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ARToolkit Equipe: David Emannuel – desc Phillip Cesar – pcas Rodrigo Siqueira – rss4 Yuri Pereira - ycssp.

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Apresentação em tema: "ARToolkit Equipe: David Emannuel – desc Phillip Cesar – pcas Rodrigo Siqueira – rss4 Yuri Pereira - ycssp."— Transcrição da apresentação:

1 ARToolkit Equipe: David Emannuel – desc Phillip Cesar – pcas Rodrigo Siqueira – rss4 Yuri Pereira - ycssp

2 Roteiro O que é ARToolkit ? Características Aplicações Como funciona ? Desenvolvendo...

3 O que é ARToolkit ? É uma biblioteca de programação para o desenvolvimento de aplicações de realidade aumentada Utiliza técnicas de visão computacional para calcular precisamente a posição e orientação da câmera relativa a um marcador em tempo-real

4 Características Open Source C/C++ Suporte à OpenGL e VRML

5 Aplicações Nas figuras abaixo, objetos virtuais aparecem sobre cartões reais.

6 Aplicações Interação entre objetos: Colocando-se dois cartões próximos um do outro, na ordem correta, eles serão juntados.

7 Aplicações Interação usando propriedades dos marcadores. Quando ele é pressionado, aciona-se o scroll.

8 Aplicações Sobreposição de informações

9 Como funciona ? PASSO 1: A imagem real de vídeo é transformada em imagem binária. Imagem Real (Input Video) Imagem Binária Capturada

10 Como funciona ? PASSO 2: A imagem é delimitada em regiões quadráticas. Essas regiões são chamadas de marcadores.Suas posições são calculadas em relação à câmera PASSO 3: Os símbolos contidos nos marcadores são mapeados como templates na memória.

11 Como Funciona ? PASSO 4: A posição dos marcadores é usada para alinhar os objetos 3D PASSO 5: Os objetos virtuais serão desenhados no video frame

12 Como funciona ?

13 Desenvolvendo... Library C++ http://www.hitl.washington.edu/artoolkit/ Fraca documentação

14 Desenvolvendo... Java! jARToolKit http://jerry.c-lab.de/jartoolkit/ Uma solução Java para o ARToolKit Familiaridade Boa documentação

15 Desenvolvendo... Pacote Core  Núcleo da lib  detectMarker() Pacote Util  Classes que encapsulam patterns Pacote VideoInput  Responsável pela “imageSource”  Responsável pelo Buffer

16 Desenvolvendo... Pacote videoInput.videoCapturing  Classes responsáveis pela captura de vídeo usando DirectX no windows

17 Questões 1. Dê 3 exemplos de aplicações do ARToolKit. 2. Explique o passo-a-passo do funcionamento do ARToolKit.


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