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PublicouMicaela Almeida Amado Alterado mais de 8 anos atrás
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CLIMA ORGANIZACIONAL Prof. Ms. Patrícia B. Prezotti Bomfim
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Clima Organizacional é o indicador de satisfação dos membros de uma empresa, em relação a diferentes aspectos da cultura ou realidade aparente da organização, tais como: políticas de RH, modelo de gestão, processo de comunicação, valorização profissional e identificação com a empresa.
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CLIMA é a percepção do grupo sobre a atmosfera da organização
“O grau de satisfação demonstrado pelos membros de uma organização na qual a motivação é fator fundamental para a realização dos trabalhos.”
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CLIMA ORGANIZACIONAL Qualidade ou propriedade de ambiente institucional que: É percebida ou experimentada pelos membros da organização; Influencia o comportamento dos mesmos Ambiente interno da organização Motivação e satisfação Crenças e valores que regem a relação entre as pessoas
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Motivação x Clima x Comprometimento
Comprometimento: Vínculo entre indivíduo e organização, que pressupõe dar algo de si para a organização: Lealdade Energia Quanto maior comprometimento, menor o absenteísmo e a rotatividade de pessoal.
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CLIMA ORGANIZACIONAL É favorável quando possibilita a satisfação das necessidades pessoais; É desfavorável quando frustra essas necessidades; O clima organizacional é difuso / disseminado.
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FATORES DERIVADOS DO CLIMA ORGANIZACIONAL
Normas e valores do sistema formal; Reinterpretação dos mesmos pelo sistema informal; História das disputas internas e externas da organização; Perfil das pessoas atraídas e selecionadas; Processo de trabalho Comunicação interna; Percepção dos fatos.
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CLIMA ORGANIZACIONAL Diversidade interpessoal e interdepartamental
Motivação Pesquisa de clima
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Fatores Relacionados ao Clima Organizacional
Liderança Informação e análise Planejamento estratégico para a qualidade Gestão das pessoas Garantia da qualidade de produtos e serviços Resultados obtidos quanto à qualidade Satisfação do cliente
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O clima organizacional é uma variável que influi diretamente na produtividade, pois o grau de salubridade de uma organização depende de sua atmosfera psicológica. Esta atmosfera é fruto do conjunto de percepções das pessoas que compartilham seu dia-a-dia com a organização. A pesquisa revelará a realidade percebida pelos colaboradores e não somente o que efetivamente acontece. Se a qualidade do trabalho for boa, conduzirá a um clima de confiança e respeito mútuo, no qual o indivíduo tenderá a aumentar suas contribuições e elevar suas oportunidades de êxito psicológico e a administração tenderá a reduzir mecanismos rígidos de controle social.
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A Pesquisa de Clima Organizacional é a ferramenta que identifica o clima, o ambiente e as condições de relacionamento colaborador/empresa, servindo como base para a formulação de estratégias de mudanças e reformulações estruturais, ajudando os administradores a obterem respostas sobre a opinião dos colaboradores.
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A Pesquisa de Clima Organizacional é uma valiosa ferramenta de Gestão de Pessoas
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A Pesquisa Deve Abordar:
Entendimento da missão Crenças e valores Chefia e liderança Relações interpessoais Salários e benefícios
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Objetivos da Pesquisa Estudar a cultura organizacional da empresa
Avaliar a imagem que os empregados fazem da empresa, de sua missão e de seus objetivos Medir o grau de satisfação dos empregados com os diferentes aspectos da organização Analisar os padrões de motivação e satisfação, bem como as necessidades e expectativas dos empregados Verificar se existe integração entre os objetivos da organização
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Objetivos da Pesquisa Verificar se existe correlação entre a satisfação na organização e a oferta do composto de benefícios e serviços Verificar o nível de integração entre as áreas / departamentos Estudar as relações funcionais entre os empregados Analisar os padrões de produtividade Medir o grau de envolvimento dos empregados com suas tarefas e responsabilidades, com os clientes e com os agentes internos e externos
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A pesquisa permite um diagnóstico da organização indicando possíveis pontos de problema e fraquezas
Essa ferramenta é extremamente importante quando é utilizada de maneira correta, imparcial e isenta de paixões ou sentimentos pessoais. Quando utilizada de forma periódica pode proporcionar à direção da empresa a tomada de medidas administrativas proativas que evitem o surgimento de problemas ou seu agravamento.
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Influências do ambiente interno de trabalho sobre o comportamento humano.
Clima é parte da cultura Clima envolve alguns elementos da cultura A Cultura Organizacional inspira as filosofias gerenciais e as práticas administrativas e estas moldam o clima organizacional. Inclui variáveis no nível do indivíduo (valores pessoais e características de personalidade) e no nível organizacional (estrutura)
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O Trabalho pode ser dividido em:
1ª Fase: Avaliar o público interno, de forma exploratória e qualitativa utilizando roteiros para entrevistas e reuniões em grupo 2ª Fase: Analisar de modo integrado os elementos levantados na fase exploratória 3ª Fase: Elaborar o diagnóstico geral dos problemas estruturais e de recursos humanos e as soluções cabíveis para os problemas identificados
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Etapas da pesquisa Estruturação Divulgação Coleta de dados Relatório
Gestão do clima
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Importante! Garantir o anonimato dos respondentes;
Ser bastante detalhista e utilizar procedimentos que garantam que as opiniões dos entrevistados sejam espontâneas; A pesquisa é uma atividade especializada, aparentemente simples, mas que deve ter total isenção por parte de quem a formulou, do entrevistador e do avaliador e independência para garantir a fidelidade das respostas.
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