A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Notas Explicativas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Notas Explicativas."— Transcrição da apresentação:

1 Notas Explicativas

2 Notas Explicativas O objetivo principal das notas explicativas é ser um meio de complementar as informações divulgadas nas demonstrações contábeis. A princípio, as notas explicativas não se resumem a textos escritos, podendo utilizar novos quadros ou demonstrações contábeis não exigidas pela lei. O desafio da Contabilidade é dimensionar o tamanho e que tipo de informação deve ser evidenciada.

3 Notas Explicativas A publicação das Notas Explicativas está prevista no § 4.º do art. 176 da Lei 6.404/76. O § 5.º do art. 176 da Lei 6.404/76 estabelece quais informações devem ser divulgadas: Principais critérios de avaliação dos elementos patrimoniais; investimentos em outras sociedades; aumento de valor de elementos do ativo resultante de novas avaliações; ônus reais constituídos sobre elementos do ativo, as garantias prestadas a terceiros e outras responsabilidades eventuais e contingentes; as taxas de juros, as datas de vencimento e as garantias das obrigações de longo prazo; o número, espécies e classes das ações do capital social, as opções de compras de ações outorgadas e exercidas no exercício; ajustes de exercícios anteriores, e; eventos subseqüentes à data do data do encerramento do exercício.

4 Notas Explicativas O papel estabelecido pelas notas deve ser o de divulgar informações relevantes aos usuários. Assim, em alguns casos, não será necessária a divulgação. O Conselho Federal de Contabilidade, através da NBC T-6, estabeleceu que as Notas Explicativas devem seguir a mesma ordem constante nas demonstrações contábeis. As informações apresentadas devem ser sempre comparadas com outras de períodos anteriores, permitindo ao usuário analisar a evolução da empresa.

5 Notas Explicativas O CPC 26 – Apresentação das demonstrações contábeis – estabelece quer as Notas devam seguir esta ordem: Declaração de conformidade com os Pronunciamentos, Orientações e Interpretações do Comitê de Pronunciamentos Contábeis; Resumo das políticas contábeis significativas aplicadas; Informação de suporte de itens apresentados nas demonstrações contábeis pela ordem em que cada demonstração e cada rubrica sejam apresentadas; Outras divulgações, podendo incluir: (i)passivos contingentes e compromissos contratuais não reconhecidos; e (ii) divulgações não financeiras.

6 Notas Explicativas Nota sobre operações ou contexto operacional.
Sua função é contextualizar o usuário da informação sobre o ramo de atividade onde a empresa se encontra.

7 Notas Explicativas Sumário das práticas contábeis

8 Notas Explicativas Investimentos
Esta nota tem por objetivo informar quais as participações que a companhia faz em coligadas e controladas, bem como a movimentação do período.

9 Notas Explicativas Reavaliações
Caso uma companhia tenha reavaliado seus ativos deverá divulgar este fato em Nota Explicativa. Estas informações devem constar na nota: Bases de reavaliação e os avaliadores; O histórico e a data da reavaliação; Sumário das contas objeto da reavaliação e respectivos valores; O tratamento quanto a dividendos e participações.

10 Notas Explicativas Ônus, garantias e outras responsabilidades

11 Notas Explicativas Empréstimos e financiamentos

12 Notas Explicativas Capital Social
Devem ser divulgados o número, espécies e classes das ações que compõem o capital social, e, para cada espécie e classe, a respectiva quantidade e, se houver, o valor nominal.

13 Notas Explicativas Ajustes de exercícios anteriores

14 Notas Explicativas Eventos subsequentes


Carregar ppt "Notas Explicativas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google