A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Estágio Básico I Profa. Ma. Beatriz Baptista Tesche-Rossow.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Estágio Básico I Profa. Ma. Beatriz Baptista Tesche-Rossow."— Transcrição da apresentação:

1 Estágio Básico I Profa. Ma. Beatriz Baptista Tesche-Rossow

2 Em que consiste a disciplina Ementa: Investigações científicas no campo da Psicologia. Revisão bibliográfica. Coleta de dados em função de projetos de pesquisa elaborados. Análise e interpretação dos resultados. Elaboração de relatório de pesquisa em formato de artigo científico. Procedimentos e recursos para apresentação dos dados. Aspectos éticos da pesquisa científica.

3 Objetivos a serem alcançados Objetivos Integrar e aplicar os conhecimentos teóricos-práticos desenvolvidos nas disciplinas ‘Metodologia da Pesquisa I e II‘ e outras disciplinas cursadas, com a finalidade de desenvolver pesquisas científicas em Psicologia que contemplem a coleta, análise e interpretação dos dados, elaboração de artigo científico e apresentação dos resultados.

4 Método de trabalho Sobre os grupos -Organização dos alunos em grupos, a partir dos projetos de pesquisa elaborados nas disciplinas de metodologia da Pesquisa II; -Distribuição de novos alunos (caso haja) nos grupos existentes

5 Método de trabalho Sobre o trabalho -Desenvolvimento de todas as etapas da pesquisa e elaboração de artigo científico, pelos alunos, em atividades semanais, tais como: viabilizar os recursos para o desenvolvimento da pesquisa; corrigir projeto de pesquisa apresentado ao CEP; realizar a coleta de dados; desenvolver revisão da literatura sobre o tema e conceitos pesquisados; analisar e interpretar os resultados da pesquisa;

6 Método de trabalho Sobre o trabalho – atividades dos grupos: identificar revista científica da Psicologia (Qualis B3/ B4) para publicação do artigo; elaborar artigo científico; entregar artigo científico com a qualidade desejada; apresentar o artigo perante banca avaliadora do curso de Psicologia;

7 Método de trabalho S – atividades dos gruposobre o trabalho: discutir coletivamente com os compornente do grupo de pesquisa, o andamento da pesquisa/ artigo e o material produzido em cada etapa; entregar os materias previstos no prazo e participar das orientações com o professor, conforme estabelece o cronograma.

8 Método de trabalho ATENÇÃO: A produção científica (artigo) será orientada pelo professor, participando dessa forma na produção do artigo. É de responsabilidade dos alunos/pesquisadores todas as etapas do trabalho, entre elas o acesso aos dados e a coleta dos mesmos.

9 Avaliação NOTA 1 (40 pontos) Avaliação do desempenho individual dos alunos, pelo professor orientador do estágio, ao longo do semestre. NOTA 2 (10 pontos) Os trabalhos aprovados para avaliação da banca devem ser inscritos e apresentados na SEPEX na categoria “apresentação oral”. Essa nota não depende da avaliação feita pela banca na apresentação da SEPEX

10 Avaliação NOTA 3 (50 pontos) Avaliação do artigo científico e da apresentação dos resultados – Avaliação da banca examinadora. O artigo será submetido a uma banca examinadora do curso de Psicologia. Todos os grupos deverão, ao final do semestre, apresentar oralmente o artigo, utilizando o recurso de Apresentação Visual (Power Point) durante o tempo de 15 minutos. Após a apresentação, o grupo estará disponível para esclarecer possíveis dúvidas da banca examinadora.

11 Avaliação Obs: 1.Para atribuição dos 50 pontos referentes a NOTA 3, mediante autorização do professor orientador, os grupos deverão, no prazo estabelecido no cronograma, encaminhar a versão final do artigo científico para banca examinadora do curso de Psicologia. 2.Cada examinador avaliará a qualidade do artigo e da apresentação, conforme instrumento de avaliação 3.A presença do aluno em todas as atividades do estágio e orientações é 100% obrigatória.

12 Orientação dos Trabalhos Sobre os encontros de orientação: Os encontros de supervisão seguirão o cronograma definido na primeira aula. Inicialmete teremos 03 aulas com todos os grupos juntos – Aulas sobre métodos de análise. Após este primeiros, os encontros para orientação acontecerão a cada 15 dias, com entrega do material para orientação com 1 semana de antecedência pelo grupo. Serão entregues durante o semestre 04 versões do artigo, com aumento gradual da qualidade para atingir os quesitos de um artigo científicos.

13 Datas e notas ARTIGO 1 - Método + Resultados (dados digitados/transcrições ARTIGO 2 – Resultado (análise) + CORREÇÕES ARTIGO 1 ARTIGO 3 - Introdução revista + CORREÇÕES ARTIGO 2 ARTIGO 4 - Tudo = Introdução + método + resultados + considerações finais ATENÇÃO – todo material para correção /avaliação será enviado pelo Ambiente Virtual de Aprendizado (portal do aluno). NÃO RECEBO TRABALHO POR EMAIL

14 Datas e notas Os grupos entregarão ainda uma VERSÃO FINAL para a banca avaliadora. Essa VERSÃO FINAL será produzida caso o ARTIGO 4 seja aprovado pela orientadora. A VERSÃO FINAL será entregue em 03 cópias impressas e encadernadas, e também deve ser enviado pelo ambiente virtual de aprendizado. A formatação do ARTIGO FINAL será de acordo com as normas exigidas pela revista escolhida pela grupo e aprovada pela orientadora.


Carregar ppt "Estágio Básico I Profa. Ma. Beatriz Baptista Tesche-Rossow."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google