A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Jubileu da Misericórdia Um verdadeiro encontro com a Misericórdia de Deus.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Jubileu da Misericórdia Um verdadeiro encontro com a Misericórdia de Deus."— Transcrição da apresentação:

1 Jubileu da Misericórdia Um verdadeiro encontro com a Misericórdia de Deus

2 Um pouco de história…  A tradição judaica: yobel…  A tradição cristã: O Espírito do Senhor está sobre mim, por isso ele me ungiu e me mandou anunciar aos pobres uma mensagem, para proclamar aos prisioneiros a libertação e aos cegos a recuperação da vista, para colocar em liberdade os oprimidos e proclamar um ano da graça do Senhor. (Lc 4, 18-20)  1300; 1350; 1390; 1400; 1423; 1450; 1475; 1500; 1525; 1550; 1575; 1600; 1625; 1650; 1675; 1700; 1725; 1750; 1775; 1825; 1900; 1925;1950; 1975; 1983; 2000, 2015...

3 Bula e Site www.im.va www.diocesedofunchal.pt

4 Logotipo do Jubileu "Decidi convocar um Jubileu Extraordinário que tenha o seu centro na Misericórdia de Deus. Será um Ano Santo da Misericórdia." Foi com estas palavras que o Papa Francisco anunciou o Jubileu da Misericórdia, no dia 13 de Março, segundo aniversário da sua eleição ao Pontificado, durante a celebração da penitência presidida na basílica vaticana.

5 Explicação do Logo

6 DATAS  TEM INÍCIO NO DIA 8 DE DEZEMBRO DE 2015 – Solenidade da Imaculada Conceição  ENCERRA NO DIA 20 DE NOVEMBRO DE 2016 – Cristo Rei do Universo.

7  TEMA GERAL MISERICORDIOSOS COMO O PAI

8 JUBILEU???ANO SANTO Jubileu provém também da palavra latina "iubilum" que significa "grito de alegria“; “yobel”, corno para convocar. Ano Santo. De quanto em quanto tempo se realiza um Jubileu? O Jubileu pode ser ordinário ou extraordinário. Se a celebração de um Ano Santo ordinário ocorre a cada 25 anos, o Ano Santo extraordinário é proclamado pelo Papa sempre que pretenda celebrar algum facto de forma especial.

9 ABERTURA DA PORTA SANTA  8 de Dezembro – o Papa abre a Porta Santa em São Pedro.  13 dez. - 3º Domingo do Advento – São João Latrão e os Bispos nas catedrais.  Santa Maria Maior (1 jan.) e São Paulo (25 jan).  18 dez. Porta Santa da Caridade num albergue da Cáritas de Roma.

10

11 «Pensei muitas vezes no modo como a Igreja pode tornar mais evidente a sua missão de ser testemunha da misericórdia. É um caminho que começa com uma conversão espiritual; e devemos fazer este caminho." – justificou o Papa Francisco aquando do anúncio oficial do 29º Jubileu da história da Igreja, defendendo que «ninguém pode ser excluído da misericórdia de Deus» e que a Igreja «é a casa que acolhe todos e não recusa ninguém». «As suas portas estão escancaradas para que todos os que são tocados pela graça possam encontrar a certeza do perdão. Quanto maior é o pecado, maior deve ser o amor que a Igreja manifesta aos que se convertem», realçou.

12  50 Anos Cinquentenário do encerramento do CONCÍLIO VATICANO II Manter vivo este acontecimento: Falar aos homens de forma mais compreensível; Derrubar as muralhas da Igreja Uma nova etapa de evangelização, com mais entusiasmado e convição Ser sinal vivo do amor de Deus

13 OBJETIVOS  1 – CONVERSÃO PESSOAL. SENTIR O AMOR DE DEUS. PERDOA TUDO E SEMPRE.  2- SER UMA IGREJA MISERICORDIOSA. SER PROFETAS E ANUNCIADORES DA MISERICÓRDIA.

14 Uma Igreja misericordiosa  «A trave-mestra que suporta a vida da Igreja é a misericórdia. Toda a sua ação pastoral deveria estar envolvida pela ternura com que se dirige aos crentes; no anúncio e testemunho que oferece ao mundo, nada pode ser desprovido de misericórdia. A credibilidade da Igreja passa pela estrada do amor misericordioso e compassivo. A Igreja “vive um desejo inexaurível de oferecer misericórdia” Papa Francisco.

15 Descobrir a Misericórdia  CENTRADOS NO ESSENCIAL: a primeira verdade é o Amor de Cristo  Sentir pessoalmente a ternura de Deus  Experiência viva de proximidade com Deus  Oportunidade para revigorar a Fé  Testemunho mais eficaz  Perdão e misericórdia nas atitudes, intenções e comportamentos quotidianos  Abrir os olhos para ver as misérias do mundo e do homem

16 Missão da Igreja A Igreja assume o comportamento do Filho de Deus, que vai ao encontro de todos sem excluir ninguém O tema da misericórdia exige ser reproposto com novo entusiasmo e uma ação pastoral renovada. É determinante para a Igreja e para a credibilidade do seu anúncio que viva e testemunhe, ela mesma, a misericórdia Onde a Igreja estiver presente, aí deve ser evidente a misericórdia do Pai.

17  AÇÃO ENTRAR PELA PORTA SANTA DA MISERICÓRDIA

18 Viver o Jubileu à luz da Palavra de Deus  Devemos primeiro pôr-nos à escuta da Palavra de Deus.  Recuperar o valor do Silêncio, para meditar a Palavra.  Contemplar a misericórdia de Deus e assumi-la como próprio estilo de vida.

19 Peregrinação  A peregrinação é um sinal peculiar no Ano Santo. Também para chegar à Porta Santa, cada pessoa deverá fazer, segundo as próprias forças, uma peregrinação.  A PEREGRINAÇÃO há-de servir de estímulo à conversão. Ser misericordiosos uns para com os outros.

20 Igrejas Jubilares - Diocese  Catedral.  7 igrejas: Machico, Santana, Ponta Delgada, Piedade, Prazeres e Estreito.

21 Missionários da Misericórdia  Enviados na quarta-feira de cinzas.

22 INDULGÊNCIAS  O PAPA concede indulgências para quem:  Realizar uma peregrinação rumo à Porta Santa nas 4 Basílicas em Roma, Sé das dioceses, igrejas jubilares.  Celebrar o Sacramento da Reconciliação.  Celebrar a Eucaristia.  Rezar pelas intenções do Papa e pelo Papa.

23 Indulgência tb para os falecidos  Celebrar missa pelos falecidos e oração particular pela sua salvação.

24 Absolvição - Aborto  O PAPA concedeu a todos os padres a faculdade de absolver do pecado de aborto quantos o cometeram e, arrependidos de coração, pedirem que lhes seja perdoado.

25 Para os idosos, doentes e presos  Para aqueles que estão impossibilitados de sair de casa, dos hospitais, da prisão;  Viver a enfermidade como experiência de proximidade ao Senhor. Viver com fé e esperança o momento de provação.  Receber a comunhão ou celebrar missa através dos meios de comunicação.  Passar pela porta da sua cela dirigindo o seu pensamento a Deus.

26 Redescrobrir as obras da Misericórdia  Redescobrir a riqueza contida nas obras de misericórdia corporais e espirituais.  Tornar visível a experiência da misericórdia com sinais e gestos concretos.

27

28 Viver a Quaresma  A Quaresma deste Ano seja vivida mais intensamente para celebrar e experimentar a misericórdia de Deus.  24 HORAS PARA O SENHOR Esta iniciativa, que será celebrada na sexta-feira e no sábado anteriores ao IV Domingo, deve ser incrementada nas dioceses (4 e 5 de março numa igreja paroquial).  Os confessores sejam um verdadeiro sinal da misericórdia do Pai Ser confessor é participar da mesma missão de Jesus e ser sinal da continuidade de um amor divino que perdoa e salva.

29 Reconciliação  Aproximar-se do Sacramento da Reconciliação.

30 Missões populares  Organizar missões populares. Anunciar a alegria do perdão.

31 Receber Nossa Senhora De 13 de fevereiro a 6 de março de 2016. Quaresma: 10 de fevereiro a 27 de março. Arciprestados 1 e 2 de março: Porto Santo

32 Jornada Mundial da Juventude  Cracóvia 26 a 31 de julho de 2016. Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia” (Mt 5:7).

33 Calendário Diocesano  13 dez. Abertura do Jubileu – Sé do Funchal.  Paróquia da Piedade – Porto Santo  Temas das Missas do Parto: Mãe de Misericórdia.  Semana da Atualização do Clero, Leigos e Consagrados (18 a 21 de janeiro).  22 nov. Cristo Rei – Anúncio do Ano Jubilar à Diocese.  2 fev. Jubileu dos Consagrados (Ver com a CIRP).

34 Projeto de Calendário Diocesano  4/5 março – 24 horas para o Senhor. Adoração nas igrejas paroquiais.  Quinta-feira Santa – Jubileu dos Sacerdotes e diáconos.  17 abril – Dia de oração pelas Vocações.  25 abril – Dia Diocesano do Acólito – Jubileu dos Acólitos.  15 maio – Semana da Vida.  19 maio – Dia do Clero.

35 Calendário Diocesano  22 maio – Dia da Igreja Diocesana.  29 maio – Corpo de Deus.  10 junho – Dia Diocesano do Catequista – Jubileu dos Catequistas.  12 junho – Aniversário da criação da Diocese.  23 julho – Ordenações Sacerdotais.  24 set. – Encontro das Direções dos Secretariados, Movimentos e Obras Laicais.  13 novembro – Encerramento do Jubileu na Diocese.  20 novembro – Encerramento do Jubileu em Roma.

36 CONCLUSÃO  Deixemo-nos surpreender por Deus.  Neste Ano Jubilar, que a Igreja se faça eco da Palavra de Deus que ressoa, forte e convincente, como uma palavra e um gesto de perdão, apoio, ajuda, amor. Que ela nunca se canse de oferecer a misericórdia e seja sempre paciente a confortar e a perdoar.

37 - Questão -  Quais as 4 coisas necessárias para receber a indulgência plenária durante o Jubileu?

38  OBRIGADO PELA VOSSA ATENÇÃO!


Carregar ppt "Jubileu da Misericórdia Um verdadeiro encontro com a Misericórdia de Deus."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google