A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

07:20 Pensamento do dia “De nada vale um produto que atende às expectativas dos consumidores se ele é muito caro. De nada vale o mesmo produto a um preço.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "07:20 Pensamento do dia “De nada vale um produto que atende às expectativas dos consumidores se ele é muito caro. De nada vale o mesmo produto a um preço."— Transcrição da apresentação:

1 07:20 Pensamento do dia “De nada vale um produto que atende às expectativas dos consumidores se ele é muito caro. De nada vale o mesmo produto a um preço competitivo se ninguém sabe que ele existe. De nada vale esse produto a um preço competitivo e com propaganda na TV, por exemplo, se ele não é facilmente encontrado”. (Madruga et al, 2011)

2 07:20 O AMBIENTE DE MARKETING

3 INTRODUÇÃO O MARKETING ocorre na fronteira entre a organização e os demais agentes existentes no campo. Este campo, e sua estrutura, está em constante modificação, tanto organizacionais (internas) quanto no âmbito nacional e internacional (externas).

4 Administração Sistêmica Sistema e suas entradas e saídas Meio ambiente Meio ambiente Rodrigo da Silva Lisboa

5 Ambiente de Marketing Podemos considerar “Ambiente de Marketing” como: Micro: Processos que envolvem fornecedores, produção, distribuição, ou seja, tudo o que tem relação direta com os processos que podem ser controlados pela empresa. Macro: Formado por todas as forças externas que exercem influência sobre a empresa, mas não são controladas pelas empresas: Ambiente político-legal, econômico, natural (meio-ambiente), demográfico, sócio-cultural e tecnológico.

6 INTRODUÇÃO O MARKETING ocorre na fronteira entre a organização e os demais agentes existentes no campo. Este campo, e sua estrutura, está em constante modificação, tanto organizacionais (internas) quanto no âmbito nacional e internacional (externas).

7 Clientes Foco central, a razão da existência das empresas. Pessoas físicas, organizações privadas ou estatais, organizações sem fins lucrativos desde que necessitem comprar algo. A presença destes agentes inseridos nos mercados representa oportunidade às empresas. Cabe a elas identificar suas necessidades atuais e futuras para e as melhores formas de transacionar com os diferentes tipos clientes.

8 Variáveis controláveis O sucesso de qualquer empresa não está apenas em saber avaliar as oportunidades atraentes do mercado, mas sim, o quanto a ela está capacitada a explorar essas oportunidades, a curto, médio ou longo prazo e, acima de tudo, o quanto são realmente possíveis. O microambiente é formado por tudo que afeta a capacidade da empresa de produzir e vender seus bens e serviços: fornecedores, processos produtivos, intermediários na comercialização e clientes. Microambiente de Marketing

9 Análise das competências Empresas devem considerar o grau de suas competências em: Marketing Finanças Produção Organização Microambiente de Marketing O ambiente interno

10 Análise das competênciasMarketing Reputação da empresa Participação de mercado Satisfação do cliente Retenção do cliente Qualidade do produto Qualidade do serviço Microambiente de Marketing Determinação de preços Distribuição Promoções Força de vendas Inovações Cobertura geográfica O ambiente interno

11 Análise das competênciasFinanças Custo ou disponibilidade de capital Fluxo de caixa Estabilidade financeira Microambiente de Marketing O ambiente interno

12 Análise das competênciasProdução Instalações Capacidade Força de trabalho qualificada e dedicada Capacidade de produzir no prazo Habilidades técnicas de fabricação Microambiente de Marketing O ambiente interno

13 Análise das competênciasOrganização Liderança visionária Funcionários dedicados Orientação empreendedora Flexibilidade ou boa capacidade de resposta As relações de trabalho interdepartamentais Microambiente de Marketing O ambiente interno

14 Fornecedores Intermediários de mercado Clientes Concorrentes Públicos Microambiente de Marketing O ambiente externo Como podemos analisar isto?

15 FORÇAS COMPETITIVAS DE PORTER

16 Pense, por exemplo, nas razões que o levam a consumir um determinado alimento, consultar um médico ou viajar como turista. Sua decisão seria baseada apenas nos estímulos recebidos do fabricante, do prestador de serviço ou do local de férias? Haveria outros elementos que influenciariam sua opção?

17

18

19  Quais podem ser os impactos das forças externas nos negócios das empresas?  Grandes corporações têm enfrentado dificuldades porque durante muito tempo ignoraram as mudanças macro ambientais.  Para entendermos melhor, vejamos o que é Modismo, Tendência e Megatendência. Macroambiente de Marketing

20 Modismo: Imprevisível, de curta duração e não tem significado social, econômico e político. Tendência: Mais previsível e duradoura, uma tendência revela como será o futuro. Megatendências: Grandes mudanças sociais, econômicas, políticas e tecnológicas que se formam lentamente e, uma vez estabelecidas, nos influenciam por algum tempo. Macroambiente de Marketing

21 Principais forças do Macroambiente Ambiente demográfico: Principal força monitorada Crescimento da população Composição da população – Diferentes valores a cada geração. Mercados étnicos – Direção de produtos para grupos étnicos com representatividade. Níveis de instrução – Produtos qualificados de acordo com o nível dos consumidores. Padrões de moradia – Crescimento dos lares “não-tradicionais”. Movimentações geográficas da população – Oportunidades com as Migrações. Mudança de um mercado de massa para micro-mercados. Macroambiente de Marketing

22 PEST Macroambiente de Marketing

23 Identificação das principais forças do macroambiente Ambiente Político-legal A legislação regularizando os negócios – proteger a concorrência desleal (CADE), proteger os consumidores e proteger os interesses da sociedade. O crescimento de grupos de interesses – Pressão da sociedade para atrair a atenção das empresas em relação a assuntos como direitos do consumidor, da mulher, do idoso, das minorias. Tais ações podem impactar em mudanças nas empresas, como adequar projetos, modificar serviços, etc. Ex: Abertura comercial para importações de vinhos. Macroambiente de Marketing

24 Identificação das principais forças do macroambiente Ambiente Econômico Distribuição de renda – Quatro tipos de estruturas industriais: - Economia de subsistência - Economias de exportação de matérias-primas - Economias em fase de industrialização - Economias industrializadas Poupança, endividamento e disponibilidade de crédito – Esses fatores influenciam o comportamento de consumo dos mercados. Produtos que possuem sensibilidade a renda e preços devem ter uma especial atenção às variações do mercado.

25 Identificação das principais forças do macroambiente Ambiente Econômico Mudança de moeda, inflação alta, juros elevados, correção monetária, desvalorização cambial e choques econômicos fizeram parte do cotidiano brasileiro nas últimas décadas. Ciclo econômico prosperidade, recessão, depressão e recuperação

26 Identificação das principais forças do macroambiente Ambiente Sociocultural A sociedade molda nossas crenças, valores e normas. Pessoas absorvem quase que inconscientemente a visão do mundo que define seu relacionamento: Visões de si próprio Visões das outras pessoas Visões das organizações Visões da sociedade Visão da natureza Visões do universo Sustentabilidade???

27 Identificação das principais forças do macroambiente Ambiente Sociocultural Persistências dos valores culturais centrais – De difícil transformação. Existência de subculturas – Grupos com valores compartilhados. Mudanças dos valores culturais secundários ao longo do tempo. Valorização da forma física e do bem estar em populações mais jovens.

28 Identificação das principais forças do macroambiente Ambiente Tecnológico Cada nova tecnologia é uma “destruição criativa” Podem resultar impactos imprevisíveis – O advento da pílula gerou mais gastos com viagens de férias e bens duráveis Aceleração no ritmo das mudanças tecnológicas – Menor intervalo nas inovações (Obsolescências). Oportunidades ilimitadas para inovação – Maior gama de produtos. Variações dos orçamentos de P&D – Pesquisas “consorciadas”. Regulamentação mais rigorosa – Garantir mais segurança aos usuários.

29 Identificação das principais forças do macroambiente Ambiente Natural Escassez de matéria-prima – Infinitos, finitos renováveis e não-renováveis Custos de energia – Procura por formas alternativas de energia Níveis mais altos de poluição – Preferência por produtos “verdes” e que não agridam a natureza Mudança no papel dos governos – Promover desenvolvimento de processos que resultem em melhorias para o ambiente

30 Todos esses fatores são motivo de análise.

31 http://economia.uol.com.br/agronegocio/noticias/redacao/2013/10/14/ mais-renda-aumenta-consumo-de-cerveja-vinho-queijo-e-iogurte-diz- governo.htm

32

33

34

35

36 INTRODUÇÃO O MARKETING ocorre na fronteira entre a organização e os demais agentes existentes no campo. Este campo, e sua estrutura, está em constante modificação, tanto organizacionais (internas) quanto no âmbito nacional e internacional (externas).

37

38 Exemplo análise interna CompetênciasGrande forçaForçaNeutroFraca Grande fraqueza Reputação da empresa Qualidade do produto Distribuição Preço Fluxo de caixa Análise Macroambiente e Microambiente

39 Tentar levantar os principais fatores que precisam ser observados por uma empresa inserida no mercado do vinho e de suco de uva. Análise Macroambiente e Microambiente

40 Trabalho para ser entregue 22 de janeiro de 2016: Resenha crítica de 3 a 5 páginas; Tema: A importância do marketing no agronegócio Grupos de 4 alunos; Peso: 20% da nota final


Carregar ppt "07:20 Pensamento do dia “De nada vale um produto que atende às expectativas dos consumidores se ele é muito caro. De nada vale o mesmo produto a um preço."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google