A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Mecanicismo cartesiano

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Mecanicismo cartesiano"— Transcrição da apresentação:

1 Mecanicismo cartesiano
O mundo é uma máquina Mecanicismo cartesiano

2 Chega-se à existência do mundo corpóreo através das ideias adventícias
Isto é, as ideias que vão de uma realidade externa para a Consciência, que não é artífice delas, mas somente depositária É uma coisa pensante ou uma substância, cuja Essência ou natureza toda é apenas a de pensar, essencialmente ativa. Intelecto Faculdade de imaginação É essencialmente representativa de entidades Materiais ou corpóreas, razão pela qual Descartes Estava inclinado a considerar que é intimamente ligada ou dependente do corpo

3 Receptivas de estímulos E sensações.
Conhecimento Faculdade de imaginar Intelecto valendo-se Pode considerar o Mundo corpóreo Faculdades sensórias Revelam passivas ou Receptivas de estímulos E sensações. Se as faculdades imaginativas e sensoriais atestam a existência Do mundo corpóreo, não há razão para pô-lo em discussão. Mas como operar tal seleção?

4 Extensão Aplicando o método das ideias: Claras Distintas
Somente admitindo como reais aquelas propriedades Que consigo conceber de modo distinto Dentre todas as coisas que nos chegam do mundo externo através das faculdades Sensoriais, só concebemos claro e distinto a extensão Extensão Revela-se constitutiva ou essencial Toda outra coisa que se pode atribuir ao corpo pressupõe a extensão “Não se pode entender a figura senão na própria coisa extensa, Nem o movimento senão no espaço extenso, como a imaginação, O sentido ou a vontade não se podem entender senão na coisa Pensante. Mas, ao contrário, pode-se entender a extensão sem a figura”.

5 Então, lembrando: aplicando as regras do método, “o que
Do mundo posso considerar”: Com o método Das ideias claras Qual propriedade apreendo com esses Critérios? Distintas Extensão Isto é, substância Revela-se Constitutiva essencial

6 O mundo espiritual é res cogitans, o mundo material é res extensa
Cor Sabor Peso Som Não se pode ter uma Ideia clara e distinta Todas as outras propriedade São secundárias Afirma nosso filósofo: “Não há portanto mais que uma mesma Matéria em todo o universo. E nós a conhecemos somente pelo Fato de que ela é extensa, já que todas as propriedades que percebemos distintamente nela nos remetem a essa propriedade: Que ela pode ser dividida segundo as suas partes e pode receber Todas as diversas disposições que nós observamos poderem Se verificar por meio do movimento de suas partes”. Observação: os sentidos pode significar fonte de estímulos, Mas não é a sede da ciência. A ciência pertence ao mundo Das Ideias, claras e distintas.

7 O mundo não tem “qualidade”, mas somente “Quantidade”
Recordar é viver: Secundárias – pois não se pode ter uma Ideia clara e distinta Outras propriedades Cor Sabor Peso Som Admiti-los como constitutivo do mundo, Para Descartes, é abandonar as regras Do método. Podem significar fonte de estímulos, mas não são a sede da Ciência Sentidos A sede da ciência pertence ao mundo das ideias, claras E distintas. Res cogitans Duas substâncias Não existem realidades intermediárias Res extensa

8

9 O mundo sem alma O mundo é: Res cogitans Res extensa
Não existem realidades intermediárias e são Irredutível uma à outra A doutrina do caráter subjetivo do reino das qualidades é o Primeiro resultado dessa nova filosofia. Como explicar o mundo Físico? “Matéria e movimento, ou melhor, extensão e Movimento, porque a matéria cartesiana Homogênea e uniforme nada mais é que Extensão, ou melhor ainda, espaço e movimento, Já que a extensão é estritamente geométrica”.

10 O universo cartesiano é constituído:
Repedindo: O universo cartesiano é constituído: Pode ser medidos, isto é, são quantidades e não qualidades Matéria e movimento Ou Extensão e movimento

11 Como explicar então a multiplicidade dos fenômenos e seu caráter dinâmico?
Pela quantidade de movimento que Deus injetou no mundo quando o criou e que permanece constante, porque não cresce nem diminui; Identificando a matéria com a extensão, Descartes elimina o espaço vazio, dando lugar a um mundo pleno de vórtices, como matéria sutil que permite a transmissão do movimento de um lugar para o outro; O mundo é um imenso relógio mecânico, composto de inúmeras rodas dentadas: os vórtices fazem com que se engrenem, de modo a impelirem-se uma à outra para diante.

12 Observação essencial:
“Essa extrema simplificação da natureza está em função de uma razão que, através de modelos teóricos, quer conhecer e dominar o mundo”. Trata-se de uma tentativa relevante de unificar a realidade, à primeira vista múltipla e variável, através de uma espécie de modelo mecânico facilmente dominável pelo homem.

13 Aristóteles: Descartes: Alma vegetativa Alma sensorial Alma racional
Autômato mecânico Afirma ele no Tratado sobre o homem: “Suponho que o corpo nada mais seja do que uma estátua ou uma máquina de terra, formada expressamente por Deus para torná-la o mais possível semelhante a nós”.


Carregar ppt "Mecanicismo cartesiano"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google