A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Plano 1. Introdução 2. Internet: comunicação sem fronteiras 2.1. Importância da internet 2.2. Limites e riscos da internet 3. A internet ao serviço.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Plano 1. Introdução 2. Internet: comunicação sem fronteiras 2.1. Importância da internet 2.2. Limites e riscos da internet 3. A internet ao serviço."— Transcrição da apresentação:

1

2

3 Plano 1. Introdução 2. Internet: comunicação sem fronteiras 2.1. Importância da internet 2.2. Limites e riscos da internet 3. A internet ao serviço da nossa missão SCJ 3.1. Características dos sites dehonianos 3.2. Aspectos a evitar 3.3. Um projecto com futuro 4. Conclusão 1. Introduzione 2. Internet: comunicazione senza frontiere Importanza di Internet Limiti e rischi di Internet 3.3 Internet al servizio della nostra missione SCJ Caratteristiche di siti di dehonianni 3. 2.aspetti da evitare 3.3. Un progetto con futuro 4. Conclusione comunicar [SCJ] Schema

4 INTRODUÇÃO > O que vou dizer baseia-se na minha experiência e sensibilidade pela internet > João Paulo II: Internet – areópago dos tempos modernos comunicar [SCJ] > Quello che ho preparato è una condivisione basata nellapprezzo che personalmente ho per questo mezzo di comunicazione > Giovanni Paolo II definisce come il primo areopago dei tempi moderni INTRODUZIONE

5 2. Internet: comunicação sem fronteiras comunicar [SCJ] 2.1. Importância da internet 2. Internet : comunicazione senza frontiere 2.1. Importanza di Internet

6 Aspectos positivos > possibilita a transmissão de notícias e de informações sobre eventos da mais variada ordem > veículo para evangelização e catequese > possibilita o acesso a documentos da Igreja > oferece hipóteses de reflexão, estudo, oração,… comunicar [SCJ] Aspetti positivi > Rende possibile alla trasmissione di notizie ed informazioni su eventi i più svariati > è mezzo per l'evangelizzazione e la catechesi > rende possibile l'accesso a documenti della Chiesa > offre possibilità di riflessione, studio, preghiera,...

7 > local de partilha de importantes recursos religiosos e espirituais > consegue ultrapassar a distância e o isolamento > abre um novo estilo de missão, possibilitando a evangelização e a reevangelização > local de encontro e de aconselhamento espiritual comunicar [SCJ] > è il luogo di condivisione di importanti risorse religiose e spirituali > riesce a oltrepassare la distanza e l'isolamento > apre un nuovo stile di missione, rendendo possibile l'evangelizzazione e la ri-evangelizzazione > può essere luogo di incontro e di consiglio spirituale

8 > aproxima a igreja dos jovens > possibilita a experiência de globalização > ajuda a completar e a aprofundar iniciativas pastorais > facilita as comunicações internas entre instituições > meio de comunicação directo, imediato, interactivo e participativo. comunicar [SCJ] > avvicina la Chiesa ai giovani > rende possibile l'esperienza della globalizzazione > aiuta a completare e approfondire iniziative pastorali > facilita le comunicazioni interne tra le diverse istituzioni > mezzo di comunicazione diretto, immediato, interattivo e partecipativo.

9 Somos chamadas a tirar partido destas inúmeras vantagens para a nossa presença cristã no mundo, quer como beneficiários, quer como dispensadores de conteúdos. comunicar [SCJ] Siamo chiamati a tirar profitto da questi innumerevoli vantaggi per la nostra presenza cristiana nel mondo, sia come beneficiari, sia come dispensatori di contenuti.

10 comunicar [SCJ] 2.2. Limites e riscos da internet Limiti e rischi di Internet

11 > sites que incitam à violência, ao ódio e ao desrespeito por pessoas, instituições, grupos religiosos. > sites que combatem os valores humanos e cristãos > sites que se auto-apresentam como católicos, mas não. > estabelece contactos virtuais, perdendo-se o sentido comunitário e de proximidade física comunicar [SCJ] > siti che incitano alla violenza, all'odio e alla mancanza di rispetto per le persone, istituzioni, gruppi religiosi. > siti chi combatanno i valori umani e cristiani. > siti che si auto-presentano come cattolici, ma non lo sono > Internet può servire per stabilire relazioni virtuali, facendo perdere il senso comunitario e di prossimità fisica

12 > pode favorecer o consumismo a nível da religião > quem fornece os conteúdos religiosos pode também ser tentado a dar demasiado destaque ao marketing, disponibilizando materiais agradáveis à vista, mas pouco consistentes… > risco de fazer da internet um 8º sacramento… comunicar [SCJ] > può favorire una società consumista a livello di religione > chi fornisce i contenuti religiosi può essere tentato di dare troppo risalto al marketing, cercando di mettere nel sito che dirige materiali piacevoli alla vista, ma poco consistenti > rischio di fare di Internet un 8° sacramento

13 > nós temos que responsabilidades neste sector, devemos de estar preparados e prevenidos… comunicar [SCJ] > noi che abbiamo responsabilità nel settore, dobbiamo essere preparati e premuniti...

14 3. A internet ao serviço da nossa missão SCJ comunicar [SCJ] 3. Internet al servizio della nostra missione SCJ

15 comunicar [SCJ] A. Distretti Degli 8 Distretti, 6 possiedono un Website: - Austria-Croazia - India - Filippine - Finlandia - Moldavia-Ucraina - Uruguay A. Distritos Dos 8 Distritos, 6 possuem website: - Áustria-Croácia - Índia - Filipinas - Finlândia - Moldávia-Ucrânia - Uruguai 2 Distritos não têm presença na internet: - Bielorússia - Maranhão 2 distretti non hanno presenza in Internet: - Bielorussia - Maranhao

16 comunicar [SCJ] B. Regioni: Le tre regioni hanno un sito: - Canada, - Madagascar - Venezuela. B. Regiões: As 3 Regiões têm site: - Canadá - Madagáscar - Venezuela.

17 comunicar [SCJ] C. Province Hanno un sito: - Sud Africa - Argentina - Inghilterra-Irlanda - Brasile del sud - Brasile centrale - Brasile del Nord - Cile - Olanda - Germania - Spagna C. Províncias Possuem site: - África do Sul - Argentina - Inglaterra-Irlanda - Brasil do Sul - Brasil Central - Brasil do Norte - Chile - Holanda -Alemanha - Espanha - Indonésia - Itália do Norte - Portugal - Polónia - Estados Unidos da América Não possuem site: - Camarões - Congo - Franco-Europeia - Itália do Sul - Moçambique -Indonesia -Italia del Nord -Portogallo -Polonia -Stati Uniti d'America Non possiedono un sito: -Cameroun -Congo -Franco-europea -Italia del sud -Mozambico

18 3.1. Características dos sites dehonianos como se deve organizar um site dehoniano… a nível técnico comunicar [SCJ] Caratteristiche di siti dehoniani come si dovrebbe organizzare un sito... a livello tecnico

19 > uma estrutura lógica, clara e facilmente perceptível > cores agradáveis e harmoniosas > os textos devem ser curtos: 15 a 20 linhas > tipo de letra (fontes) universal. comunicar [SCJ] > una struttura logica, chiara e facilmente percepibile > colori gradevoli e armoniosi > i testi devono essere corti: da 15 a 20 linee > tipo di carattere universale

20 > tamanho e cor da fonte que facilite a leitura > imagens de baixo resolução > se há imagens de interesse colocar com hipótese de download comunicar [SCJ] > dimensione e colore del carattere che faciliti la lettura > immagini a bassa risoluzione > se ci sono immagini che possono avere interesse, collocare l'ipotesi di download

21 > textos longos: colocar para abrir em páginas sucessivas ou como opção de download em PDF, WORD, etc… > Construir o site de tal modo que se ajuste à largura do monitor > um site dehoniano tem de ser actualizado com frequência: pelos menos 1 ou 2 vezes por semana. comunicar [SCJ] > testi lunghi: disporli in modo da aprire in pagine successive o per fare un download in PDF, WORD,.. > costruire un sito in tal modo che si adatti alla larghezza dello schermo > un sito dehoniano deve essere attualizzato con frequenza: almeno una o due volte alla settimana.

22 comunicar [SCJ] a livello di contenuto a nível de conteúdo

23 > deve identificar-nos rapidamente ao primeiro olhar (identificação, escrita ou gráfica) > um site enriquecido. É pobre um site que se limita a fornecer a informação institucional > selectivos nos conteúdos. Não podemos fazer dos nossos sites uma arca de Noé… comunicar [SCJ] > deve identificarsi rapidamente al primo sguardo. (identificazione scritta o grafica) > un sito arricchito. È povero un sito che si limita a fornire solo informazioni istituzionali > selettivi nei contenuti. Non possiamo fare dei nostri siti un'arca di Noè...

24 > possuir uma secção de notícias. As notícias dão muito dinamismo ao site e mantêm o interesse… > são muito procurados os materiais de carácter espiritual, litúrgico e pastoral. comunicar [SCJ] > possedere una sezione di notizie. Le notizie danno molto dinamismo al sito e mantengono l'interesse... > sono molto ricercati i materiali di carattere spirituale, liturgico è pastorale.

25 3.2. Aspectos a evitar comunicar [SCJ] Aspetti da evitare

26 > um site dehoniano não pode ser uma agência noticiosa de um país ou da Igreja... > links para sites de natureza duvidosa comunicar [SCJ] > un sito dehoniano non può essere un'agenzia di notizie di un paese o della Chiesa... > links per siti di natura dubbiosa

27 > livros de visitas sem controlo. > evitar construir sites a partir de processos gratuitos existentes na internet. Normalmente isso é feito a troco de publicidade comunicar [SCJ] > libri di visita senza controllo. > evitare di costruire siti a partire da processi gratuiti esistenti in Internet. Normalmente questo è fatto in cambio di pubblicità

28 3.3. Um projecto com futuro > A internet tem de ser uma aposta forte a nível das entidades da Congregação e do Governo Geral. comunicar [SCJ] Un progetto con futuro > Internet deve essere una scommessa forte a livello delle entità della Congregazione e del governo generale.

29 > 1º - Motivo interno: facilita a comunicação na Congregação, ajuda-nos a caminhar para o nós Congregação. > 2º - Motivo externo: é a nossa janela para mundo: difusão do Reino do Coração de Jesus nas almas e na sociedade. comunicar [SCJ] > I°- Motivo interno: facilita la comunicazione allinterno della Congregazione, ci aiuta nel camminare verso il noi Congregazione. > II°- Motivo esterno: è la nostra finestra sul mondo. È un modo di mostrarci agli altri: diffusione del Regno del Cuore di Gesù nelle anime e nella società.

30 > melhorar ou refazer a estrutura e os conteúdos de sites já existentes > providenciar para que cada Entidade possua o seu site oficial > fazer com que cada comunidade e instituição dehoniana tenha igualmente o seu site comunicar [SCJ] > migliorare o rifare la struttura e i contenuti dei siti già esistenti > fare in modo che ogni entità possieda il suo sito ufficiale > fare in modo che ogni comunità e istituzione dehoniana abbia ugualmente il suo sito specifico

31 > cuidar para que os nossos sites tenham uma dimensão de pastoral juvenil/vocacional > seria bom que nas Entidades houvesse algum dehoniano formado para trabalhar com estes meios. > maior sensibilidade para partilhar com a Congregação as notícias e os acontecimentos comunicar [SCJ] > curare che i nostri siti abbiano una dimensione di pastorale giovanile/vocazionale > sarebbe bene che nelle Entità ci fosse qualche dehoniano formato per lavorare con questi mezzi. > maggiore sensibilità per condividere con la Congregazione le notizie e i fatti principali

32 Quanto ao site oficial da Congregação: comunicar [SCJ] Quanto al sito ufficiale della Congregazione:

33 > carece ainda de alguns conteúdos; há páginas abertas sem qualquer tipo de informação > Desenvolver a rede de correspondentes > manter o nome do site antigo - scj.org - em vez de dehon.it comunicar [SCJ] > Manca ancora di alcuni contenuti; ci sono pagine aperte senza nessun tipo di informazione > È urgente sviluppare una rete di corrispondenti > Mantenere il nome del sito antico: scj.org invece di dehon.it.

34 > ter uma pessoa dedicada ao site oficial > constituir uma equipa de representantes das áreas geográficas para avaliar e propor linhas de acção > apostar na partilha, criando alguns blogs relativos a sectores de actividade e a temas de espiritualidade comunicar [SCJ] > avere una persona appositamente dedicata all'accompagnamento del sito ufficiale > costituire una piccola equipe di dehoniani rappresentanti di diverse aree geografiche per fare una valutazione del sito è proporre linee di azione > Creare alcuni blogs relativi ai nostri settori di attività e ai temi di spiritualità dehoniana

35 > criar caixas de correio ( ) para todos os SCJ que o desejarem > Providenciar a edição de uma newsletter (boletim informativo electrónico) semanal com as principais notícias e actualizações do site comunicar [SCJ] > creare caselle postali ( ) per tutti gli SCJ che lo desiderassero > provvedere l'edizione di una newsletter (bollettino informativo elettronico) settimanale con le principali notizie e attualizzazioni del sito.

36 4. Conclusão > Encontro frutuoso: 1ª - tomar maior consciência da importância da internet 2ª - encontrar linhas de acção mais comuns comunicar [SCJ] 4. Conclusione > incontro può essere molto fruttuoso: I°- perché ci aiuta a prendere maggior coscienza di Internet II°- incontrare linee di azione più comuni

37 O progresso é a lei da humanidade. Deus propõe o desígnio do progresso material para que possa superabundar o progresso espiritual (Leão Dehon) comunicar [SCJ] Il progresso è la legge dell'umanità. Dio propone il disegno del progresso materiale affinché possa sovrabbondare il progresso spirituale (Leone Dehon)

38 zeferino policarpo, scj


Carregar ppt "Plano 1. Introdução 2. Internet: comunicação sem fronteiras 2.1. Importância da internet 2.2. Limites e riscos da internet 3. A internet ao serviço."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google