentos e mesmo de perspectivas pessoais. Sendo essa uma nova representação que vai sendo consolidada em torno do lugar da escola nas praticas sociais.

8 A missão Operar uma verdadeira revolução nos costumes, sob o ponto de vista moral, atingindo os benefícios dela na própria vida econômica. Onde, em vez de um exercito de analfabetos, teriam um pessoal operário suficientemente preparado para realizar suas tarefas com inteligência e aptidão. Que esse mesmo operário oferecesse garantias de economia e incremento a industria que se tentava organizar em Minas Gerais e no País.

9 Modernização e Mudanças: atendimento as exigências do mercado. A inserção no mundo moderno dependeria de instruir e educar o povo, tido por analfabeto, doente e despreparado para as novas formas de trabalho, organizadas sob a lógica capitalista de produção; Os saberes, os conhecimentos das crianças nessa nova proposta eram desprezados, necessitavam ser substituídos; A escola seria o local do saber legitimado e “autorizado”, sendo visto como necessário a prosperidade da nação; A meta era formar cidadãos republicanos, civilizados, disciplinados, sadios e trabalhadores ordeiros (pacatos e acrítico);

10 O corpo das crianças Acreditavam que este deveria ser belo, forte, saudável, higiênico,ativo, ordeiro, racional em contraposição ao fraco, sujo e preguiçoso; Para essa educação do físico, em um sentido mais amplo muitos dispositivos foram mobilizados. Dentre estes: A construção de prédios e espaços próprios para as praticas; Organização dos tempos escolares; Material didático necessário para todas as cadeiras;

11 A cadeira de exercícios físicos A cadeira de exercícios físicos foi mais um dos dispositivos para o cultivo do corpo na escola, para uma ampla e profunda educação física das crianças. Era o momento inicial de seu enraizamento na escola. Fortes indícios da ligação da cadeira de exercícios físicos com o aperfeiçoamento e a regeneração racial brasileira. As aulas eram separadas por sexo, onde meninos marchavam e aprendiam regras e meninas brincavam e alongavam-se à sombra. Tal pratica contribuiu para a construção escolar das diferenças.

12 Novos modelos e novas praticas de educação física Ao longo dos anos, o modelo escolar foi estruturado, mas muitas coisas permaneceram: A hierarquia dos saberes; Os rituais que instituem as relações de poder, Seriação anual e promoção mediante avaliação quantitativa. Que atravessou o século! Logo em seguida, após o esplendor, o que restou foi a precarização dos espaços e do trabalho docente

13 Questões para análise Se um novo modelo escolar foi instituído na reforma mineira de 1906 para viabilizar um determinado projeto de sociedade, que projeto(s) estaria(m) orientando novas maneiras de organizar a escola ao final do século XX ? E a educação física, permanecerá enraizada na cultura escolar?


Carregar ppt "Maneiras de fazer educação física na escola. Educação Física, identidade e processo de escolarização. Danúbia Aires."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google